Uma frase recorrente sempre que um novo campeão é lançado faz referência ao efeito negativo do W do Blitzcrank. Não falta quem comente: “esse boneco faz tudo isso, enquanto o Blitz ainda toma slow do próprio W”.
De forma descontraída, um Rioter trouxe a visão de quem cuida do balanceamento dos campeões — e da própria Riot — sobre o debuff sofrido pelo Golem a vapor.
“O Q do Blitzcrank é insanamente roubado”, diz Riot August sobre o balanceamento do campeão
O Riot August, líder de design do LoL que costuma comentar sobre assuntos do jogo em suas livestreams, falou sobre o motivo do W do Blitz ainda conceder lentidão para o próprio personagem.
Segundo o rioter, o campeão sofrer um debuff próprio é necessário para contrabalancear seu kit. Seu Q, Puxão Biônico, é “insanamente e incrivelmente poderoso”, logo, o campeão precisa ter pontos negativos mais aparentes. Confira a fala do porta-voz da empresa:
A pergunta que eu recebo muito é: ‘Por que o W do Blitz dá lentidão nele mesmo?’. A resposta é que o W do Blitzcrank está no Blitzcrank, um campeão que tem o Q do Blitz. E como o Q dele é tão insanamente, absolutamente incrível e poderoso, o campeão precisa ter limitações em outras partes do kit para que isso fique equilibrado.
Essa é uma das razões do slow. Então, sim, pode parecer estranho que a velocidade de movimento dele acabe deixando-o mais lento em comparação a outras do jogo. Mas isso existe justamente para que ele possa ter o Q, que é, de longe, o melhor puxão do LoL.
Confira a fala do Riot August sobre o Blitzcrank:
Riot August on the power of Blitz Q and self slow on W
byu/Life-Chicken7183 inleagueoflegends

Comunidade aprova pensamento do rioter: “Não mexendo no Q dele, eu estou de boa”
O trecho foi postado no Reddit e a grande maioria dos comentários concorda com a afirmação do porta-voz da Riot, colocando a perspectiva de que o campeão pode mudar partidas inteiras com um puxão bem colocado:
Você sempre precisa lembrar que um Blitzcrank nível 1 com 0/30 pode acertar um único puxão e ganhar o jogo. Acho que não existe nenhum outro campeão que ainda seja uma grande ameaça, não importa o quê.
Em algum momento depois dos 30 minutos, alguém finalmente vai esquecer que existe um Blitzcrank na partida, ser puxado e perder o jogo por causa de um único hook.
Contanto que não mexam no Q dele, eu estou de boa com a lentidão do W.
Vale lembrar que o campeão pode ser bastante punitivo quando bem jogado, ainda mais se houver alvos com pouca mobilidade como adversários. Muitos jogadores temem o Golem a Vapor — algo refletido em sua taxa de banimento.
Blitzcrank é um dos 3 suportes mais banidos do patch 25.18, segundo dados do OP.GG que levam em conta todas as regiões e todos os rankings. Mesmo assim, está no top-10 mais jogados, com 6.74% de taxa de escolha. Resta saber se algum dia veremos o campeão não sofrer mais slow de seu W — com ou sem nerfs no seu Q.







