×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Goku anuncia saída do cenário e migrará para o Poker

League of Legends

O ex-jogador profissional Goku anunciou a sua saída definitiva do cenário de League of Legends. Ele chegou a ser campeão brasileiro junto ao Flamengo, mas anunciou sua aposentadoria em meados de 2022.

Goku revela não ter perfil de streamer

Em uma carta aberta aos fãs, Goku contou os seus planos e também revelou algumas coisas que não gostava na carreira que estava tomando como criador de conteúdo. Ele revelou que “odiava” jogar ranqueadas, aliado ao fato de não ter perfil de streamer.

Não tenho perfil de streamer de lol, o público alvo de lol é bem jovem, que gosta de um conteúdo mais humorizado, algo que eu sentia um pouco de dificuldade de manter, por ter uma postura um pouco mais séria do que a média, e eu não me sentiria confortável me forçando ser alguém que não sou, resultando em eu ter um público menor.

Baixo retorno monetário da Twitch também é citado

Além disso, o ex-jogador também contou que o retorno monetário da Twitch era muito baixo, ao ponto de desmotivá-lo a continuar com as lives: “em alguns meses recebendo boas propostas de ads, em outras recebendo apenas 0,80 centavos de dolar por hora streamada“, contou.

Por fim, Goku revelou que pensou em estudar e fazer uma faculdade, mas que resolveu que tentará migrar para o cenário profissional de Poker: “jogava recreativamente desde 2020 e tinha um grande carinho pelo jogo”, concluiu.

Carreira de Goku no LoL

Goku flamengo
Goku defendeu a equipe titular por mais de 2 anos (Foto: Riot Games/Reprodução)

Goku está no competitivo desde 2014, quando estreou pela KaBum Black. De lá para cá ele teve passagens na JAYOB, Operation Kino e ProGaming. Em maio de 2018 ele se juntou ao projeto do Flamengo, time que lhe deu mais notoriedade. Junto ao rubro-negro, o mid laner venceu o segundo split do CBLOL 2019 e representou a região no Worlds 2019, o mundial de LoL.

Em 2021 Goku teve um ano conturbado e foi movido para o time Academy do Flamengo, jogando como mid no primeiro split e revezando a posição de suporte no segundo split. Nas duas ocasiões o FLA foi campeão da liga.

No CBLOL 2022, Goku foi contratado pela RENSGA, mas a equipe teve um péssimo desempenho no primeiro split, terminando com seis vitórias e 12 derrotas. No segundo split, o jogador foi um dos demitidos pela organização antes da metade do split, em uma reformulação de line-up.

Carta de Goku na íntegra

Oi pessoal, vou falar algumas coisinhas aqui, talvez o texto fique longo, mas tenham paciência 😭

Como a maioria sabe, eu havia aposentado em +- julho do ano passado e tinha começado a fazer lives, mas agora já faz duas semanas que não abro um único dia. Sendo bem honesto, é algo que eu gosto de fazer, apesar de achar que não combina muito com minha personalidade/meu ideal de “trabalho”. Todos os dias eu tinha motivação e muito ânimo pra abrir a live e interagir com a (pequena) comunidade que ali estava sendo criada. Então por que eu desanimei? Aqui vão os motivos, do mais importante até o menos:

1. Odeio jogar soloq – Sim, eu odeio jogar soloq. Talvez era a parte que eu mais odiava de ser pro player, a dinâmica é muito diferente de scrims etc, e eu com muita frequência odiava minha vida enquanto tinha que jogar, muito provavelmente a razão de eu ser notório por pedir “ff”.

2. Não tenho perfil de streamer de lol, o público alvo de lol é bem jovem, que gosta de um conteúdo mais humorizado, algo que eu sentia um pouco de dificuldade de manter, por ter uma postura um pouco mais séria do que a média, e eu não me sentiria confortável me forçando ser alguém que não sou, resultando em eu ter um público menor. Isso não me incomodava tanto, mas pensando logicamente, um streamer que queira ter sucesso precisa sempre buscar esses grandes números, com algumas vezes até extrapolando e se expondo ao ridículo, algo que eu não estava disposto a fazer.

3. Variação de renda em lives na Twitch – Outra coisa muita incerta, em alguns meses recebendo boas propostas de ads, em outras recebendo apenas 0,80 centavos de dolar por hora streamada. -Ah goks, mas e os subs? Guys, o streamer recebe 0,48 centavos de dolar por sub e 0.75~ centavos de dolar por prime. Enfim, não só de amor o homem vive, durante esses últimos meses me senti super desvalorizado e isso me desmotivou muito.

Esses são os motivos, sei que não era muita gente que me acompanhava na twitch, mas senti que devia uma explicação em vez de só sumir do nada. Muito obrigado pra todos vocês que um dia torceram por mim, eu provavelmente estarei deixando de jogar league, não pretendo voltar a fazer lives (por enquanto) e espero que eu tenha deixado um legado no lol, fico feliz de ter participado da história do jogo.

Pro futuro, eu pensei em estudar, fazer uma faculdade, enem etc, mas visto que eu sou um vagabundo degenerado, pensei em algo melhor. Eu sempre gostei de poker, jogava recreativamente desde 2020 e tinha um grande carinho pelo jogo (msm so perdendo dinheiro). Então decidi dar uma chance pra virar pro, já venho estudando bastante e espero que dê certo!!

Se você leu até aqui, muito obrigado e até a próxima.

Imagem do jogador Goku no CBLOL 2022
(Foto: Divulgação/CBLOL)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 03 de março de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: VANGUARD terá onda de banimentos por hardware
League of Legends

LoL: VANGUARD terá onda de banimentos por hardware

O time de desenvolvedores do LoL contaram que o Vanguard vai começar a banir pro hardware. Confira mais detalhes na matéria.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Comunidade debate quais são os melhores títulos de maestria
League of Legends

LoL: Comunidade debate quais são os melhores títulos de maestria

Qual é o melhor título de maestria do LoL? Pra mim é o do Thresh, mas a comunidade citou vários outros que são irados! Confira na matéria.

Há 15 horas
League of Legends
MSI 2024: FNATIC Noah sofreu ataques de pânico durante a competição
League of Legends

MSI 2024: FNATIC Noah sofreu ataques de pânico durante a competição

Noah, o ADC da FNATIC, confessou ter sofrido ataques de pânico durante as séries do MSI 2024. Confira mais detalhes na matéria.

Há 16 horas
League of Legends
MSI 2024: Lehends, MVP das Finais, esteve doente durante a competição
League of Legends

MSI 2024: Lehends, MVP das Finais, esteve doente durante a competição

Lehends, o MVP das Finais do MSI 2024, confessou que seu estado de saúde esteve crítico ao longo de toda competição. Acessa!

Há 17 horas
League of Legends
MSI 2024: Faker aumenta próprio recorde na competição
League of Legends

MSI 2024: Faker aumenta próprio recorde na competição

A T1 do Faker não foi um sucesso no MSI, no entanto, o GOAT conseguiu aumentar um recorde individual na competição. Acessa!

Há 20 horas
League of Legends
MSI 2024: LCK quebra hegemonia da LPL na competição
League of Legends

MSI 2024: LCK quebra hegemonia da LPL na competição

A LCK finalmente quebrou a hegemonia da LPL dentro do MSI. Confira alguns feitos para a LCK conquistados com o título da Gen.G, acessa!

Há 21 horas

















































Campeonatos Atuais