Para quem joga muito ARAM no League of Legends sabe que ver uma Ashe com build de suporte, fazendo Mandato Imperial, é totalmente normal. No entanto, desde o patch 12.11 ela começou a ser escolhida na soloQ mais na posição de suporte do que na posição de ADC.
De acordo com dados do LoLAnalytics, do elo Diamante para cima ela está com uma taxa de escolha para suporte de 56%, enquanto na posição de ADC está com 42%. Ao nível de comparação, no último patch, o 12.10, a Ashe tinha uma taxa de 35% como suporte e 65% como ADC.
A campeã não recebeu mudanças nos últimos patchs, por isso a comunidade ainda está tentando descobrir o que fez com que a taxa de escolha dela aumentasse consideravelmente. Enquanto alguns acham que os nerfs no Mata-Cráquens pode estar relacionado, outros julgam que pode ser a popularização do pick por parte de vários criadores de conteúdo.
Além do Mandato Imperial, a build da campeã consiste em itens como a bota de CDR e o Arco do Axioma, que diminui o tempo de recarga da ULT em 20% sempre que a campeã elimina ou ajuda a eliminar alguém. Isso faz com que a Ashe vire uma verdadeira máquina de engage com sua ult, além do seu W chegar a um ponto que pode ser usado de 3 em 3 segundos, o que é quase um slow infinito nos adversários.
Veja também: Dioud aciona Riot NA sobre scripters no Brasil