A Newbee, organização conhecida por sua história no Dota 2, foi banida permanentemente de todas as ligas afiliadas à Associação Profissional Chinesa do MOBA da Valve na última sexta-feira (15). A campeã do The International 4 foi punida por conta de manipulação de resultados e não poderá mais participar dos principais torneios do cenário competitivo local. Os jogadores envolvidos no esquema também receberam a mesma punição.
The organisation Newbee has been banned indefinitely for matchfixing from the Chinese Dota 2 Professional Association, CDA-DPL Professional League and all IMBATV & MarsTV events. The players Moogy, Aq, Wizard, Waixi & Faith have also been given an indefinite ban. #dota2 pic.twitter.com/KsrPJlnVYt
— Beyond the Summit (@BeyondTheSummit) May 15, 2020
Os jogadores que foram banidos são os chineses Zeng “Faith” Hongda – campeão do TI 2 pela Invictus Gaming -, Xu “Moogy” Han, Yin “Aq” Rui, Wen “Wizard” Lipeng e Yan “Waixi” Chao. A Valve ainda não se pronunciou sobre o caso, porém a associação revelou que já enviou as provas da manipulação de resultados para a desenvolvedora, que deve agir em breve. Não foi divulgado quais foram os jogos envolvidos no esquema
Em uma nota publicada no Weibo, a Newbee afirmou que respeita a decisão da associação, mas que não participou de nenhum esquema de manipulação de resultados. A organização também disse que entrará com recurso para tentar limpar seu nome, porém não deixou claro se fará o mesmo pelos seus jogadores.
A Newbee é uma das organizações chinesas mais conhecidas do cenário profissional de Dota 2. Em seus tempos áureos, a equipe conquistou diversos títulos importantes como o The International 4 e a World Cyber Arena 2014, além de ter sido vice-campeão do TI 7.
Veja também: Novo time de Dendi tem a maior série de derrotas da história do cenário profissional de Dota 2.