A liga coreana de LoL, a LCK, passará a adotar o modelo de franquias a partir da temporada de 2021. A informação foi relatada na manhã dessa segunda-feira (6) por alguns veículos do globo, posteriormente sendo confirmado pela própria Riot Games.
Com a mudança para as franquias, os times poderão comprar vagas na liga e ter a garantia de que não serão rebaixados. Por conta disso, a LoL Challengers Korea, a liga de acesso à LCK, será transformada em uma liga “acadêmica” para os times da LCK. Todos os times da liga principal, inclusive, deverão ter um time nessa competição secundária.
Os salários para cada jogadores também serão maiores, bem como os benefícios. O valor para comprar uma vaga na liga da Coreia do Sul ainda não foi divulgado.
As franquias no LoL
O modelo de franquia já é utilizado em alguns cenários nos anos anteriores, como a Europa, a América do Norte e a China, e também entrará para o CBLoL a partir desse ano.
Em outros games profissionais, como é o caso do Overwatch, o modelo também já é aplicado. Nos últimos anos, uma vaga para uma empresa entrar na Overwatch League beirava o valor de até US$ 60 milhões.