Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: ADCs precisam de mais dano em porcentagem? Comunidade debate

League of Legends

No Reddit dos jogadores main ADC, surgiu um questionamento: será que não está faltando dano em porcentagem da vida para que os campeões dessa posição consigam lidar melhor com tanks? Em vez dos ADCs se saírem melhor apenas contra campeões mais frágeis, será que não deveriam ter ferramentas mais eficazes contra os campeões com mais resistências?

Será que isso é a verdade? Vamos explorar mais nesta matéria.

ADCs versus Tank – entendendo o dilema

O primeiro ponto a entender é a popularidade dos campeões da rota de ADC. Para isso, vamos analisar os dados fornecidos pelo LoLalytics sobre os campeões mais jogados na função.

Confira os campeões mais populares entre todos os elos no patch 25.09:

  • Top 1: Jhin com 911.790 jogos;
  • Top 2: Caitlyn com 842.764 jogos;
  • Top 3: Miss Fortune com 805.912 jogos;
  • Top 4: Jinx com 767.007 jogos;
  • Top 5: Jhin com 716.570 jogos.
Imagem da skin Jhin Criador Mítico no LoL
(Imagem: Divulgação/Riot)

O que esses campeões têm em comum no meta atual é a ausência de dano baseado na porcentagem da Vida Máxima dos inimigos. No entanto, isso ainda não encerra a discussão. Veja, por exemplo, um comentário da comunidade:

Eu honestamente acho que os ADCs já têm um dano ok contra tanks, visto que os campeões têm dano ‘infinito e não desviável’ (os ataques básicos). O problema é que os tanks conseguem ‘burstar’ os ADCs muito rápido só com itens de vida e defesa, o que torna tudo estúpido.

Como eu vou matar um Sion com 8 mil de vida se ele pode me matar em quatro ataques básicos? Eu só consigo concordar que o Lorde Dominik precisa voltar a ter a passiva de causar mais dano contra alvos com muita vida.

Imagem da nova skin Sion Desafio Grandioso no LoL
(Imagem: Divulgação/Riot)

Apesar disso, talvez falte à comunidade uma visão mais ampla. Por exemplo, o Varus é o 10º campeão mais popular e o primeiro da lista entre os ADCs que causam dano com base na Vida Máxima. Será que a dificuldade está realmente em “encaixar” o pick ideal contra o oponente? Ou o problema está na força dos tanks atualmente?

Fórmula Shen?

Talvez a Riot tenha comentado sobre isso — ainda que indiretamente. O Rioter Phroxzon, responsável pelo design de jogabilidade do LoL, falou sobre isso ao explicar os buffs recentes no Shen. Ele destacou dois pontos centrais: tornar o jogo mais dinâmico quando esses campeões “que podem salvar” estão fortes e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de mortes nas partidas.

Shen é um campeão (assim como o Braum) que melhora o jogo quando está razoavelmente poderoso; ele adiciona nuance à jogabilidade de ‘ver campeão, matar campeão’ que predomina na soloQ. Ele possui janelas para ser individualmente impactante, ao mesmo tempo em que reduz a letalidade geral do jogo.

Talvez esse seja o verdadeiro motivo para a alta presença dos tanks: se eles apanhassem muito na rota — como muitos acham que deveria ser —, sua principal função, que é reduzir a “sanguinolência” das partidas, estaria comprometida.

É uma boa reflexão. Talvez o jogo esteja, de fato, em um ponto equilibrado entre as “classes”, e o que vemos agora é apenas uma definição mais clara do papel e das soluções específicas que cada campeão oferece.

Imagem da skin Shen Três Honras no LoL
Foto: Reprodução/Riot Games
Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 06 de maio de 2025 • Editado há 7 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
Circuito Desafiante 2025: Ei Nerd Esports? MDL negocia parceria com Peter Jordan, diz site
League of Legends

Circuito Desafiante 2025: Ei Nerd Esports? MDL negocia parceria com Peter Jordan, diz site

Segundo apuração, MDL tem negociações avançadas para parceria com Peter Jordan, do Ei Nerd, para disputar o Circuito Desafiante 2025.

Há 4 horas
League of Legends
KeSPA Cup 2025: Playoffs terá jogo entre Hanwha Life e T1, o primeiro desde a saída de Gumayusi
League of Legends

KeSPA Cup 2025: Playoffs terá jogo entre Hanwha Life e T1, o primeiro desde a saída de Gumayusi

Gumayusi vai ter o seu primeiro embate contra a T1 em sua carreira, representando a Hanwha Life Esports na KeSPA Cup 2025.

Há 4 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 09 de dezembro veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 09 de dezembro veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle de hoje com todas as soluções do dia. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 9 horas
League of Legends
CBLOL 2026: LOS e KBM! IDL estão na disputa pela vaga da Isurus, diz jornalista
League of Legends

CBLOL 2026: LOS e KBM! IDL estão na disputa pela vaga da Isurus, diz jornalista

LOS e KaBuM! IDL aparecem como candidatas para assumir a vaga deixada pela Isurus no CBLOL 2026, com um dos times despontando como favorito.

Há 23 horas
League of Legends
LCK 2026: “Não falta nada na Hanwha Life Esports”, diz Gumayusi
League of Legends

LCK 2026: “Não falta nada na Hanwha Life Esports”, diz Gumayusi

Gumayusi explicou sua escolha pela Hanwha Life Esports para a LCK 2026 e projetou um possível reencontro com a T1 dentro de jogo.

Há 24 horas
League of Legends
Demacia Cup 2025: Campeonato ganha data e pode ter “Blind pick” no seu formato
League of Legends

Demacia Cup 2025: Campeonato ganha data e pode ter “Blind pick” no seu formato

A Demacia Cup ganhou data e contará com um formato extremamente único, que vai ser muito nostálgico para os mais antigos no mundo do LoL.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais