Marcelo “coldzera” David é o novo reforço da FaZe Clan. No banco de reservas da MIBR desde julho, o melhor do mundo em 2016 e 2017 chegou a um acordo com a equipe europeia e irá estrear na ESL One New York.
O anúncio aconteceu nesta -feira. Ao lado de Helvijs “broky” Saukants, em período de testes, o brasileiro ocupará uma das vagas deixadas por Filip “NEO” Kubski e Ladislav “GuardiaN” Kovács – que deixaram a FaZe recentemente.
We have an Announcement to make… 🇧🇷 pic.twitter.com/q5n6T80qMn
— FaZe Clan (@FaZeClan) September 26, 2019
Os valores não foram divulgados oficialmente, mas as especulações apontavam para uma pedida de cerca de US$ 1 milhão da MIBR. Não é sabido o quanto do valor foi acordado entre as partes, mas espera-se que essa tenha sido a transferência mais cara da história do CS:GO, superando a compra de Jake “Stewie2k” Yip pela MIBR no ano passado.
A transferência, aguardada e discutida desde que cold pediu para deixar a MIBR, ganhou mais forças nas últimas semanas. Vivendo em Belgrado, Sérvia, o jogador foi visto treinando com a FaZe e até disputou um torneio local ao lado dos agora companheiros Nikola “NiKo” Kovač e Janko “YNk” Paunovič.
Jogar ao lado de NiKo, inclusive, é um desejo antigo de cold. O sentimento também é compartilhado pelo bósnio, que recentemente reforçou a vontade de atuar com o brasileiro, com quem tem uma longa amizade.
Na nova casa, coldzera irá participar de uma equipe internacional pela segunda vez na carreira – a primeira sem brasileiros. Depois de se destacar no cenário nacional, o jogador foi contratado pela Keyd Stars em 2016 e foi o grande protagonista do bicampeonato mundial no ano seguinte. Cold foi eleito o melhor jogador do mundo pela HLTV em 2016 e 2017 e o melhor jogador de esports do ano em 2016 no The Game Awards.
A estreia de cold acontecerá na ESL One New York, que começa nesta quinta-feira e distribuirá US$ 200 mil. A FaZe está no Grupo B da competição, ao lado de Astralis, NRG Esports e OpTic Gaming. Na outra chave estão Team Liquid, G2 Esports, ENCE e eUnited.