O ano de 2021 foi gigante para o competitivo de League of Legends. Em meio às várias ligas regionais e torneios internacionais, tivemos a volta da China para o topo, coroando campeões tanto do MSI 2021 quanto do Worlds 2021, o mundial de LoL.
Apesar de a Demacia Cup ainda estar acontecendo, a temporada competitiva da Riot já terminou em 2021, já que não teremos All-Star esse ano. Dessa forma, está na hora de lembrar todos os times campeões em 2021, tanto nas ligas regionais quanto nos torneios internacionais de LoL.
CBLOL (Brasil)
paiN Gaming – 1° split
O ano de 2021 foi o primeiro do CBLOL no Sistema de Franquias, com dez organizações aceitas pela Riot Games Brasil e que farão parte da liga pelos próximos anos. No 1º split deste ano, a paiN Gaming finalmente saiu da fila que já durava quase seis anos, e com uma campanha nos playoffs emocionante.
Depois de sair perdendo para a LOUD nas Quartas de Final por 0x2, brTT e companhia conseguiram a virada, foram às semifinais onde tiveram mais uma série de cinco jogos, desta vez contra o Flamengo. Na decisão, o 3×1 sobre a Vorax garantiu o terceiro título da paiN e vaga no MSI.
RED Kalunga – 2° split
Já na segunda etapa, os Tradicionais começaram ao contrário do split anterior: voando do início ao fim, terminando a Fase Regular em 1º lugar e se garantindo diretamente nas semifinais. Contudo, a Rensga, que havia ficado em último no semestre anterior, desbancou os favoritos e chegou à Final.
A RED Canids Kalunga ficou em 6º lugar na fase de pontos, mas não teve grandes dificuldades nos playoffs. Passando por Flamengo e Vorax com os placares de 3×0 e 3×1, também não sofreu contra a equipe Goiana, e depois de anos na segunda divisão e quatro anos desde o último título, a Matilha voltou a erguer um troféu do CBLOL. Menção honrosa ao Flamengo, que no CBLOL Academy, arrematou os dois splits.
LLA (LATAM)
Infinity – campeões do 1° e 2° split
Na América Latina, sediada no México, o ano foi totalmente dominado pela Infinity. Na primeira etapa, a equipe do treinador brasileiro, Von, se classificou aos playoffs depois de ficar em 2º lugar nas duas “etapas” da Fase Regular. Ao derrotar a All Knights no Round 2, pegou a Furious Gaming na decisão, onde saiu vencedora por 3×2.
No 2º split foi a Infinity que dominou toda a Fase Regular e se classificou diretamente para a Grande Final. Com a realização dos playoffs, a Estral Esports foi a adversária da vez na decisão, porém, novamente Von e companhia foram melhores e, de novo com um 3×2, se sagraram campeões da LLA.
LCS NA (América do Norte)
Cloud9 – 1° split
Partindo a primeira etapa de forma oficial, a Cloud9 (já contando com Perkz), dominou a LCS do início ao fim. Garantindo o 1º lugar na Fase Regular, a C9 ainda passou por 100 Thieves e a própria Team Liquid para chegar na Final. A TL conseguiu dar a volta por cima na Chave Inferior e reencontrou a Cloud9 na decisão, mas novamente Perkz e companhia se deram melhor e ficaram com o título.
100 Thieves – 2° split
No 2º split, a Cloud9 já não teve uma vida fácil, mas mesmo assim conseguiu sua vaga para o Worlds 2021. Os protagonistas da vez foram a 100 Thieves e TSM. Os ladrões chegaram na final depois de passarem pela EG, perderem para a TL e eliminaram a Cloud9 nos playoffs. Na decisão, a revanche contra a Liquid foi efetiva e os Ladrões foram campeões da LCS.
LEC (Europa)
MAD Lions – campeões do 1° e 2° split
Tal qual aconteceu no LATAM, a Europa também foi dominada por uma única equipe, que desbancou gigantes ao longo do caminho. A MAD Lions conquistou o título do 1º split da LEC depois de bater a Rogue e a G2 nos playoffs, e novamente, enfrentou a Roque na decisão, onde saiu vitoriosa depois de série acirrada, por 3×2.
Na segunda etapa, novamente a G2 estava no caminho da MAD Lions, mas foi logo despachada no Round 1 dos playoffs. Depois de vencer a Rogue mais uma vez, Armut e companhia encontraram a Fnatic na grande Final, mas a vitória ficou para os Leões, por 3×1.
