Todos os anos o cenário da LCS tem a mesma discussão sobre o baixo nível da fila ranqueada da região, que de acordo com eles impacta diretamente no nível dos times competitivos. Para tentar melhorar essa situação, a Riot criará um “super servidor” para os jogadores que “levam a sério a melhora”.
Por anos, ouvimos e respeitamos as críticas feitas ao ambiente de soloQ na América do Norte. É uma reclamação frequente citada por jogadores profissionais e aspirantes, vista como um obstáculo aos seus crescimentos. Em 2022, temos o prazer de apresentar uma iniciativa que, embora não seja uma solução completa, representa um passo significativo na abordagem do problema.
Na prática, um servidor localizado na Costa Oeste terá uma fila ranqueada especial, chamada “Champions Queue”, essa que será acessível apenas aos jogadores “de alta habilidade que levam a sério a melhora”. A Riot deu poucos detalhes sobre esse super servidor, mas revelou que ele será lançado ainda em 2022.
Iniciativa de Super Servidor não é exclusividade da LCS
Vale lembrar que a iniciativa de ter um “Super servidor” não é pioneirismo da Riot no NA. A China tem mais de 20 servidores diferentes, e um deles tem a mesma proposta. Ele só é aberto a jogadores que sejam tenham o elo Diamante 2 em outros servidores, sendo muito usado para descobrir talentos para a LPL (elite) e LDL (segunda divisão) da liga chinesa.
A LCS enviou três times representantes para o Worlds 2021, o último campeonato mundial de LoL. Esses foram a 100 Thieves, Team Liquid e Cloud9, e desses três apenas a C9 conseguiu avançar para os playoffs, mas foi eliminada nas quartas de final pela Gen.G.