LoL: Riyev se aposenta e desabafa sobre sua carreira e problemas de confiança

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
December 14, 2020

Riyev, suporte bi-campeão brasileiro, anunciou sua aposentadoria da carreira de jogador competitivo nesta segunda-feira (14), Riyev disse que já está satisfeito com tudo o que conquistou, mas gravou alguns vídeos em que desabafa sobre a sua carreira e dá algumas dicas para os jogadores e organizações do cenário.

Riyev relembrou toda a sua trajetória no competitivo de LoL brasileiro, desde quando começou a sua carreira, banimentos, ano do bi-campeonato junto a KaBuM e desempenhos abaixo da média. O jogador também mandou um recado para as organizações, para que elas tomem cuidado com as contratações para a staff de seus times.

“Tomem muito cuidado com quem vocês contratam para cuidar dos jogadores, falar com eles. Se vocês chamarem o cara errado, vocês podem acabar destruindo o time e até afetando as pessoas, como foi o meu caso”, comentou.

Riyev disse que nunca foi um jogador confiante, e que não se achava bom, mas que sua dedicação o fazia capaz de estar disputando contra outros jogadores que ele considera bons.

“Sempre teve esse empecilho da confiança, mas, por exemplo, quando eu jogava na KaBum, eu jogava ao lado do TitaN e ele exalava confiança, então supria o que faltava em mim. Só de eu ver ele e o Ranger confiantes, isso me ajudava. Com o passar dos splits o time foi se desestruturando, depois que vamos ganhando a nossa maneira de pensar muda, e no começo ninguém sabe lidar, então acontecem conflitos”, ressaltou.

O suporte também comentou sobre a entrada de Tabe na staff da KaBuM em 2019. “O cara falava ‘pô você é muito ruim; vou jogar no seu lugar; porque você é pago para jogar?’, e o cara tinha jogado final do Worlds, então eu já ficava pensando ‘caralho eu sou um merda’, e eu que já tinha problemas de confiança, me sentia um lixo, ficava pior ainda”, explicou o jogador.

Ele ainda citou o exemplo de um dia que foi no dentista e não pode treinar com a KaBuM, então Tabe entrou em seu lugar para treinar com o time.

“Fiquei pensando que tinha que jogar melhor, que ele iria roubar o meu lugar, e isso ficou martelando na minha mente”. Riyev ainda destacou que a confiança é um fator necessário para um bom desempenho, e que chega um ponto que a dedicação não serve para nada, justamente pela falta de confiança.

“Você não tem que lidar com tudo sozinho, então não pense isso. Procure ajuda de amigos, ajuda profissional, não tente se virar com tudo sozinho porque uma hora irá virar uma bola de neve e você não vai conseguir cuidar, e dai já será tarde demais”, comentou o jogador em vídeo.

Riyev finalizou o vídeo anunciando sua aposentadoria, e que já estava satisfeito com a carreira que havia criado. “Já estou muito satisfeito com a minha caminhada, ganhei todos os campeonatos que davam para ganhar aqui, ganhei um internacional (Rift Rivals), fui para todos os internacionais que podia. Podia ter jogado melhor? Com certeza, mas estou muito satisfeito com a minha caminhada”, finalizou.

Carreira de Riyev

Riyev
Foto: Riot Games

Riyev está no cenário desde 2014 e passou por equipes como a JAYOB, KaBuM” Black, Keyd Stars, IDM Gaming, KaBuM! e Falkol. Em seu currículo ele acumula dois títulos do CBLoL, um título do Circuito Desafiante, um do Rift Rivals e participação tanto no MSI quanto no Worlds.

Veja também: De jogador de LoL à manager de Valorant: Blury relembra a trajetória nos Esports