LCK (Coreia do Sul)
DAMWON Kia – campeões do 1° e 2° split
Mais uma hegemonia a nível nacional, desta vez no Oriente, mais especificamente na LCK. A DAMWON Kia foi soberana no ano após conquistar o título Mundial, se tornando a mais nova sensação da região. No 1º split, a ponta na tabela da Fase Regular garantiu vaga nas Semifinais, que facilmente foi vencida por ShowMaker e companhia contra a Hanwha Life. Na decisão, a Gen.G também não teve forças e a DK foi a campeã.
A dominância continuou no semestre seguinte, com novamente a liderança na fase de pontos e mais uma vitória por 3×0 nas semifinais, desta vez contra a Nongshim RedForce. Na Final, a DK se encontrou com a T1 de Faker, mas ShowMaker o superou novamente e garantiu mais um título para sua galeria.
LPL (China)
RNG – 1° split
Indo para a China, a Royal Never Give-up dominou a primeira etapa da LPL e terminou a longa Fase Regular chinesa na liderança, o que garantiu um lugar já no Round 4 do mata-mata. Apesar da derrota logo de cara para a FPX, a RNG logo se encontrou e bateu na Top Esports e EDG, até ter sua revanche contra o time de Doinb na decisão e conquistar o título.
EDG – 2° split
A EDG manteve a regularidade para a segunda etapa e ficou na liderança da fase de pontos. Assim como a RNG no split anterior, a EDward Gaming também sofreu uma derrota logo na sua primeira série dos playoffs, para a Team WE. Mesmo assim, o time de Scout se reergueu e atropelou as equipes na Chave Inferior da LPL, até mesmo a FPX na Grande Final, por 3×1.
PCS (Sudeste Asiático)
PSG Talon – campeões do 1° e 2° split
O PSG Talon foi outra equipe que dominou sua região durante toda a temporada e tendo o mesmo rival: a Beyond Gaming. Os dois times ficaram em primeiro e segundo, respectivamente, nos dois splits e fizeram as duas finais. Na primeira etapa, o PSG Talon derrotou a BYG com facilidade e ficou com o título, além da vaga para o MSI.
No 2º split, a BYG estava mais preparada para Maple e companhia. As equipes se encontraram no Round 4 dos playoffs da PCS e a BYG saiu vencedora, por 3×2, jogando os rivais para a Chave Inferior. Ambas acabaram se reencontrando na Final, mas agora a PSG saiu vencedora e conquistou seu segundo título do ano.
LCL (Rússia)
Unicorns of Love – campeões do 1° e 2° split
Na Rússia, mais um caso de dominância de uma equipe ao longo da temporada. A Unicorns of Love foi campeã das duas etapas e representou a LCL nos dois campeonatos internacionais do ano. No 1º split, apesar da classificação em 4º lugar, com duas vitórias por 3×1 nos playoffs, sobre a Gambit e CrowCrowd, a UOL garantiu a vaga no MSI.
Já na etapa seguinte, a vida dos Unicórnios foi ainda mais tranquila, com a classificação vindo na liderança da Fase Regular. A UOL ainda enfrentou a mesma CrowCrowd duas vezes nos playoffs, a primeira foi uma derrota por 3×1, então depois de vencer a One Breath no Round 3, a Unicorns of Love enfrentou a CC e desta vez venceu por 3×2.
LJL (Japão)
DetonatioN FocusMe – campeões do 1° e 2° split
A liga japonesa é conhecida por praticamente só ter uma equipe verdadeiramente forte, a Detonation FocusMe. E seguindo a tendência da maior parte dos splits passados, a DFM venceu as duas etapas de 2021, ambas as vezes também terminando a Fase Regular em primeiro lugar. Na primeira etapa, na final o título veio contra a V3, em vitória por 3×1.
No 2º split, apesar da dominância, houve um tropeço no mata-mata que quase pôs tudo a perder para a DFM. Logo de cara, a equipe de Yutapon foi surpreendida e perdeu por 3×2 para a Rascal Jesters, o que os jogou para a Chave Inferior. Apesar disso, a DFM se reergueu e emplacou dois 3×0, sobre a AXIZ e sobre a mesma Rascal, na Grande Final.
