Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: Atitude, juventude e comando: a paiN de volta ao topo

League of Legends

Desde a line-up Ayel, Minerva, Tin, Matsu e esA, a paiN Gaming não monta times ruins no papel. Entretanto, os resultados e o desempenho nunca vinham sendo de encher os olhos, salvo o primeiro split do Circuitão 2019 e a Superliga do mesmo ano, quando houve lampejos. O que faltava? Equilíbrio e, principalmente, atitude.

A atitude de Robo

E aí passa, principalmente, por ele: Robo. Ele é, por muitas vezes, inconsequente e impulsivo em suas jogadas, mas faz parte do kit de atitude do top laner que veio para mudar a cara da paiN.

Robo extrai toda a alma do adversário quando percebe que ele pode ganhar uma match up; se você der brecha contra ele, ele não hesita em gastar o flash para tentar te matar.

Foto: Divulgação/LoL Esports BR

E aí não importa a nomenclatura: weakside, strongside… Essas não são funções fixas e quem diz que ele só joga bem com recurso ou sem recurso ainda não entendeu o ponto mais forte dele: a capacidade de ser agressivo independente do confronto. Isso pode ser a receita de fracasso ou de sucesso do time, mas com equilíbrio no resto da line-up, a atitude de Robo vira função fundamental.

A juventude de CarioK

Outro ponto fundamental para fazer essa paiN Gaming funcionar é a juventude de CarioK. Ah, mas ele é incrível… Um jogador que também é muito agressivo, que acompanha as epifanias de loucura de Robo, mais ou menos como fazia o Grell na Keyd, e que compensa toda essa empolgação de um jovem em ascensão com muita mecânica e conhecimento de pathing.

CAriok LoL
Foto: Divulgação/Havan

Às vezes dá a cara no rio quando não deve, é verdade, mas isso são acertos do duo mid-jungle que são alinhados com o tempo. E no mid ele não teria uma companhia melhor para evoluir na carreira senão Tinowns, o ponto de equilíbrio nesse time. Os jogadores olham para o Tin e se sentem seguros vendo que ele é o seu mid laner e isso é outro fator fundamental: o comando.

O comando de esA

Não me entenda mal, é óbvio que Tin e brTT são as figuras que melhor representam esse comando — dentro e fora de jogo. Mas, perceba, eu vim aqui falar do que mudou do primeiro split para cá, e a voz ativa de esA dentro do jogo muda tudo. É perceptível nos easter eggs, que a paiN Gaming solta em seu Twitter, o shot call do suporte. Sempre coordenando entradas, sempre aprovando e reprovando decisões, preenchendo o vazio que faltava na comunicação com Key e SeongHwan.

esa - paiN Gaming
Foto: Reprodução/paiN Gaming

Com os sul-coreanos, a paiN parecia ser dividida entre dois times: um que queria lutar e outro que não. Aí eram engages desesperados de Key, enquanto o Tin estava chegando ainda na jogada. Faltava coordenação, alinhamento no entendimento do jogo e, principalmente, opção. E aí vamos falar do tão famoso draft da paiN e de Xero e Dionrray, tão criticados no primeiro split.

A manutenção da comissão técnica

Uma vez, Djoko, general manager do Flamengo, me disse numa conversa nossa algo que concordo muito: “Messina, draft é consequência e não causa”. Como posso cobrar um Jayce que encaixaria na composição bem, se não foi treinado? O draft é um espelho do que acontece nos treinos, não dá para inventar (e se não for, tá errado!).

Como posso cobrar um draft melhor de Xero e Dionrray, se o Key só podia jogar de Taric e Alistar? É claro que não são só os treinadores que fazem o draft, eles não podem passar por cima da pool dos jogadores. Robo, CarioK e esA vieram oferecer opção aos técnicos, que realizaram um dos drafts mais brilhantes do CBLoL nesse ano, contra a FURIA. Perceba bem:

Foto: Reprodução/LoL Esports BR

O first pick Wukong engana, a FURIA já tinha preparado uma composição late game para lidar com ele e, de certa forma, me irritou a priori, mas aí veio a mágica: Sett e Kalista. Nesse ponto do draft, não dava para saber se o Wukong era top, jungle ou suporte; nem se o Sett era top, jungle, ou suporte. Isso fez o time inimigo ficar, de fato, perdido (fazendo eles banirem até Blitzcrank, mesmo que o suporte já estivesse ali).

Foto: Reprodução/LoL Esports BR

E daí para frente foi fechar com chave de ouro: Twisted Fate com o anti-late game para impedir Azir e Aphelios de crescerem, além do Graves para bater na maior distância junto com a Kalista enquanto Wukong e Sett ganhavam tempo com as entradas. Wukong jogando side quando precisa, fazendo o 4-1-0, e colapsando pelo flanco para executar a principal condição de vitória da composição: a team fight.

Xero e Dionrray conseguiram fazer essa paiN jogar um League of Legends acelerado e limpo, um balde de água fria no imediatismo que se estabelece no Brasil com relação à comissão técnica. Nesse caminho, alinhando atitude, juventude e comando, a paiN trilha sua volta ao topo do League of Legends brasileiro, ainda que os holofotes estejam em Flamengo e Santos. É bom ficar de olho no que eles têm a oferecer.

Toda a cobertura do segundo split do CBLoL 2020, você acompanha aqui no Mais Esports.

Leia também: Keria, o último suporte agressivo da LCK?

João Messina

por João Messina

Publicado em 22 de junho de 2020 • Editado há mais de 5 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL 2026: Vivo Keyd Stars fecha a contratação de suporte sul-coreano, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: Vivo Keyd Stars fecha a contratação de suporte sul-coreano, diz site

Segundo o portal Sheep Esports, Loopy está perto de ser anunciado como novo suporte da Vivo Keyd Stars para o CBLOL 2026.

Há 21 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Trymbi deixa a Vivo Keyd Stars e acerta com time da LEC, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: Trymbi deixa a Vivo Keyd Stars e acerta com time da LEC, diz site

Segundo o portal Sheep Esports, Trymbi está de saída da Vivo Keyd Stars e pode retornar à LEC na temporada 2026.

Há 1 dia
League of Legends
CBLOL 2026: LOUD tem ADC ex-LCK como opção para o lugar de Route, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: LOUD tem ADC ex-LCK como opção para o lugar de Route, diz site

LOUD avalia opções no mercado para reforçar sua posição de AD Carry visando o CBLOL 2026.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Kayn, Orianna, Anivia… brasileiros possuem nomes de campeões do jogo
League of Legends

LoL: Kayn, Orianna, Anivia… brasileiros possuem nomes de campeões do jogo

Segundo o IBGE, diversos brasileiros têm nomes de campeões de LoL — e bem longe dos convencionais — como Gragas, Rammus e Orianna.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Você se lembra quando um personagem morreu na história do jogo?
League of Legends

LoL: Você se lembra quando um personagem morreu na história do jogo?

Tivemos uma animação cinemática que contou com uma morte significativa na história do jogo, mas você se lembra de quando isso afetou o jogo?

Há 1 dia
League of Legends
LoL: É o GOAT! Brasil tem 59 pessoas com o sobrenome Faker
League of Legends

LoL: É o GOAT! Brasil tem 59 pessoas com o sobrenome Faker

Segundo dados do IBGE, 59 brasileiros possuem o sobrenome Faker — nome que ficou famoso mundialmente devido ao astro do League of Legends.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais