×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Ashe suporte vale a pena? Entenda o pick

League of Legends

No atual patch de League of Legends a Ashe suporte é uma das campeãs que está roubando a cena. Sua taxa de escolha como suporte chegou a ser mais alta que a de atiradora e agora deixou de ser um “pick de ARAM” para ser presença constante na soloQ.

Quando a escolha da campeã começou a crescer ficou a dúvida: Ashe suporte é bom mesmo? Vale a pena ou é só para diversão? Em parceria com a IZZI, o Mais Esports pediu a opinião do Riyev, ex-jogador profissional e bicampeão do CBLOL na posição de suporte.

Riyev é um dos professores da plataforma IZZI e nos explicou que sim, o pick de Ashe é bom e compensa ser usado. Ele falou das forças da campeã, momentos que não é legal usá-la, como se portar na lane e até deu algumas dicas de builds.

Ashe suporte é bom?

Imagem da skin Ashe Congregação das Bruxas do League of Legends
(Imagem: Divulgação/Riot)

Riyev contou ao Mais Esports que uma das forças da campeã é ser jogável com praticamente qualquer ADC. Seu poke na fase de rotas é forte e no late game o W (Rajada) fica com o tempo de recarga muito baixo. Outro ponto muito forte é a ult, que também fica com tempo de recarga baixo, por isso ela consegue iniciar ou parar lutas o tempo inteiro.

O jogador ressalta que a Ashe é uma boa escolha contra a Kalista e que isso um dos motivos de ela ter subido na taxa de escolhas, junto à facilidade de se jogar com a campeã.

No entanto, ele pede atenção, pois geralmente a Kalista sempre vem acompanhada de um suporte de engage, então se você escolher a Ashe suporte para lidar contra, deve saber jogar contra esse tipo de campeão.

Quando não é legal escolher?

Em situações em que o Poke será pouco efetivo, a Ashe suporte não é uma boa escolha. Além disso, ela também não é recomendada em matchups cujas lutas no bot serão longas, por exemplo, Draven e Yuumi. Riyev também contou que em situações onde tem algum tipo de “perseguição”, a campeã acaba sendo menos efetiva, por exemplo, Luciane  Blitzcrank.

Papel da Ashe suporte

Imagem da campeã Ashe usando uma habilidade no LoL
O W da Ashe suporte fica com tempo de recarga baixíssimo no late game (Imagem: Reprodução/LoL)

De acordo com Riyev, na fase de rotas o papel da campeã é ser chata mesmo, ficar dando poke sem parar, por isso é bom ir com a runa Cometa.

Outro ponto forte dela é conseguir controlar a jungle com o seu E, que consegue dar visão global. Dessa forma, se você estiver duo com o jungler, consegue ajudá-lo a saber onde o jungler inimigo está, o que é excelente. Se você ainda não tem um parceiro para jogar, veja como encontrar um duo na IZZI.

A Ashe suporte também precisa tentar criar jogadas com a sua ult no decorrer do jogo, pois isso será um fator determinante em lutas e pickoffs. No entanto, o professor da IZZI ressalta que ao jogar com a campeã é preciso ficar muito esperto para não tomar all in, pois ela é bem fraca para isso.

Runas e build para a Ashe suporte

Riyev indicou usar o Cometa como a Runa principal, pois é isso que a ajudará a dar muito poke durante a Fase de Rotas. Já a segunda árvore é um pouco mais opcional, podendo ser a Determinação (usando o talento Fonte da Vida) ou mesmo a árvore de Dominação.

Já na parte de build o jogador pode escolher como item principal o Mandato Imperial ou Liandry, dependendo de como souber jogar. O segundo item é a Muramana e daí em diante fica um pouco mais situacional.

Muitos jogadores gostam de fazer o Arco do Axioma, que diminui 20% do tempo de recarga da ult quando a Ashe elimina ou ajuda a eliminar alguém.

De acordo com o site Lol Analytics, as runas, itens e ordem de evolução de habilidades mais usadas para Ashe suporte no elo Diamante ou superior é o seguinte:

Imagem dos itens e runas mais usados para a Ashe Suporte no LoL
(Imagem: Reprodução/LoLAnalytics)

Parceria entre IZZI e Mais Esports para você Evoluir e Subir de Elo

Aprendeu as forças da Ashe suporte? Você pode aprender muito mais na plataforma da IZZI! Em parceria com o Mais Esports foi criado uma assinatura com conteúdos de vários jogadores e coachs profissionais de LoL. Há várias aulas disponíveis gratuitamente, mas assinando a plataforma você tem ainda mais conteúdos disponíveis, bem como benefícios exclusivos!

São mais de 200 aulas em alta qualidade para todas as lanes, com professores já conhecidos no cenário como Brucer, Riyev, Maestro, Asta, Juc e muitos mais! Você ganha acesso aos conteúdos gravados, a diagnósticos automáticos das suas partidas, aulas ao vivo semanais e oportunidade de ganhar RP (Riot Points) no Ranking Semanal.

Além dos cursos, a plataforma também tem uma parte focada em comunidade, onde os usuários podem interagir e publicar suas evoluções.

Todo esse conteúdo está disponível em duas modalidades de plano, o mensal e anual, mas aqui fica a nossa dica: no anual você ganha um desconto equivalente a quatro meses de mensalidade!

Você deve estar se perguntando: “Mas e se eu não gostar da plataforma?”. A IZZI garante que você gostará da plataforma e conteúdo, e como prova disso, dá sete dias de reembolso grátis! Se por qualquer motivo você não se adaptar, basta enviar um email para o suporte e receberá o valor que pagou integralmente.

Faça a adesão do seu plano na IZZI agora e aproveite enquanto a promoção ainda está no ar!

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 17 de junho de 2022 • Editado há quase 2 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Comunidade debate quais são os melhores títulos de maestria
League of Legends

LoL: Comunidade debate quais são os melhores títulos de maestria

Qual é o melhor título de maestria do LoL? Pra mim é o do Thresh, mas a comunidade citou vários outros que são irados! Confira na matéria.

Há 4 horas
League of Legends
MSI 2024: FNATIC Noah sofreu ataques de pânico durante a competição
League of Legends

MSI 2024: FNATIC Noah sofreu ataques de pânico durante a competição

Noah, o ADC da FNATIC, confessou ter sofrido ataques de pânico durante as séries do MSI 2024. Confira mais detalhes na matéria.

Há 5 horas
League of Legends
MSI 2024: Lehends, MVP das Finais, esteve doente durante a competição
League of Legends

MSI 2024: Lehends, MVP das Finais, esteve doente durante a competição

Lehends, o MVP das Finais do MSI 2024, confessou que seu estado de saúde esteve crítico ao longo de toda competição. Acessa!

Há 6 horas
League of Legends
MSI 2024: Faker aumenta próprio recorde na competição
League of Legends

MSI 2024: Faker aumenta próprio recorde na competição

A T1 do Faker não foi um sucesso no MSI, no entanto, o GOAT conseguiu aumentar um recorde individual na competição. Acessa!

Há 9 horas
League of Legends
MSI 2024: LCK quebra hegemonia da LPL na competição
League of Legends

MSI 2024: LCK quebra hegemonia da LPL na competição

A LCK finalmente quebrou a hegemonia da LPL dentro do MSI. Confira alguns feitos para a LCK conquistados com o título da Gen.G, acessa!

Há 10 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 20 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 20 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 20 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 13 horas

















































Campeonatos Atuais