Em meio às diversas mudanças anunciadas pela Riot para o competitivo em 2025, também foi revelado que quatro ligas diferentes se unirão em uma só região. A VCS (Vietnã), PCS (Sudeste Asiático), LJL (Japão) e LCO (Oceania) agora farão parte da APAC.
A APAC contará com oito times do Pacífico Asiático, sendo os melhores do Vietnã, Hong Kong, Taiwan, Macau, Japão, Oceania e o restante do Sudeste Asiático. Por enquanto, os primeiros times convidados da liga serão escolhidos baseados nos resultados da PCS, VCS, LJL e LCO.
Para o futuro, a Riot está pensando em um modelo de promoção e rebaixamento dos times, com pequenas ligas regionais que determinarão os participantes da APAC. O formato e regras desse formato serão revelados no futuro.
O mérito competitivo sempre foi parte integrante do sucesso das equipes da APAC, e nós esperamos usá-lo tanto como a base de recrutamento do ano inaugural quanto como uma forma para garantir uma concorrência dinâmica, uma representação diversificada e uma oportunidade para proporcionar um acesso mais amplo à nova Liga em todo o ecossistema APAC.
Pelo que foi mostrado pela Riot, a APAC terá um sistema diferente do que vai ser a “Liga das Américas” aqui, que também unirá o CBLOL, LCS e LLA, porém com duas conferências (Norte e Sul) e um sistema semiaberto, com seis times franqueados em cada conferência, um time da LLA e um time do Tier 2 que pode ser rotativo.
Mudanças para o competitivo em 2025
A criação da APAC é apenas uma das mudanças que o competitivo de LoL terá em 2025. A Riot revelou uma série de outros ajustes que fará, incluindo mudança na regra de imports, novo calendário competitivo com três splits, um terceiro torneio internacional, e mais!
Vá para a nossa página de matérias do competitivo ou, se preferir, leia a nossa matéria geral com todas as novidades do competitivo em 2025.