O League of Legends é um jogo que já tem mais de 10 anos, e em todo esse tempo ele já acumula 161 personagens, mais do que boa parte dos concorrentes e até mesmo jogos de outros gêneros. Muitas vezes a comunidade questiona a frequência de lançamento de campeões do LoL, que lança de 4 a 5 nomes novos todo ano.
A empresa está ciente disso e já considera parar de lançar campeões no futuro, mas isso ainda está um pouco longe de acontecer. De acordo com Leung-Harrison no, chefe da equipe de balanceamento do LoL, eles já consideram um “ponto final” quando eles começarem a lançar campeões que são “insustentáveis”.
Existem algumas coisas que tornam muitos campeões insustentáveis. Uma é se os campeões não forem intuitivos. Digamos que eu encontre Thresh, ele lança um hook e parece um hook, mas passa por cima de alguém. Você ficaria tipo ‘o que diabos é isso?’. Se fizermos campeões não intuitivos, fazer mais deles é um problema porque multiplica massivamente o número de coisas que você precisa entender para jogar o jogo.
O rioter ressaltou que sempre que a Riot lança um campeão, a ideia é que ele seja único, mas também muito intuitivo. O exemplo do hook do Thresh foi usado para deixar claro que a Riot deseja criar habilidades que sejam de fácil compreensão quando o jogador olha para ela já visualmente.
Gwen se encaixa no exemplo de campeões do LoL que não são 100% intuitivos
Um exemplo apontado pelos entrevistadores e até confirmado pelo próprio rioter é a Gwen com seu W, que não é tão intuitivo e, visualmente, não diz muito sobre a habilidade, por isso novos jogadores não conseguem entender muito bem a campeã. Já o W da Samira, por exemplo, vai de lado oposto, sendo fácil de entender visualmente.
No caso da Gwen, queríamos que a jogabilidade dela fosse em cima dele, ou seja, que ela pudesse chegar nos campeões que precisa sem ser deletada por campeões de longo alcance, por exemplo. No entanto, é uma mecânica que é difícil de visualizar, o Xin Zhao tem algo parecido com a sua Ult, mas é mais fácil de visualizar porque ele fica invulnerável, mas a Gwen não fica, então é um desafio representar isso visualmente.
No entanto, essa “pausa” no lançamento de campeões não deverá acontecer tão cedo. Durante o Podcast Broken by Concept, Leung ressaltou que a equipe ainda tem “muita flexibilidade” para o lançamento de novos campeões.