O evento principal da IEM Katowice 2023 nem sequer começou e o Brasil já finalizou sua campanha no torneio internacional. Após resultados decepcionantes, FURIA, paiN e MIBR foram eliminadas da competição ainda no play-in e ficarão de fora da fase de grupos de um dos torneios mais importantes do calendário competitivo.
Com exceção do MIBR, as equipes brasileiras foram eliminadas da IEM Katowice 2023 após derrotas para equipes consideradas mais “fracas” pela maior parte da comunidade de CS:GO. FURIA e paiN decepcionaram diante da IHC – que está jogando o torneio com um complete e atualmente ocupa o 36° lugar do ranking da HLTV -, enquanto o Made in Brazil foi derrotado pela Fnatic.
paiN
A primeira equipe a deixar a IEM Katowice 2023 de forma precoce foi a paiN. O quinteto liderado por PKL estreou na competição contra a europeia ENCE e acabou sendo derrotada por 16-7 na Vertigo. Com o revés, o time brasileiro caiu para a chave inferior do play-in e teve que enfrentar a IHC.
Na partida decisiva, a equipe da Mongólia surpreendeu ao vencer a paiN por 2 a 0 nos mapas Inferno (16-12) e Nuke (16-11). Antes da competição, a equipe brasileira vinha em uma constante crescente, porém não conseguiu reproduzir os bons resultados na Polônia e deu adeus ao torneio sem vencer nenhum mapa.
FURIA
Em seguida, foi a vez da FURIA deixar a competição. Os panteras chegaram à IEM Katowice 2023 após uma excelente campanha no IEM Rio Major 2022 e as expectativas sobre o time eram altas. KSCERATO e seus companheiros começaram bem a competição após uma convincente vitória diante da Permitta por 16-4 na Mirage, porém o desempenho dos brasileiros caiu consideravelmente nas séries seguintes.
Contra a BIG, a FURIA chegou a sair na frente e ficou a um mapa da classificação para o evento principal, porém o time brasileiro sofreu a virada e caiu para a chave inferior. Lá, os panteras eram considerados os fortes favoritos para o duelo diante da IHC, porém arT e seus comandados decepcionaram e perderam por 2 a 1, dando adeus ao torneio de forma precoce.
MIBR
Com o caminho mais complicado entre os três brasileiros que participaram do play-in da IEM Katowice 2023, o MIBR estreou na competição com uma derrota por 16-13 para a Ninjas in Pyjamas no mapa Nuke. Agora na chave inferior, o time brasileiro superou a Grayhound por 2 a 1 e ficou a uma vitória da vaga.
No confronto decisivo, o MIBR lutou, mas perdeu para a Fnatic por 2 a 0 nos mapas Vertigo (16-11) e Overpass (16-9), dando adeus ao torneio internacional de Counter-Strike: Global Offensive.
Sem a presença de nenhuma equipe brasileira, o evento principal da IEM Katowice 2023 acontece entre os dias 4 e 12 de fevereiro na Polônia. Serão 16 equipes disputando uma fatia da premiação total de US$ 1 milhão. O campeão também garante uma vaga na IEM Cologne 2023.