A notícia que pegou a comunidade de League of Legends no Brasil de surpresa nessa quinta (24) foi que Gumayusi e Faker tem um grau de parentesco bem próximo na Coreia do Sul que coloca o mid laner como um “tio” do atual atirador da T1. Mas a genealogia não para aí: Gumayusi também é o irmão mais novo de um campeão internacional de StarCraft II, INnoVation.
A história de Faker é conhecida para os fãs de LoL, mas hoje o Mais Esports aproveita para contar a história do irmão mais velho de Gumayusi. Uma história que é recheada de títulos e mostra que o talento para os esports está muito presente nessa família.
Quem é INnoVation, irmão de Gumayusi?
Lee Shin-hyung, também conhecido como INnoVation, tem 28 anos e joga StarCraft II com a raça Terran profissionalmente desde 2011. Ele participou neste ano da sua primeira partida na liga profissional da KeSPA, a SK Planet Proleague Season 2.
Ele também jogou em algumas equipes profissionais menores até que, em 2013, se destacou por vencer a WCS Season 1 em 2013, parte do circuito do “Mundial” do game, ao derrotar sOs por nada menos que 4 a 0.
Em 2014, entrou na mesma organização que o seu irmão mais novo viria a representar anos depois: a SK Telecom T1. Suas conquistas só disparam a partir daí: venceu a Global StarCraft League em 2014, que faz parte da WCS, derrotando soO por 4 jogos a 2. No ano seguinte também venceu o campeonato ao lado da T1, derrotando ByuL pelo mesmo placar.
Outras conquistas gigantes de INnoVation incluem a vitória na IEM Season XI – Gyeonggi em 2016, outra vitória na Global StarCraft II League em 2017 e, em 2019, venceu a World Electronic Sports Games contra o novo talento do cenário, Serral.
Aqui vai um outro destaque: o cara é tão bom que, nas ligas profissionais de times, ele conseguiu o feito de derrotar sozinho o time oponente (um all-kill, como o cenário chama) 13 vezes em sua carreira — o maior número até hoje no StarCraft II profissional.
Isso significa que, nesses torneios em times, ele venceu pelo menos 4 oponentes seguidos em partidas 1v1 para levar a vitória para o seu time.
Atualmente, ele está cumprindo serviço militar obrigatório para os sul-coreanos, tendo entrado em agosto de 2021.
Em estatísticas, INnoVation é o quinto jogador que mais faturou na história do StarCraft II. Segundo os dados do Esports Earnings, ele levou US$ 792,5 mil em toda a sua carreira. Serral é o primeiro colocado com US$ 1,143 milhão. Em sua carreira, foram 11 vitórias em campeonatos “Premier”, o maior tier dos torneios de StarCraft II, além de quatro colocações em segundo lugar e 11 em terceiro.