Uma análise recente realizada por um fã de League of Legends trouxe à tona uma estatística preocupante: 98% dos jogadores iniciam suas partidas AFK. Este número levanta questões sobre a experiência de jogo e o comprometimento dos jogadores.
Estudo sobre AFKs no começo das partidas de LoL
O estudo, publicado no site Hextech Lab, analisou milhares de partidas direto da API da Riot Games e observou o comportamento dos jogadores nos primeiros minutos de jogo durante o patch 13.18 no servidor europeu EUW.
Os resultados mostraram que a grande maioria dos jogadores não está ativamente participando no início das partidas, o que pode afetar a dinâmica e até mesmo o resultado do jogo.
Como foi feita a análise?
Na análise, os primeiros 15 segundos foram desconsiderados, que é quando quando a barreira da área de surgimento ainda não está aberta. Após esse tempo, um jogador é considerado AFK até ele comprar o seu primeiro item.
No servidor europeu, em somente 269.897 partidas ranqueadas não houve jogadores AFK; todos saíram da base exatamente aos 15 segundos. Isso representa apenas 1.75% dos jogos totais avaliados.
Claro, isso não significa que a pessoa vai ficar AFK o restante da partida, mas um dado interessante é que em 50% dos jogos ainda tem alguém AFK assim que os minions nascem, fazendo com que, no mínimo, cheguem atrasados na lane.
First Blood e jogadores pontuais
O estudo também mostrou que em 4.6% dos jogos acontece um First Blood com alguém AFK na base em algum dos dois times. No ARAM esse número é de 23%, já que, pelo portal e modo de jogo, as lutas acontecem mais cedo.
Ainda falando das partidas ranqueadas, apenas 10% dos jogadores são constantemente pontuais, mas a boa notícia é que apenas 0.5% dos jogadores se atrasam constantemente, ou seja, todos os outros que não entraram nessa porcentagem, se atrasam uma vez ou outra.
Mas qual o motivo de tantos jogadores estarem AFK nos minutos iniciais?
O fato de ter tantos jogadores AFK no começo já foi discutido diversas vezes pela comunidade, mas, até então, nenhum estudo havia mostrado o quão frequente é o fenômeno.
No Reddit, os usuários buscaram encontrar os possíveis motivos que possam fazer os jogadores ficarem AFK no começo do jogo. Alguns exemplos citados foram os tempos de carregamento, distrações externas ou simplesmente a mentalidade de alguns jogadores que não consideram cruciais os primeiros minutos de uma partida.
O estudo não especifica os elos onde isso ocorre, mas espera-se que jogadores de nível mais alto deem mais importância a sair da base pontualmente, cientes de que ações no início do jogo têm grande impacto. Às vezes, uma simples ward colocada pelo inimigo pode fazer toda a diferença.
- Veja também: Jogador controla luzes do quarto com a Ult do Aatrox