Em uma série de mudanças para o competitivo em 2025, a Riot revelou que agora os times do Tier 2 poderão chegar ao CBLOL e LCS. A novidade chega após anos em um sistema franqueado fechado onde não havia série de promoção ou rebaixamento.
Novo formato do CBLOL e LCS
O CBLOL, LCS e LLA agora se tornaram uma liga só com divisão de “Conferências”. A LCS será a Conferência Norte e o CBLOL a Conferência Sul, enquanto a liga LLA chegará ao fim. Cada uma dessas conferências terá oito times:
- Seis times do atual sistema de franquias das ligas;
- Um time da LLA (cuja liga chegará ao fim);
- Um time do Tier 2, esse que, por enquanto, está sendo chamado de “Time convidado“.
Com esse novo formato, a cada ano um time do Tier 2 poderá ingressar na LCS e no CBLOL, caso ele vença o torneio de promoção.
Cada conferência terá o seu próprio torneio Tier 2 (no CBLOL continuará sendo o Academy), e em certo momento, o time convidado também terá que jogar contra os melhores times do Tier 2 em busca de manter a sua vaga no torneio.
Vale destacar que, não importa a posição em que esse time convidado termine no CBLOL, ele será obrigado a jogar a série de promoção para se manter na elite.
Organizações terão que se encaixar na regionalidade da conferência que forem disputar
Uma regra interessante neste novo sistema é que as organizações terão que se encaixar na regionalidade da conferência que desejam disputar a vaga na liga principal. Por exemplo, uma organização norte-americana não pode montar um time para disputar a vaga no CBLOL, ela precisa disputar na LCS.
Inicialmente, apenas times do LLA estarão livres para escolher qual conferência desejam disputar, afinal a liga da região chegou ao fim, mas a Riot afirmou que, no futuro, pretende fazer essa divisão também para eles.
Dessa forma, um time do México, por exemplo, estaria limitado a disputar o qualificatório para a LCS, enquanto um time da Argentina disputaria para o CBLOL.
Mudanças para o competitivo em 2025
Essa é apenas uma das mudanças que o competitivo de LoL terá em 2025. A Riot revelou uma série de outros ajustes que fará, incluindo mudança na regra de imports, novo calendário competitivo com três splits, um terceiro torneio internacional, e mais!
Vá para a nossa página de matérias do competitivo ou, se preferir, leia a nossa matéria geral com todas as novidades do competitivo em 2025.