×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CS:GO: Gambit e Virtus.Pro são retiradas da ESL Pro League S15

CS:GO

Após a BLAST anunciar a proibição de times com base russa em seus torneios, a ESL optou pelo mesmo caminho e não permitirá equipes que tenham ligação com o governo da Rússia ou empresas que tenham sofrido sanções da União Europeia. Com isso, a Gambit e Virtus.Pro estão fora da ESL Pro League S15.

Estamos todos chocados e entristecidos com a invasão russa na Ucrânia e esperamos uma solução rápida e pacífica. Depois de monitorar a situação, estamos colocando em prática um conjunto inicial de ações. […] Na próxima ESL Pro League, que é administrada pelas equipes participantes e pela ESL, tomamos a decisão conjunta de que organizações com vínculos aparentes com o governo russo, incluindo indivíduos ou organizações sob supostas ou confirmadas sanções da União Europeia relacionadas ao conflito, não serão permitidas de serem representadas.

No entanto, os jogadores desses times poderão jogar o torneio sob uma tag neutra, que não represente a Rússia, suas equipes ou patrocinadores.

Nós reconhecemos que os jogadores não são cúmplices desta situação e não achamos que seja do espírito dos esports impor sanções a jogadores individuais. Os jogadores do Virtus.pro e Gambit são, portanto, bem-vindos para competir com um nome neutro, sem representar seu país, organização ou patrocinadores de suas equipes em suas roupas ou de qualquer outra forma.

Em adição a medida, a ESL também irá pausar todas as competições da região CEI, que serão jogadas posteriormente. A ESL Pro League S15 está marcada para acontecer entre os dias 9 de março e 10 de abril e terá a participação de dois times brasileiros: FURIA e GODSENT.

A Gambit é a segunda melhor equipe de CS:GO do mundo no momento, atrás apenas da ucraniana NAVI, que vem se posicionamento ativamente à favor da Ucrânia e chegou a romper com a empresa dona da Virtus.Pro, time que ocupa a sexta colocação no ranking.

Motivos do banimento da Gambit e Virtus.Pro

A Gambit é uma das empresas de propriedade da MTS, uma das maiores empresas de telecomunicações da Rússia. Seu dono, Vladimir Yevtushenkov, chegou a se encontrar com o presidente russo no dia da invasão da Ucrânia.

A Gambit publicou um comunicado sobre a invasão, dizendo que parte dos seus funcionários são ucranianos ou possuem família no país. A organização citou que seus jogadores estavam sob pressão e sofrendo ataques nas redes sociais, e finalizou o comunicado para não envolver os esports com política, o que foi muito criticado por pessoas do mundo todo.

Já a Virtus.Pro tem ligações com a Sogaz, uma seguradora russa que foi alvo de algumas sanções da União Europeia. A organização não soltou nenhuma nota sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, mas na terça-feira (1), acusou a organização do torneio Gamer Galaxy de Dota 2 de chantagem.

De acordo com a VP, a equipe chegou a ser ameaçada de ter falsos testes positivos de COVID anunciados no nome dos jogadores, caso a organização não fizesse nenhuma declaração pública em relação à Ucrânia.

A Virtus.Pro ressaltou que não concorda com nenhuma guerra, mas que não pode forçar seus jogadores a tomar uma posição, e que nunca os proibiu de expressar opiniões pessoais.

Veja também: Fundador da NAVI está lutando contra invasão russa na Ucrânia

Foto do troféu da ESL Pro League
(Foto: Divulgação/ESL)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 02 de março de 2022 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 7 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 7 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 9 meses

















































Campeonatos Atuais