A questão dos trapaceiros sempre foi complicada para os jogos multiplayer online e no CS2 não é diferente. No entanto, a Valve está empenhada em amenizar os danos que os cheats causam no competitivo. Por isso, a empresa aplicou uma onda de banimentos nos usuários do principal cheat do Counter-Strike.
O cheat Aimware foi detectado pelo sistema da Valve e com isso milhares de trapaceiros ganharam um VAC ban em suas contas. Os banimentos foram reportados pelo usuário CrudeUK no Twitter e pelo insider Aquarius.
INSANE HIGH TIER ACCOUNTS INJECTED WITH THE DETECTED CHEAT.
Imagine cheating with 2 Dragon Lores, Howl and Desert Hyda AND MORE pic.twitter.com/4e6v2b3xcm
— Crude (@CrudeUK) October 2, 2023
Segundo Aquarius, muitas contas sofreram banimento e milhares de skins desapareceram. Isto porque boa parte das contas possuem itens de grande valor em seus inventários.
Há relatos de que uma grande onda de banimentos no CS2 está em andamento. Um dos cheats mais populares foi detectado e milhares de skins desapareceram.
Reports coming in that a large ban wave in CS2 is underway. One of the more popular cheats got detected, thousands worth of skins gone. pic.twitter.com/OdFGGvfEYS
— Aquarius (@aquaismissing) October 2, 2023
A Valve inseriu o VAC LIVE no CS2. O novo sistema anti cheat trabalha em tempo real nas partidas do jogo e caso algum jogador esteja utilizando trapaça, o jogo é encerrado.