×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Free Fire ajuda na democratização dos Esports, mas falta de estrutura ainda é problema

Geral

A explosiva popularidade do Free Fire, Battle Royale da Garena, mostra o grande potencial que o Brasil tem para os Esports. Mas a que se dá o jogo já ser o mais popular do país, com o torneio (LBFF) mais popular? Um texto publicado pela Betway explica que o fato dele ser mobile e rodar com facilidade em quase qualquer aparelho é o trunfo.

De acordo com o artigo, enquanto modalidades como LoL, Rainbow Six e CS:GO são bastante dominantes na região Sudeste do Brasil, o Free Fire consegue ser o mais democrático, alcançando todas as regiões do país e revelando jogadores de todos os cantos.

Free Fire Betway
Imagem: Betway

Apesar desse lado positivo, há algo mais profundo no Brasil que breca essa expansão: infraestrutura. Diferente do esporte mais conhecido do mundo, o Futebol, os Esports não podem ser praticados com uma bolinha de papel amassada, num campo dividido com linhas imaginárias e gols construídos com pés de chinelos.

Até mesmo o “Frifas” precisa de um aparelho para rodar, aparelho este que não costuma custar menos de 400 reais, fora da realidade de inúmeras famílias no Brasil.

Além disso, há o fato de que, como publicado no Betway Insider, por anos os estados de São Paulo e Rio de Janeiro receberam os principais eventos de Esports. Isso significa que, desde cedo, tanto paulistas quanto cariocas têm acesso ao competitivo, algo restrito aos estados e cidades mais bem desenvolvidos. Vale lembrar também de outro ponto fundamental, a conexão com a internet.

Usando o League of Legends como exemplo, cujo servidor fica na cidade de São Paulo, o “ping”, ou latência, para os paulistas, cariocas e moradores de outras localidades próximas é infinitamente melhor do que em Belém, Salvador, São Luís ou Manaus, terra de onde vem Titan, da RED Canids Kalunga. Na capital do Amazonas, para se jogar LoL, o ping chega a 80ms, quatro vezes maior do que quem joga na capital paulista.

Apesar deste quadro, a região Norte tenta contornar a situação com incentivos. Por exemplo, no último dia 18 de outubro, o prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou a Lei nº 188/2021, que reconhece os jogos eletrônicos como modalidade esportiva, favorecendo não somente os atletas, mas toda a capital do Amazonas.

A situação dos Esports em alcançar os cantos mais distantes do Brasil está melhorando, sem dúvida, mas ainda há muito o que fazer. Resta à comunidade cobrar pela evolução, tanto dos governos estaduais e municipais, quanto das desenvolvedoras, para levar eventos, jogos importantes e iniciativas para fora do eixo Sul/Sudeste.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 30 de novembro de 2021 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?
Geral

Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?

Qual é o esport com a maior premiação possível no ano de 2024? Confira na matéria o top-10 modalidades que mais pagam!

Há 5 dias
Geral
Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports
Geral

Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports

A Copa do Mundo de Esports além de ter data e modalidades confirmadas, agora foi divulgada como vai funcionar a participação das equipes. Acessa!

Há 7 dias
Geral
Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom
Geral

Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom

Você já se imaginou ficando milionário em menos de quatro minutos? Pois bem, na última semana um brasileiro conseguiu esse feito na Betboom!

Há 16 dias
Geral
CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita
Geral

CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita

CEO da FURIA, André Akkari falou sobre a organização estar entre 30 equipes que receberão dinheiro de um investimento da Arábia Saudita.

Há 19 dias
Geral
FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita
Geral

FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita

A fundação da Copa do Mundo anunciou um fundo de investimento em 30 organizações de esports, e a FURIA e LOUD são as representantes brasileiras nessa lista. 

Há 20 dias
Geral
Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games
Geral

Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (3) o Marco Legal dos Games à indústria de jogos eletrônicos no Brasil.

Há 22 dias

















































Campeonatos Atuais