A guerra entre Ucrânia e Rússia está mostrando seus efeitos nos esportes eletrônicos. Os jogadores ucranianos w0nderful e zont1x, da Sprout e Team Spirit, respectivamente, foram banidos pela Federação de Esports da Ucrânia (UESF) por atuar junto de jogadores russos em suas equipes.
Os nomes dos jogadores entraram em uma planilha da federação que lista os profissionais banidos por atuarem junto de companheiros de equipe russos e por, supostamente, não apoiar o país na no conflito bélico. A lista foi publicada pelo portal Hawk.
Segundo o portal Players, os jogadores foram notificados pela UESF que estão proibidos de participarem de torneios ucranianos realizados pela entidade e de representar a Ucrânia em campeonatos internacionais.
Além de w0nderful e zont1x, o jogador polbandana, da IKLA UA, também recebeu a punição. No Dota2, yatoro e mira, ambos da Team Spirit, também foram banidos pela Federação Ucraniana de Esports.
E sobre s1mple? Existem incertezas em torno do jogador e b1t, seu companheiro de equipe. Segundo o portal GosuGamers, um manager da UESF publicou que s1mple e b1t foram banidos, mas imediatamente apagou a postagem. Ambos já jogaram em times com jogadores russos. s1mple, inclusive, realiza doações constantes para o Exército Ucraniano.