×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

ARAM: Conheça o modo de “porradaria” do League of Legends

League of Legends

O ARAM é um dos modos mais populares do League of Legends, ideal para quem deseja só porradaria, treinar o uso de habilidades, desvio delas ou mesmo chamar aquele duozinho para uma jogatina mais tranquila (na teoria).

Neste artigo o Mais Esports vai te contar tudo sobre o ARAM no LoL: o que é, como funciona, quais suas diferenças para o modo normal, recompensas de jogar e mais!

O que é o ARAM no LoL?

Aram. (Foto: Divulgação/Riot Games)

ARAM é a sigla para “All Random All Mid”. Essa tradução ilustra literalmente o que é o modo: todos os jogadores recebem campeões aleatórios e jogam no mapa Howling Abyss, que é praticamente uma grande mid lane. Dessa forma, são 10 jogadores na mesma rota travando lutas a todo o momento, praticamente um vale tudo do LoL.

Como funciona o ARAM no LoL?

No ARAM, você recebe um campeão de forma aleatória, e pode usar dados para rodá-lo e tentar outro campeão aleatório, ou mesmo trocar a escolha com outra pessoa do time.

Escolha de campeões no ARAM
Escolha de campeões no Aram. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Ah, outra coisa interessante é o banco de campeões do ARAM. Toda vez que alguém usa o dado, o campeão que essa pessoa estava segurando antes vai para o banco de trocas. Dessa forma, mesmo que você não tenha dado para rodar, ainda pode trocar o seu por algum campeão que esteja neste banco.

O ARAM tem todos os feitiços do LoL?

Feitiços no ARAM
Escolha de feitiços no Aram. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Todos os feitiços estão disponíveis, menos o Teleporte e o Golpear. No entanto, o modo possui dois feitiços exclusivos. O primeiro é a Clareza, que funciona como um Curar, mas ao invés de recuperar Vida, recupera Mana sua e de quem estiver perto.

O segundo é a Bola de Neve, que você pode jogar em um minion ou campeão inimigo. Caso você acerte, basta apertar novamente para avançar até ele. É uma ótima forma de iniciar uma treta!

Itens e Recall

Ao sair da base você não pode mais comprar itens até morrer. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

No ARAM não existe o Recall, por isso você não pode voltar à base para recuperar sua Vida, Mana ou comprar Itens, por exemplo. A única forma de comprar itens é quando começa o jogo e cada vez que você morre.

Tome cuidado para não sair da base sem querer, pois dependendo da distância que seu personagem andar, você não poderá voltar para comprar itens até a próxima morte.

Uma exceção para essa regra dos itens é o Ornn, que graças a sua passiva, consegue forjar itens mesmo sem voltar à base.

* Entenda mais sobre como funciona a loja do LoL aqui.

Pontos de coleta de vida do ARAM

Apesar de os jogadores não conseguirem voltar para a base e recuperar suas vidas, existem quatro pontos de coleta de vida no ARAM. Você vai ver um símbolo de “+” verde, e ao passar por cima dele, uma aura verde irá ativar em alguns segundos, curando todos que estiverem dentro dela.

Vida no ARAM
A vida cura todo mundo que estiver dentro da área verde. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Existem lugares com essas vidas para cada lado do mapa, mas você pode roubar os do inimigo se quiser (e conseguir). Apertando TAB é possível ver quanto tempo falta para uma nova aura de vida nascer.

Ouro e XP no ARAM

Os jogadores ganham Ouro e XP mesmo sem farmar minions no ARAM. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Apesar de o ARAM ter ondas de minions, você não precisa “farmar” para conseguir ouro. Os jogadores já começam com 1400 de ouro e, naturalmente, ganham ouro por segundo. Então mesmo que você não abata os minions e nem mate ninguém, ainda conseguirá comprar itens. Mas claro, fazer essas duas coisas acelera o processo de conseguir ouro.

Com a experiência é o mesmo sistema, todos recebem experiência ao longo do jogo, por isso é normal que o time evolua ao mesmo tempo. Abater jogadores e minions também te dá um pouco de XP, e no fim do jogo você pode estar um ou dois níveis na frente dos seus inimigos, ou atrás.

Minions que revelam coisas invisíveis

Minions Canhão e Super Minions revelam coisas invisíveis no Aram. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Até 2020 existia uma poção no ARAM que te dava a habilidade de ver qualquer objeto invisível no jogo, desde armadilhas, cogumelos do Teemo, campeões invisíveis, entre outras coisas.

Para a temporada 2021 isso foi retirado, mas em compensação todos os minions “Canhão”, ou Super Minions, fazem o papel de revelar objetos invisíveis quando estão próximos.

Balanceamento de campeões no ARAM é diferente do LoL

Apesar de boa parte dos status de habilidades seguirem as atualizações normais, a Riot faz alguns balanceamentos específicos para os campeões nesse modo, afinal alguns podem ter mecânicas fortes ou fracas demais para o ARAM.

Geralmente a Riot informa todos os balanceamentos nas notas de atualizações dos patchs do LoL, então se você é um pro player de ARAM, vale ficar de olho!

Perguntas frequentes sobre o ARAM do LoL

Quanto tempo dura uma partida de ARAM no LoL?

Uma partida de RAM no LoL é mais rápida, durando cerca de 15 minutos, podendo ser mais rápida que isso, ou mais lenta, a depender do quão disputado está o jogo.

Vai ter ranked no ARAM?

Embora seja uma vontade dos jogadores, a Riot já revelou que não terá ranked do ARAM. De acordo com a empresa, isso tira um pouco do propósito do Modo, que é ser mais “tranquilo”. Além disso, seria difícil criar competitividade em um modo em que as escolhas são aleatórias.

Que nível libera o ARAM?

Você pode jogar o ARAM no LoL a partir do nível 3.

Quanto de XP ganha por partida no LoL Aram?

Em uma partida de 15 minutos, a duração média de um ARAM, você ganha aproximadamente 110 de XP em caso de vitória ou 86 de XP em caso de derrota. Os ganhos podem ser maiores ou menores a depender da duração total do ARAM.

Veja outros tutoriais sobre League of Legends:

 

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 26 de abril de 2024 • Editado há 1 mês

Matérias Relacionadas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 26 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 26 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 26 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 1 dia
League of Legends
Ignis Cup 2024: paiN Gaming é a grande campeã do 1° split
League of Legends

Ignis Cup 2024: paiN Gaming é a grande campeã do 1° split

E o segundo título seguido da paiN Gaming na Ignis Cup, e os dois foram em cima do mesmo time! Veja mais.

Há 1 dia
League of Legends
CBLOL 2024: Cofundador deixa o cargo de CEO da INTZ
League of Legends

CBLOL 2024: Cofundador deixa o cargo de CEO da INTZ

A INTZ seguiria sob uma nova direção a parir do segundo split do CBLOL 2024: Lucas Simon, co fundador da organização, deixou o cargo de CEO.

Há 2 dias
League of Legends
LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split
League of Legends

LCS 2024: Zven é o novo ADC da Dignitas para o segundo split

O jogador Zven voltou da pausa que deu em sua carreira e será o novo ADC da Dignitas para a LCS 2024 2° split. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24).

Há 3 dias
League of Legends
CBLOL 2024: No 2° split, a Liberty não fará mais scrims
League of Legends

CBLOL 2024: No 2° split, a Liberty não fará mais scrims

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, Samuel, CEO da Liberty, falou sobre a adoção deste do novo modelo de treinos sem scrims da organização.

Há 3 dias
League of Legends
LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos
League of Legends

LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos

Há 3 dias

















































Campeonatos Atuais