Em 2022 a RED Canids chegou com o título do CBLOL nas mãos, e mesmo ainda desacreditada por muitos, conseguiu se manter no topo e garantir o primeiro split. No segundo, a LOUD finalmente conseguiu encaixar e levou o seu primeiro troféu do campeonato brasileiro de LoL.
Abaixo, preparamos uma retrospectiva para te mostrar como as duas organizações chegaram ao título do CBLOL 2022, bem como suas campanhas durante o torneio.
CBLOL 2022/1º split – RED Canids Kalunga
A RED chegou como uma das favoritas ao título do CBLOL na primeira etapa, principalmente porque manteve todo o elenco que foi campeão do 2º split do ano anterior e foi ao Mundial. A performance na Fase Regular, portanto, foi como esperado e a Matilha não sofreu para se classificar aos playoffs, na Upper Bracket.
Apesar disso, a reta final na Fase de Pontos mostrou uma RED Kalunga instável no seu jogo, tanto que ela, terceira colocada, foi escolhida pela líder KaBuM! para ser seu adversário na Rodada 1 dos playoffs, enquanto que a paiN, que passou em 4º, enfrentou a FURIA. A Matilha sofreu e levou um 3×0 dos Ninjas, fazendo com que caíssem para a Lower logo de cara.
A campanha da RED na Chave Inferior, porém, foi digna de uma redenção. Tendo que jogar contra todos desde o início, a Matilha passou por Liberty (3×2), FURIA (3×1) e ainda conseguiu sua revanche contra a KaBuM! nas semifinais (3×1). Na Grande Final, venceu de virada a paiN por 3×2 e conquistou seu terceiro título do CBLOL.
RED no MSI 2022
A RED foi sorteada no grupo B do MSI 2022, junto à RNG, PSG Talon e Istanbul Wildcats. A matilha animou o público brasileiro ao vencer o PSG, mas acabou sofrendo derrotas importantes que prejudicaram no resultado final.
Apenas os dois melhores times avançaram de fase, sendo a RNG e o próprio PSG Talon. O placar da RED terminou 2-4, sendo sua segunda vitória contra a Istanbul Wildcats. Com tal resultado, a matilha foi eliminada ainda na Fase de Grupos.
CBLOL 2022/2º split – LOUD
Depois de um 1º split decepcionante, onde sequer se classificou aos playoffs, a LOUD também não começou a segunda etapa muito bem, terminando os primeiros fins de semana com 1-1, até que venceu seus dois jogos na Semana 4. Apesar disso, a instabilidade seguiu e a Tropa amargou um 0-2 na Semana 5, colocando em cheque a classificação.
A retomada veio a partir do fim de semana seguinte, onde a LOUD engatou uma sequência de sete vitórias seguidas, garantindo a classificação em 4º lugar e na Chave Superior.
O bom momento seguiu e a LOUD bateu a RED na Rodada 1 por 3×1 e enfrentou a paiN Gaming nas semifinais. A série foi emocionante, mas os tradicionais saíram com a vitória e a vaga na Grande Final garantida, restando para a LOUD tentar chegar à decisão pela Lower Bracket.
A derrota não abalou o time de Robo e Tinowns, que também contava com um Brance inspirado, e juntos eles bateram a FURIA por 3×0 e garantiram a organização na sua primeira final de CBLOL.
A decisão, apesar de toda expectativa, foi tranquila como a semi contra as Panteras, e a LOUD não tomou conhecimento da paiN, aplicou outro 3×0 e conquistou o título no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
LOUD no Worlds 2022
A LOUD teve uma grande torcida no Worlds 2022. A equipe foi sorteada no grupo A junto à Fnatic, Evil Geniuses, Chiefs, Beyond Gaming e DetonatioN FocusMe. Os esmeraldinos venceram a Chiefs e DFM, além de conseguirem a vitória também contra a Fnatic, uma das favoritas do grupo.
Com isso, a LOUD avançou na terceira colocação e teve que enfrentar novamente a DEtonatioN FocusMe, dessa vez em uma série MD5. O cenário estava favorável para o Brasil, mas o Japão mostrou que está em constante melhora e conseguiu vencer a série, avançando para a próxima fase e eliminando os brasileiros.
O torneio também ficou marcado pelo famoso “Bot Gap” de Brance, que ganhou os holofotes internacionais ao mostrar a escrita em seu braço logo após eliminar a bot lane da Fnatic.
RED e LOUD para 2023
A LOUD teve apenas uma mudança para o próximo ano, enquanto a RED foi o contrário e manteve apenas dois jogadores. Abaixo você confere a line-up de cada uma delas, ou, se preferir, veja o nosso vídeo comentando todas as escalações do CBLOL 2023.