LoL: Monochampion do Desafiante recebe ban em todas as contas e está proibido de jogar qualquer jogo da Riot

LoL: Monochampion do Desafiante recebe ban em todas as contas e está proibido de jogar qualquer jogo da Riot

Na última quarta-feira (12), uma simples interação nas redes sociais agitou a comunidade de League of Legends. Um jogador do high elo brasileiro publicou no X (ex-Twitter) pedindo uma justificativa para seus banimentos, que estariam sendo estendidos para todas as suas contas Riot.

O streamer Yiok, conhecido por atuar com Kassadin nas filas ranqueadas, alegou estar sendo “alvo de punições sem qualquer motivo”.

Você poderia, por favor, explicar por que todas as minhas contas estão sendo bloqueadas? Estou sendo alvo sem motivo aparente. Esta conta estava sendo upada do zero em uma livestream e foi banida sem razão.

O monochampion acabou sendo respondido por Drew “JustACapybara” Levin, Diretor de Produtos da Riot que vem sendo bastante ativo nas redes sociais. Segundo o rioter, o jogador foi punido por “conta de má conduta ocorrida enquanto fazia transmissões ao vivo de LoL”, fato que está descrito nos termos de uso do jogo desde dezembro de 2024:

Você está banido de jogar qualquer jogo da Riot por conta de má conduta ocorrida enquanto você transmitia League of Legends.

No trecho grifado em vermelho: Se você disser ou fizer coisas que violem nossos Termos de Serviço enquanto transmite ou cria conteúdo sobre nossos jogos, podemos restringir o acesso às suas contas da Riot (e suspender seus privilégios de Parceiro, caso faça parte do Programa de Parceiros).

Yiok, por sua vez, pediu mais comprovações de atitudes fora do jogo que pudessem justificar o ban, além de afirmar, em tom de súplica, que “League of Legends é sua vida”. Drew Levin, no entanto, permaneceu irredutível e compartilhou um clipe em que o jogador direciona uma ameaça de violência sexual a funcionários da Riot caso recebesse punições:

O que eu fiz fora do jogo para merecer esse tipo de banimento? Por favor, League of Legends é a minha vida. Eu entrei em uma discussão no Twitter, mas isso é algo bem comum — muitos jogadores fazem isso. Em nenhum momento eu passei dos limites ou disse algo racista ou algo do tipo.

Oi, Yiok! Aqui está um exemplo entre vários. Ameaças de violência são inaceitáveis:

Banimentos do jogador vieram após discussões com jogador da LOUD e streamer da RED sobre build de Chovy no Worlds 2025

Curiosamente, a build de Chovy — mid laner da Gen.G que escolheu Anivia em sua última partida no Worlds 2025 — desencadeou uma reação em cadeia que culminou no banimento de Yiok.

Tudo começou quando Aninha, streamer da RED Canids e conhecida por sua Anivia nas filas ranqueadas, publicou no X uma crítica à build de Chovy, que optou por itens mais conservadores para a campeã, mesmo enfrentando uma frontline robusta de Ornn e Dr. Mundo:

Em resposta ao tweet de Aninha, o mono Kassadin optou por ironizar a opinião da jogadora, fazendo uma analogia que indicava que a streamer não teria competência suficiente para criticar Chovy:

Em resposta a Yiok, o jungler da LOUD, Gryffinn, questionou o elo do monochampion, afirmando que seria hipócrita de sua parte diminuir a streamer, já que ambos estariam no mesmo elo:

Se não me engano, você também parece ser Mestre? Um pouco hipócrita, não?

Yiok, então, elevou o tom contra o jungler da LOUD. Em uma resposta de cunho misógino e xenofóbico, escreveu:

Essa web-sl*t não vai servir para você. Você pode voltar para a África, você não é bem-vindo no Brasil.

A ofensa, somada ao print, acabou custando caro para Yiok. Em uma mensagem publicada em 4 de novembro, Drew Levin respondeu ao jogador pela primeira vez, ironizando a evolução de elo da conta e sugerindo que ela teria possivelmente sido comprada — prática contra a qual a Riot tem travado uma verdadeira cruzada:

Parabéns pela sua incrível evolução de Ouro para Desafiante nos últimos meses! Qual é o seu segredo para ter melhorado tanto em um período tão curto?

Vale ressaltar que Yiok entrou no radar da Riot após ironizar, diversas vezes, pedidos de punição feitos por outros jogadores. Em agosto, um usuário no X sugeriu que a conta do streamer havia sido comprada, e Yiok respondeu afirmando que não seria punido, já que os rioters “não se importariam o suficiente com o servidor”:

Comunidade internacional repercute o banimento de Yiok nas redes sociais

O banimento do jogador, já conhecido por má conduta que ia muito além de Summoner’s Rift, ultrapassou a comunidade brasileira de LoL e passou a ser comentado por jogadores de outras regiões no X. O tom geral são de comemorações, memes e corroboração com o ponto de vista da Riot. Confira:

Leia isso e tente não sorrir.

A RIOT FINALMENTE APERTOU O GATILHO.

Esse jogador está realmente na lista negra e proibido de jogar qualquer jogo da Riot. Parece que compartilhamento de conta, elojob e comportamento negativo estão finalmente sendo coibidos de vez.

Curioso para ver como isso vai impactar a comunidade.

O League está se curando, meu Deus. Próxima temporada será abençoada.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Riot)