A Riot já comentou que está trabalhando em mudanças impactantes em seu sistema de MMR do LoL, e agora um rioter revelou que um dos focos da empresa para 2024 é detectar e banir certos tipos de contas Smurfs.
Riot já consegue identificar contas smurfs no LoL
A resposta veio em uma publicação no Reddit em que o rioter Iksar compartilhou alguns dos planos da Riot para 2024, principalmente focando no sistema de ranqueadas do jogo. Ele falou um pouco sobre como a empresa deseja lidar com os smurfs:
Obter ferramentas melhores para rastrear jogadores em contas secundárias e poder usar essas informações quando criamos uma partida. Se você é um jogador que deseja criar uma nova conta e jogar normalmente, não achamos que haja algo de errado nisso. Cabe a nós colocá-lo em jogos com pessoas do seu nível de habilidade. Se você é um jogador que deseja criar uma nova conta e jogar vários jogos para diminuir seu MMR para então poder esmagar jogadores com MMR baixo, queremos detectar e banir sua conta. Já temos algumas ferramentas para isso, mas elas precisam ser mais rápidas e precisas.
Entendendo os smurfs
Vale lembrar que a prática de smurf tem duas ramificações principais, e apenas uma delas é a problemática para o jogo.
Há jogadores que desejam apenas criar outras contas para jogar no mesmo nível de suas contas principais. Por exemplo, um jogador profissional ou um streamer que desejam jogar em alto nível sem terem nenhum tipo de “foco” por serem famosos.
A segunda ramificação é a problemática, pois são dos jogadores que desejam jogar em elos inferiores apenas para “esmagarem” as partidas.
Smurfs são uma reclamação constante dos jogadores de LoL
Não é de hoje que os jogadores de LoL reclamam de smurfs em suas partidas e a Riot sabe o quão frustrante pode ser. Em suas mudanças no jogo, a empresa deseja criar ferramentas que possam identificar o nível de cada jogador em pouquíssimas partidas e, com isso, já nivelá-lo em seu elo real.
Isso significa que, se você é Diamante, por exemplo, em apenas alguns jogos já estará jogando contra outros Diamantes novamente, pois o jogo vai entender o seu desempenho individual e nivelá-lo. Para aqueles que vão tentar perder de propósito para enganar o sistema, a Riot já planeja o banimento, conforme o Rioter mencionou.
Essas mudanças devem chegar ao longo de 2024, uma vez que a Riot continua trabalhando para melhorá-las e, ao mesmo tempo, monitorar toda a situação da soloQ com as outras alterações que está fazendo.