As contas smurfs são um debate há um bom tempo na comunidade, desde janeiro a Riot trabalha em medidas de detecção e prevenção desta prática. No patch 14.15, finalmente veio uma mudança para combater a proliferação de contas smurfs.
No patch 14.15, Riot traz mudança para combater smurfs no LoL
A prática implementada pela Riot no patch 14.15 para combater contas smurfs foi a de ser obrigatório para jogar ranked não só chegar ao nível 30, mas também jogar 10 partidas de Summoner’s Rift no normal game. O Riot Phroxzon, líder do design de jogabilidade do LoL, comentou a mudança:
Essa mudança estava para chegar fazia muito tempo e tínhamos algumas coisas para resolver antes de enviá-la para o jogo. Alguns novos jogadores jogam muitas partidas ARAM ou contra Bots para subir de nível e não recebemos um sinal bom o suficiente sobre seu nível de habilidade real.
Outra quantidade razoável das contas recém-chegadas no nível 30 também são contas smurfs, que gostaríamos de colocar em seu nível de habilidade real, ao invés de colocar erroneamente um valor muito baixo e pisotear todos no caminho para cima.
Phroxzon também comentou que a Riot já está de olho em jogadores que vão tentar “intar” ou jogar mal de propósito as 10 partidas necessárias, a fim de tentar burlar o sistema.
Comunidade suplica mudanças desde muito tempo
Em fevereiro deste ano, o Mais Esports publicou a história de um jogador que queria ensinar sua namorada a jogar LoL, mas a experiência dela era completamente frustrante por conta das contas smurfs e falta de equilíbrio no jogo. O desabafo foi feito no Reddit: “A Riot precisa pensar nos novos jogadores”, e pelo visto, vem pensando.