ARAM: Conheça o modo de “porradaria” do League of Legends

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
January 18, 2021

Está afim de jogar LoL, mas está de saco cheio dos modos normais? O ARAM é uma ótima opção para relaxar, se divertir com os amigos e de quebra ainda treinar a sua mecânica com vários campeões. Se você não está ligado em como o ARAM funciona, o Mais Esports vai te explicar tudo sobre o modo customizado do League of Legends.

O que é o ARAM?

Aram. (Foto: Divulgação/Riot Games)

ARAM é a sigla para “All Random All Mid”. Essa tradução ilustra literalmente o que é o modo: todos os jogadores recebem campeões aleatórios e jogam no mapa Howling Abyss, que é praticamente uma grande mid lane. Dessa forma, são 10 jogadores na mesma rota travando lutas a todo o momento, praticamente um vale tudo do LoL.

Campeões

Escolha de campeões no ARAM
Escolha de campeões no Aram. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Como dissemos, o modo entrega um campeão aleatório para cada jogador. É necessário que você tenha o campeão comprado, ou que ele esteja em rotação grátis, então se você não adquiriu a Lissandra, por exemplo, não tem a chance de o jogo te dar ela no ARAM, a não ser que ela esteja em rotação grátis.

“O Mais Esports, e se eu cair com um campeão que não quero jogar?”. Nesse caso você tem duas opções, tentar trocar com outras pessoas do time (que tenham o seu campeão), ou usar um dado para selecionar outro campeão aleatório. Existe um limite de 2 dados por jogador, mas você vai repondo eles à medida que vai jogando mais ARAM.

Ah, outra coisa interessante é o banco de campeões do ARAM. Toda vez que alguém usa o dado, o campeão que essa pessoa estava segurando antes vai para o banco de trocas. Dessa forma, mesmo que você não tenha dado para rodar, ainda pode trocar o seu por algum campeão que esteja neste banco.

Feitiços de invocador

Feitiços no ARAM
Escolha de feitiços no Aram. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Na parte de feitiços de invocador, os jogadores não têm disponível o Teleporte, até porque nem compensa usar ele em um mapa tão pequeno, e nem o Smite, porque não tem selva no mapa.

No entanto, o modo possui dois feitiços exclusivos. O primeiro é a Clareza, que funciona como um Curar, mas ao invés de recuperar Vida, recupera Mana sua e de quem estiver perto.

O segundo é a Bola de Neve, que você pode jogar em um minion ou campeão inimigo. Caso você acerte, basta apertar novamente para avançar até ele. É uma ótima forma de iniciar uma treta!

Itens e Recall

Ao sair da base você não pode mais comprar itens até morrer. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

No ARAM não existe o Recall, por isso você não pode voltar à base para recuperar sua Vida, Mana ou comprar Itens, por exemplo. A única forma de comprar itens é quando começa o jogo e cada vez que você morre. Mas tome cuidado para não sair da base, pois fazer isso você ficará impedido de comprar itens até a próxima morte.

Uma exceção para isso é o Ornn, que graças a sua passiva, consegue forjar itens mesmo sem voltar à base. Entenda mais sobre como funciona a loja do LoL aqui.

Pontos de coleta de vida

Vida no ARAM
A vida cura todo mundo que estiver dentro da área verde. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Apesar de os jogadores não conseguirem voltar para a base e recuperar suas vidas, existem quatro pontos de coleta de vida no ARAM. Você vai ver um símbolo de “+” verde, e ao passar por cima dele, uma aura verde irá ativar em alguns segundos, curando todos que estiverem dentro dela.

Existem lugares com essas vidas para cada lado do mapa, mas você pode roubar os do inimigo se quiser (e conseguir). Apertando TAB é possível ver quanto tempo falta para uma nova aura de vida nascer, mas tome cuidado para não passar por cima dela sem querer, pois irá ativá-la e seu time ficará sem cura.

Ouro e XP no ARAM

Os jogadores ganham Ouro e XP mesmo sem farmar minions no ARAM. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Apesar de o ARAM ter ondas de minions, você não precisa “farmar” para conseguir ouro. Os jogadores já começam com 1400 de ouro e, naturalmente, ganham ouro por segundo. Então mesmo que você não abata os minions e nem mate ninguém, ainda conseguirá comprar itens. Mas claro, fazer essas duas coisas acelera o processo de conseguir ouro.

Com a experiência é a mesma coisa, todos recebem experiência ao longo do jogo, por isso é normal que o time evolua ao mesmo tempo. No entanto, abater jogadores e minions também te dá um pouco de XP, e no fim do jogo você pode estar um ou dois níveis na frente dos seus inimigos.

Minions que revelam coisas invisíveis

Minions Canhão e Super Minions revelam coisas invisíveis no Aram. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Até 2020 existia uma poção no ARAM que te dava a habilidade de ver qualquer objeto invisível no jogo, desde armadilhas, cogumelos do Teemo, campeões invisíveis, entre outras coisas. Para a temporada 2021 isso foi retirado, mas em compensação todos os minions “Canhão”, ou Super Minions, fazem o papel de revelar objetos invisíveis quando estão próximos.

Balanceamento de campeões no ARAM

Apesar de boa parte dos status de habilidades seguirem as atualizações normais, a Riot faz alguns balanceamentos específicos para os campeões apenas nesse modo, pois existem algumas habilidades que ficam fortes demais no ARAM, enquanto outras seriam quase irrelevantes. Você pode conferir todos os balanceamentos nas notas de atualização do LoL.

Agora que você está craque e conhece todas as peculiaridades do ARAM, basta chamar os amigos e ir se divertir em um dos modos customizados mais legais do LoL!

Veja outros tutoriais sobre League of Legends: