LoL: Em crise financeira, Schalke 04 vende sua vaga na LEC por R$ 156 milhões

League of Legends
De:Vitor Ventura-
June 29, 2021

O Schalke 04 comunicou, nesta terça-feira (29), que vendeu sua vaga nas Franquias da LEC e deixará o cenário competitivo europeu de League of Legends ao final do 2º split da temporada 2021. Sua vaga foi vendida à Team BDS pelo valor de 26.5 milhões de euros (aproximadamente 156 milhões de reais na conversão desta terça).

De acordo com a organização, via anúncio nas redes sociais, os motivos que levaram à decisão foram a pandemia de covid-19, que começou em meados de fevereiro e março do ano passado, além do rebaixamento do Clube de Futebol no Campeonato Alemão, a Bundesliga, na última temporada.

Enquanto o Schalke 04 teve um crescimento fenomenal no ramo de Esports, especialmente na LEC, a pandemia de covid-19 e o rebaixamento no campeonato alemão trouxeram consequências financeiras massivas ao clube, deixando a gerência sem opções.

A organização disse ainda que, nos últimos meses, tentou diversas soluções alternativas para contornar esse problema, porém, nenhuma deu o resultado esperado.

Schalke 04 Fora da LEC
O Schalke 04 chegou à final do 2º split da LEC 2018, quando foi vice-campeão (Foto: Riot Games)

A vaga foi vendida à Team BDS, organização da Suíça, que possui equipes de Fortnite, Rainbow Six: Siege, Rocket League, FIFA, Trackmania, Valorant e LoL. O time de League of Legends da BDS está situado na França, onde disputa o torneio nacional da modalidade, a La Ligue Française.

Inclusive, o mid laner da BDS na LFL é o português, Xico, que já jogou no Brasil pela RED Canids, entre os anos de 2017 e 2018. Porém, ainda não se sabe se a organização suíça irá manter o elenco para sua estreia na LEC, em 2022.

Crise financeira força o Schalke a deixar a LEC

O S04 esteve presente na liga europeia desde o 2º split de 2016 e foi aceito no sistema de Franquias, quando este entrou em vigor em 2019. O clube alemão desembolsou 8 milhões de euros pela vaga, na época.

A crise financeira dentro do FC Schalke 04 já levantava rumores sobre uma possível venda de vaga na LEC desde fevereiro deste ano, quando o jornal L’equipe e o portal Dot Esports deram as primeiras informações. A dívida do clube alemão batia, antes mesmo da pandemia, na faixa de 200 milhões de euros, mais de 1 bilhão de reais.

Na época, foi relatado que a saída do antigo presidente, Clemens Tönnies, além de um escândalo de saúde envolvendo um surto de covid em uma das propriedades do mesmo ex-presidente, colaboraram para este cenário de crise.

Com isso, a história de cinco anos entre S04, vice-campeão em 2018, e a LEC chegará ao fim no final deste ano. Pelo 2º split da LEC 2021, o último da organização, o time de Broken Blade e companhia amarga a 9ª colocação, com duas vitórias e cinco derrotas.

Você confere a cobertura completa da LEC aqui no Mais Esports.

Veja também: Problemas com internet fazem a All Knights dar Surrender na LLA