O início de ano não foi bom para o CS:GO brasileiro. Na IEM Katowice 2023, foi um desastre para as equipes brasileiras, que sequer chegaram na fase de grupos. No entanto, o cenário nacional dá sinal de evolução já na segunda competição importante do ano, a ESL Pro League S17.
O desastre de Katowice
A IEM Katowice 2023 não traz boas lembranças para os torcedores brasileiros. No primeiro campeonato de nível mundial do ano, as equipes brasileiras deram vexame e sequer chegaram até a fase de grupos; os times não passaram da fase de play-in.
A paiN teve a pior campanha. Com duas derrotas, a equipe brasileira ficou entre as últimas colocadas da IEM Katowice 2023. Na ocasião, biguzera e companhia perderam para a inexpressiva IHC, sendo eliminados.
A FURIA fez uma campanha com uma vitória, que foi na estreia. Nas duas partidas seguintes, os brasileiros sofreram até a eliminação. A IHC também eliminou a FURIA. O MIBR perdeu na estreia, se recuperou na segunda partida, mas caiu na IEM Katowice 2023 para a Fnatic. MIBR e FURIA ficaram na 17ª-20ª colocação.
Evolução na Pro League
Já na ESL Pro League S17, a situação das equipes foi diferente. O Brasil começou a competição com cinco participantes: FURIA, paiN, 00 Nation, MIBR e Imperial. Dessas, as três primeiras seguem no torneio.
FURIA, paiN e 00 Nation conquistaram suas vagas nos playoffs da ESL Pro League S17 e já demonstram que o nível de jogo dos brasileiros aumentou desde a IEM Katowice 2023.
Apesar das eliminações precoces de Imperial e MIBR, o FPS brasileiro segue com chances de conquistar um título, que não vem há muito tempo. Além disso, a passagem de fase aumenta a moral de equipe e torcida.