A Riot Games está considerando uma mudança significativa no competitivo de League of Legends: permitir que técnicos falem com os jogadores durante partidas ao vivo, a partir da temporada 2026.
A informação veio à tona durante a transmissão da final do Worlds 2025, quando o caster sul-coreano Jun comentou sobre a possibilidade de mudança na LCK para o próximo ano:
Na próxima temporada da LCK, o técnico poderá ajudar um pouco com isso. É uma mudança que vocês podem esperar.
Segundo apuração do Sheep Esports, a Riot iniciou pesquisas internas com equipes da Europa e América do Norte para avaliar a recepção da ideia.
O modelo em estudo é chamado de “Limited Voice Windows”, no qual cada técnico teria três janelas de comunicação de 45 segundos por partida, com ativações livres. A duração e quantidade, no entanto, ainda estariam abertas para discussão.
Fala de técnico no LoL? Entenda o modelo proposto
Atualmente, os coaches só podem se comunicar com os jogadores antes das partidas ou entre os jogos de uma série. Com a nova proposta, essas janelas durante o jogo serviriam como timeouts estratégicos, semelhantes aos usados em jogos como CS2 e VALORANT.
Além de impacto técnico, a mudança visa melhorar a transmissão, com inclusão de escutas ao vivo (“listen-ins”) durante momentos críticos.
Há boatos de que os coaches tenham algum tipo de “pause tático” no próximo split da LCK, ano que vem
Isso seria insanoooo e traria bastante dinamismo no trabalho da staff durante os jogos, vai ser muito hype caso se concretize de fato https://t.co/XD6Eu14Uhj
— João Pedro Barbosa (@dionrraylol) November 9, 2025
A Riot vê o plano como uma evolução natural do ecossistema competitivo, ao lado da introdução do Fearless Draft neste ano. Por enquanto, a desenvolvedora não comentou oficialmente sobre a possível mudança.
Continue depois da publicidade