LCO (Oceania)
Pentanet.GG – 1° split
Como já é sabido, desde o fim de 2020 a Oceania não possui mais uma liga oficial organizada pela Riot Games, mas mesmo assim, as equipes campeãs da Oceania ainda representaram sua região no MSI e Worlds 2021, como foi o caso da Pentanet no primeiro split. A simpática organização da Austrália arrematou o título do 1º split depois de ficar em primeiro na Fase Regular e bater a PEACE duas vezes nos playoffs, por 3×2 e 3×1.
Peace – 2° split
Na segunda etapa, a Pentanet ficou novamente em primeiro na fase de pontos e reencontrou a mesma PEACE na Final. Contudo, desta vez os adversários vieram bem mais preparados e em melhor momento e atropelaram os atuais campeões, com um 3×0 na decisão.
TCL (Turquia)
Istanbul Wildcats – 1° split
A grande pedra no sapato do Brasil em torneios internacionais, a Turquia teve um campeão inédito em sua primeira etapa. A Istanbul Wildcats ficou em 2º na Fase Regular, atrás somente da SuperMassive. A IW então venceu o Galatasaray nas semifinais e depois derrotou o Fenerbahçe na decisão, por 3×1.
Galatasaray – 2° split
Não conseguindo repetir o mesmo rendimento, a Wildcats sequer se classificou aos playoffs do 2º split. Ao invés disso, o semifinalista de antes, o Galatasaray atropelou o Besiktas por 3×1 e depois a NASR eSports na decisão, por 3×0.
VCS (Vietnã)
Galatasaray – 1° split
A última região do mundo que restou comentar, o Vietnã teve um ano atípico. Por conta das restrições do país para conter a proliferação da Covid-19, as equipes campeãs de 2020 e 2021 não puderam representar a VCS nos torneios internacionais. Inclusive, o 2º split nem mesmo foi realizado por conta da pandemia.
Tendo somente sua primeira etapa, a VCS teve como campeã a velha conhecida dos brasileiros, a Gigabyte Marines, do caçador Levi. Tendo liderado a Fase Regular com bastante volta, a GAM era plena favorita e demonstrou isso nos playoffs, com um 3×0 sobre a Team Secret e 3×1 contra a Saigon Buffalo na decisão.
O 2º split da VCS, que aconteceria nos meses de Julho, Agosto e Setembro, está sendo realizado somente agora em Novembro e Dezembro. Atualmente, a VCS irá entrar em sua fase de Playoffs, com os seguintes confrontos: CERBERUS VS Luxury e GAM vs Burst the Sky. As semifinais acontecem no dia 22 e 23 de dezembro, enquanto a final será apenas no dia 26 do mesmo mês.
Campeões do MSI e Worlds 2021
RNG – MSI
Além de todas as ligas regionais, não poderíamos deixar de mencionar os grandes torneios internacionais da temporada.
Começando pelo Mid-Season Invitational, o MSI, o Brasil foi representado pela paiN Gaming, que conseguiu duas vitórias sobre os turcos da IW, mas não se classificou à próxima fase. O grande campeão foi a chinesa RNG, ao bater a favorita DAMWON Kia na Final, por 3×2.
EDG – Worlds 2021
No Worlds, o favoritismo da LCK era grande, principalmente pelo fato da DK ter faturado mais um título no seu país e vir como Seed 1. Apesar da Fase de Grupos dominante (e invicta), a DAMWON Kia não conseguiu superar os campeões chineses novamente, desta vez representados pela EDward Gaming, a EDG.
No maior torneio do ano, a RED Canids Kalunga representou o CBLOL e ficou 1-3 na Fase de Entrada, vencendo a Infinity do LATAM. Apesar disso, a equipe brasileira se classificou ao mata-mata do Play-in, onde enfrentou a PEACE. A série foi disputada e foi a cinco jogos, mas no fim, os representantes da LCO foram os vencedores e eliminaram a Matilha do Worlds.
Temporada 2022
Algumas ligas pelo mundo já sabem quando retornarão para a próxima temporada, como é o caso da LEC, cujo início será em 14 de janeiro, e da LCS, que começará no dia 22 de janeiro.
Felizmente também já temos a data de início do CBLOL, marcado para o dia 22 de janeiro. O campéonato brasileiro terá um novo formato de playoffs, voltará a ser presencial e terá a presença de público no estúdio! Confira a escalação completa de todas as equipes do torneio.