Esta dúvida surgiu no Reddit: porque a Riot tirou o Malho Congelado do LoL, mas não tirou a Rylai? Vamos tirar essa dúvida, mas antes a gente precisa entender algumas coisas sobre os dois itens.
Porque a Riot tirou o Malho Congelado do LoL, mas não tirou a Rylai?
Bom, para quem não conhece o Malho Congelado, ele era popularmente conhecido como a “Rilay” dos AD, já que ele concedia lentidão para cada Ataque Básico que você acertasse. Por essa característica, já nasce uma problemática: não existe como “errar” esta lentidão que não é originária do campeão. Vamos entender um pouco mais a fundo os problemas.
Malho Congelado – atributos e quem fazia
O antigo e removido item Malho Congelado, na sua última versão, o item dava 30 de Dano de Ataque e 700 de vida, fora o passivo de aplicar lentidão. Para efeito de comparação, o Cutelo Negro que já deixa os campeões com uma boa Vida Máxima, concede apenas 400 de vida.
Isto piora quando entendemos qual é o público alvo deste item: top-laners que dão muito ataques básicos: Gnar, Olaf, Yasuo, Vayne ou Shyvana. Isso criou um problema pra Riot: para manter o item vivo, todos os campeões que eram fortes com ele deveriam ser nerfados, então chegamos na lógica mais básica de que o problema é o próprio item.
Mas e a Rylai? Ela não tem o mesmo efeito no LoL?
Bom, aqui moram algumas diferenças: apesar da Rylai dar um bom número de vida (400), os campeões que fazem este item eles não buildam outras resistências. Sendo assim, eles vão ter Vida Máxima, mas continuam papéis, entende? Diferente de um Gnar Off-tank.
Outros motivos são: o fato da Rylai (e Serylda!) não serem tão populares na maioria dos campeões é pelo fato deles serem extremamente dependentes de você acertar habilidades. Só caso você seja uma Zeri que você vai errar ataques básicos, e mesmo assim, seria forte nela.
Conclusão da dúvida: tudo depende do referencial
Muitas vezes as builds são feitas para criar garantias, como, por exemplo: campeões AP que dão Dano por Segundo, querem ter Liandry na sua build, ou os que precisam ir pra frente mesmo sendo papéis, precisam ter Zhonyas. A Rylai continua extremamente condicional: de campeões e destes campeões acertar, mas o Malho tornava extremamente roubado os campeões que se aproveitavam do item.
Por isso, o referencial do item AP é bem diferente do que era pro item AD e sendo assim os seus impactos no jogo são muito distantes, apesar do passivo em si ser parecido.