×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Mindset no MSI 2019

Geral

Na última sexta a IG, favorita ao título do MSI 2019, foi eliminada pela Team Liquid, que ocupava o quarto lugar na tabela. Já faz um tempo que venho falando sobre a tal “síndrome do underdog”, que é um fenômeno que considero comum quando times tidos como inferiores se sobressaem aos favoritos. Neste ano vimos isso ocorrer com frequência. Griffin na LCK e Flamengo no CBLoL foram alguns dos maiores exemplos de equipes quase que invictas que perderam suas finais contra times em ascensão.

Em meio a esse fato, algumas questões. Como isso aconteceu? O que deixamos passar? Há algo muito particular e intrínseco ao esport que mesmo os melhores e mais experientes analistas não podem prever, algo que é extremamente situacional e dependente de uma série de fatores internos e externos, a mentalidade. Diferente de como muitos acreditam, mentalidade não envolve apenas nervosismo e ansiedade ou outros fatores psicológicos como o estresse, mas principalmente o modo que o jogo vai ser encarado pelos jogadores.

League of Legends é um jogo em grande parte mental e que pode ser muito frustrante. Quantas vezes nos decepcionamos jogando e dizemos que nunca mais vamos jogar? Falando por mim, várias vezes. Não é diferente para os profissionais, que ainda contam com uma pressão muito maior, especialmente dentro do stage. Mas o que acontece para que times com excelente desempenho percam as rédeas em momentos decisivos?

Invicuts gaming - MSI 2019
Photo by Colin Young-Wolff/Riot Games

A Invictus, assim como o Flamengo e a Griffin, foi uma equipe que se manteve com pouquíssimas derrotas mas, por mais que isso seja positivo, cria-se uma dificuldade em trabalhar com a possibilidade de perder. Isso significa que não há um mindset “correto”, não há uma receita de como um time deve se comportar para vencer, mas que os jogadores devem aprender a desenvolver autoconfiança e comportamentos que vão auxiliá-los durante o jogo. Então estar numa posição de favorito não necessariamente seja algo vantajoso.

Jogadores profissionais são muito bons mecanicamente e provam isso diariamente. Erros acontecem pois são humanos e ninguém pode ser perfeito, nem mesmo os grandes nomes das equipes anteriormente citadas. Não há garantias quando se trata de uma série em que vale tudo ou nada, afinal, o contexto tem grande influência em como esses jogadores vão lidar com o momento.

É sempre importante ressaltar que a estratégia é fundamental, mas boas execuções de jogadas estão atreladas à aspectos emocionais como autocontrole, autoconfiança, comunicação adequada e assertiva, dentre outros. Da mesma forma, quando se joga sem medo, o jogador é capaz de arriscar mais e não fica tão ansioso com a possibilidade de errar, porque errar faz parte e o que mais importa no fim é fazer o seu melhor. 

Tanto a vitória quanto a derrota estão atreladas ao mindset e ao modo como os jogadores se preparam anteriormente e durante o momento da partida. Assim como uma sequência de erros facilita uma derrota, uma sequência de acertos e comportamentos in game que concedam vantagens tornam a vitória mais viável. Esse fato demonstra a importância do preparo mental para momentos decisivos, tanto do lado favorito como para o underdog.

Eu espero que os campeonatos continuem nos surpreendendo, e não é a toa que times ocidentais tem se destacado, o trabalho mental dessas equipes torna-se cada vez mais notório, mal posso esperar para a ver a evolução disso no próximo Mundial.

 

 

Letícia Motta

por Letícia Motta

Publicado em 22 de maio de 2019 • Editado há 5 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?
Geral

Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?

Qual é o esport com a maior premiação possível no ano de 2024? Confira na matéria o top-10 modalidades que mais pagam!

Há 8 dias
Geral
Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports
Geral

Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports

A Copa do Mundo de Esports além de ter data e modalidades confirmadas, agora foi divulgada como vai funcionar a participação das equipes. Acessa!

Há 10 dias
Geral
Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom
Geral

Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom

Você já se imaginou ficando milionário em menos de quatro minutos? Pois bem, na última semana um brasileiro conseguiu esse feito na Betboom!

Há 19 dias
Geral
CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita
Geral

CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita

CEO da FURIA, André Akkari falou sobre a organização estar entre 30 equipes que receberão dinheiro de um investimento da Arábia Saudita.

Há 22 dias
Geral
FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita
Geral

FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita

A fundação da Copa do Mundo anunciou um fundo de investimento em 30 organizações de esports, e a FURIA e LOUD são as representantes brasileiras nessa lista. 

Há 23 dias
Geral
Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games
Geral

Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (3) o Marco Legal dos Games à indústria de jogos eletrônicos no Brasil.

Há 25 dias

















































Campeonatos Atuais