Em 2025 a Riot terá três torneios internacionais, e a divisão de vagas ficou um pouco diferente para algumas regiões, incluindo aqui na América, que agora englobará o CBLOL, LCS e a LLA!
Neste texto, vamos te explicar como será a divisão de vagas de cada campeonato internacional, e inclusive sobre a possibilidade dos times brasileiros não jogarem nenhum deles!
Primeiro torneio internacional – 5 vagas
O primeiro torneio internacional (ainda sem nome) acontece depois do primeiro split e terá cinco vagas, ou seja, um time de cada região. Vale lembrar que serão apenas cinco regiões globalmente: Américas (CBLOL, LCS e a finada LLA), LEC EMEA, LCK, LPL e APAC (PCS, VS, LJL e LCO).
Como a “Liga das Américas” será divida em Conferência Norte (LCS + 1 time do LLA + 1 time Tier 2) e Conferência Sul (CBLOL + 1 time do LLA + 1 time Tier 2), os campeões de cada conferência jogarão entre si para definir quem representará a região no primeiro campeonato internacional.
Sim, tem grandes chances de não termos nenhum time brasileiro neste campeonato.
MSI – 10 vagas
O MSI contará com 10 vagas e serão duas para cada uma das regiões. Diferente do modelo anterior, aqui é garantido que o melhor time de cada conferência jogue o torneio, então o campeão do CBLOL, ou melhor, Conferência Sul, vai jogar a competição.
Assim como acontece no momento, o campeão do MSI garante vaga direta no Worlds, enquanto o segundo colocado proporciona uma vaga adicional para a sua região.
Worlds (Mundial de LoL) – 16 vagas
O Worlds 2025 tem a divisão que mais traz “polêmicas” devido à sua divisão de vagas. Cada uma das regiões terá três vagas disponíveis, ou quatro, contando com o critério do MSI acima. No entanto, para a “Liga das Américas” temos uma divisão de vagas nova.
Os dois melhores times da Conferência Norte e os dois melhores da Conferência Sul vão jogar um mini-torneio para disputar essas vagas. É obrigatório pelo menos uma equipe de uma das conferências, o que significa que a LCS ou o CBLOL enviará dois times.
Isso pode resultar em cenários ótimos e péssimos para os times brasileiros:
- Melhor cenário possível: conseguimos enviar dois times brasileiros;
- Cenário “ok”: apenas um time brasileiro vai para o Mundial
- Cenário péssimo: Apenas um time da Conferência Sul vai para o Mundial, mas esse time é o do LLA
Vale destacar também que a Fase de Entrada do Worlds 2025 agora será uma única MD5 entre dois times, e o vencedor avança para a Fase Suíça com os outros 15 classificados. Ainda não foram revelados quais times disputarão essa nova Fase de Entrada.
Podemos não ter um time brasileiro em nenhum campeonato internacional!
Um cenário preocupante é que podemos não ter nenhum time brasileiro nos três torneios internacionais. Considere a seguinte situação:
- Novo campeonato: Conferência sul vence a disputa pela única vaga da Liga das Américas, então eles enviam um time;
- MSI: Time do LLA vence a Conferência Sul e fica com a vaga;
- Worlds: Um time do LLA e um time brasileiro disputam o regional pelas três vagas da Liga das Américas; time brasileiro é eliminado e LLA fica com a vaga.
Mudanças para o competitivo em 2025
Essas novidades são apenas algumas das mudanças que o competitivo de LoL terá em 2025. A Riot revelou uma série de outros ajustes que fará, incluindo mudança na regra de imports, criação da região APAC, Tier 2 podendo chegar ao CBLOL e LCS, e mais!
Vá para a nossa página de matérias do competitivo ou, se preferir, leia a nossa matéria geral com todas as novidades do competitivo em 2025.