A LCK é a única liga Major que ainda não adotou o sistema de franquias, mas a competição já tem data prevista para entrar neste modo de negócios: 2021. Obviamente uma das melhores ligas do mundo iria gerar interesse em muitas organizações, para ser mais exato, 21 nomes diferentes fizeram suas aplicações para tentar uma vaga.
A informação foi divulgada pelo site sul-coreano Korizon, que inclusive também mostrou o nome de todas as organizações que fizeram a aplicação. Todas as equipes da LCK vão tentar um espaço nas franquias do próximo ano, além de todas da segunda divisão exceto a Griffin. Veja a lista completa dos times:
- T1
- Gen.G
- DRX
- Damwon Gaming
- KT Rolster
- Afreeca Freecs
- SeolHaeOne Prince
- Hanwha Life Esports
- Team Dynamics
- Sandbox Gaming
- ESC Shane
- Speargaming
- Brion Company
- Element Mystic
- OZ Gaming
- Jin Air Greenwings
- Runaway
- Gamer Republic, Inc.
- Omaken Sports
- World Game Star
- WDG
A Omaken Sports, World Game Star e WDG são as “novas caras” que tentarão uma vaga no sistema de franquias do próximo ano. Além disso, a Treasure Hunter e KnightsGG enviaram uma carta de intenção, mas cada uma irá fazer uma parceria com algum dos candidatos citados.
Há pouco tempo foi noticiado que a FaZe Clan e NRG estariam dispostas a tentar uma vaga no torneio sul-coreano, mas de acordo com o Horizon, as organizações apenas enviaram uma carta de intenção, mas não fizeram nenhum tipo de aplicação.
Griffin de fora
A Griffin foi a única organização já conhecida que ficou de fora das aplicações. Eles subiram para a LCK no 1° split de 2019 e conseguiram chegar em três finais seguidas, com vários jogadores novatos em sua line-up. No entanto, a equipe acabou passando por várias polêmicas, após seu ex-treinador, cvMax, revelar condições de trabalho desumanas, problemas na negociação de Kanavi com a JD Gaming entre outras.
Após perder seus principais jogadores, a Griffin ficou na última colocação do 1° split da LCK 2020 e acabou sendo rebaixada na série de promoção sul-coreana.
Veja também: LCK mostra replay de 1 vs 1 no estilo “jogo de luta”