Os Emotes são parte do LoL há algum tempo e já viraram um recurso de comunicação com o time, seja ele aliado ou adversário. No entanto, em um campeonato das Filipinas, um time foi desclassificado por usar emotes no jogo, e o pior, foi pelo emote automático!
O caso aconteceu com o time academy da West Point Esports. O jungler Devoured mostrou um emote automático devido ao First Blood, o que viola as regras do torneio e causa desclassificação instantânea da equipe em questão. Veja o vídeo do momento:
Team disqualified due to emote use
byu/PokPok3000 inleagueoflegends
Em nota, a equipe falou que aceitará a decisão da organização do torneio:
Agradecemos o apoio que estamos lendo na seção de comentários da transmissão ao vivo do torneio. Embora estejamos desapontados com a decisão de desqualificar nossa equipe devido a um emote não intencional de um dos nossos jogadores, Devoured, respeitamos que regras são regras. Quaisquer que sejam essas regras, devem ser cumpridas.
No entanto, se o objetivo é realmente elevar a comunidade e levá-la a padrões internacionais para mostrar que os filipinos podem competir, precisamos nos alinhar com os padrões desses grandes torneios, onde os emotes também são permitidos e geralmente são percebidos como uma comunicação amigável e não tóxica entre os jogadores. Há uma linha tênue entre um comportamento tóxico entre jogadores e uma demonstração amigável de emotes. Se fosse um comportamento puramente tóxico mostrado por um jogador a outro, então seria uma razão válida para desqualificar a equipe.
Nós, da WPE, nunca pedimos que uma equipe fosse desqualificada por esses motivos. Houve múltiplas instâncias em nossa história em que nossa equipe adversária pode ser desqualificada devido a diferentes razões, como atrasos para um jogo, emote não intencional, às vezes, um pouco de trash talk. Sempre deixamos que os organizadores tomem a decisão final sobre esses assuntos, não os jogadores adversários.
Obrigado pelo seu apoio e estaremos lá no próximo torneio.
O campeonato em questão é organizado por um streamer Suzzysaur e engloba times Tier 2 e Tier 3 da região. Os fãs reclamaram de várias regras “bobas”, incluindo a de não poder usar emotes, nem mesmo os automáticos.
O caso ganhou repercussão internacional e foi alvo de críticas por vários streamers. Caedrel, famoso na comunidade de LoL, comentou que essa é a regra mais “idiota e merd*” que ele já viu em sua vida. Mesmo com toda a repercussão, a desclassificação foi mantida.