LoL e CoD: Modern Warfare são os jogos de maior impacto no terceiro trimestre de 2020

CS:GO
De:Bruno Martins-
November 5, 2020

League of Legends (LoL) e Call of Duty: Modern Warfare são os jogos de maior impacto durante o terceiro trimestre de 2020. Os jogos aparecem no topo da lista de um estudo divulgado na última quarta-feira (4).

O estudo publicado pelo site The Esports Observer (TEO) coloca League of Legends pelo sexto trimestre consecutivo como um dos jogos mais influentes para computador. A surpresa é a aparição de Call of Duty: Modern Warfare também no tier 1 da lista.

Segundo estudo, a pandemia da COVID-19 nas competições de esporte eletrônico produziu um grande efeito de melhora ou piora nas posições de certos títulos.

lol
Foto: Riot Games

A permanência de League of Legends no tier 1, segundo o levantamento da TEO, “deriva de sua base de jogadores” e a quantidade de horas assistidas em plataformas de transmissão ao vivo como a Twitch.

Outra surpresa é o Rainbow Six no tier 3, lugar que o jogo não ocupava na última lista divulgada. No segundo trimestre, o FPS da Ubisoft estava no sétimo lugar geral e no novo levantamento aparece na 13ª colocação. De acordo com o estudo, isso se dá como “a falta de competições importantes como o Six Major, que deveria acontecer nos EUA e foi cancelado”.

O comentarista brasileiro Retalha, em seu Twitter, comentou a queda do Rainbow Six na lista. Retalha não acha que o jogo perdeu relevância e que a posição atual é uma “pegadinha”. O caster também enumerou pontos que fizeram com que o Rainbow Six aparecesse no tier 3.

Segundo Retalha, o que afetou a queda foram as “faltas de eventos internacionais, transmissões longas, excesso de transmissões e falta de estímulo para torcedores assistirem às competições”, opinou.

CS:GO, FPS importante no cenário internacional de esports, também apareceu em queda no estudo. O estudo revela que essa queda tem origem na pandemia da COVID-19 e, consequentemente, a queda de grande competições internacionais. No entanto, o título da Valve aparece na terceira posição geral, atrás apenas dos líderes LoL e Call of Duty.

Valorant, sensação na lista, aparece uma posição abaixo do divulgado no estudo anterior. No entanto, a publicação afirma que o FPS da Riot Games é “uma nova força que veio para ficar”. O aumento da relevância de Valorant, de acordo com o TEO, é projetado com base no aumento de número de jogadores e cenário competitivo cada vez mais ativo.

Veja também: CS:GO: Rumo à Flashpoint, kNg lembra vice na edição passada: “Derrota ainda entalada”