A Riot Games confirmou nessa quinta-feira (23) que o Mid-Season Invitational não será disputado em 2020 devido a pandemia do coronavírus. Assim, a publisher também divulgou mudanças em relação à distribuição de vagas pro Mundial, que se mantém de pé.
O MSI seria realizado entre os dias 3 e 19 de julho, como revelou a Riot no anúncio de adiamento da competição – que estava inicialmente agendada para maio. Agora, a empresa disse que “nos últimos meses, exploramos várias opções sobre como realizar o MSI. Infelizmente, nenhuma das alternativas se mostrou suficiente para a organização de um torneio digno de nosso esporte e de nossos jogadores”.
Assim, o segundo split das competições não sofrerá mudanças e voltará a ser disputado como o planejamento inicial. Decisão que a Riot classifica como “muito útil e bem-vinda pelos jogadores”.
O cancelamento do MSI resulta em algumas mudanças no formato de classificação para o Mundial, já que o mundialito influencia nas posições do Mundial, como quais cabeças-de-chave ficam na Urna 1 e qual região recebe uma vaga adicional para o evento. A competição será realizada na China, como a Riot divulgou anteriormente.
Confira as mudanças:
- A região vietnamita (VCS) receberá mais uma vaga, totalizando em duas, “pois eles são historicamente a região mais forte das que costumam receber somente uma vaga, e eles receberam essa cabeça-de-chave nos últimos dois anos”.
- China (LPL) e Europa (LEC) receberão quatro vagas (uma à mais que o normal) “pois representam as regiões mais fortes do mundo com base no desempenho em eventos internacionais nos últimos dois anos.
Sendo assim, veja como será feita a distribuição de vagas:
- LPL e LEC: 4 equipes cada.
- LCK e LCS: 3 equipes cada.
- PCS e VCS: 2 equipes cada.
- CBLoL, TCL, LJL, LLA, OPL e LCL: 1 equipe cada.
A Riot não revelou se haverá mudanças no sistema de classificação para o Mundial. Também não foi divulgado como será definido o time que ficará com a quarta vaga, destinada à LEC e LPL.
Sendo assim, as equipes campeãs do primeiro split das 12 ligas regionais não disputarão um torneio internacional. Na LEC, a G2 ficou com o título, enquanto na LCS foi a Cloud9 a grande campeã.
Veja também: Sett e Senna foram os picks mais contestados dos playoffs da LCS