Estamos chegando perto do mundial e todos estão super ansiosos pelo top 20 jogadores da Riot, eu como padrão sempre fiz o meu, então dessa vez decidi postar aqui nesta coluna.
Meus critérios de escolhas são basicamente quatro: – Performance no 2° split, importância em sua equipe, histórico e minhas expectativas individuais sobre o jogador, vamos lá então.
20 –Perkz: Apesar de ainda não o considerar um dos melhores na posição, quando falamos em competições internacionais, é inegável que a versatilidade do jogador tende a dificultar e muito a vida de seus adversários de rota. O mais importante e a principal característica de Perkz quando mid laner sempre foi ser decisivo nos momentos de pressão e essa ele ainda o mantém.
19 – Doublelift: Indiscutivelmente o melhor atirador da região norte americana, Doublelift está vivendo o auge mecânico de sua carreira. Mesmo sendo referência desde sempre na posição, Doublelift nunca conseguiu provar seu valor em mundiais, porém dessa vez parece que a história será diferente.
18 – Tarzan: O melhor jogador dessa Griffin que o mundo todo está esperando para ver em um palco internacional, tido como melhor jungler coreano por grande parte do público, Tarzan terá a difícil tarefa de guiar essa Griffin que depois de muitos fracassos chega ao mundial sem muitas expectativas, mas com tudo para provar.
17 – Lwx: Atirador que encantou a China com suas performances incríveis durante a última temporada da LPL, chega nesse mundial sendo considerado por muitos o melhor atirador da região, porém Lwx está indo para seu primeiro grande campeonato internacional e corresponder as grandes expectativas em cima dele com toda certeza será um grande desafio.
16 – Karsa: Com alguns altos e baixos durante o ano, Karsa chega como um dos principais nomes na posição que está recheada de grandes jogadores na competição. Conhecido por suas jogadas incríveis de Lee Sin, Karsa é um dos junglers mais criativos de todo o mundo, e apesar de ser muito mais consistente do que era Mlxg, anda tomando algumas decisões bem inconsequentes que nem sempre acabam resultando em boas jogadas.
15 – Rookie: Chegando em baixa para esse mundial, Rookie está longe de ser aquele monstro que destruiu seus adversários no mundial passado. Entretanto, com uma postura mais voltada em dar vantagens para seus companheiros de equipe, aos poucos Rookie vem recuperando a boa forma. Um jogador que independente da fase continua sendo genial e extremamente perigoso.
14 – Crisp: MVP da final LPL, Crisp mostrou ao mundo que se existe um adversário à altura de Ming, essa pessoa é ele. Sendo excelente jogando com campeões focados mais em utilidade, Crisp mostrou na final que é com os iniciadores que consegue mesmo fazer a diferença. Assim como seu companheiro de rota, Lwx, chega ao mundial com o grande desafio de corresponder as altíssimas expectativas criadas pelas performances icônicas durante essa última temporada da liga chinesa.
13 – Corejj: Para muitos o melhor jogador da Liquid. Para mim, além de melhor jogador, também o principal motivo do sucesso recente dessa equipe. Corejj também foi o fator principal da equipe na vitória histórica sobre a IG no último MSI. O sul-coreano é quem cria as melhores jogadas da Liquid e é por conta dele que essa equipe atingiu níveis nunca antes vistos na região.
12 – Caps: Possivelmente o melhor jogador do ocidente quando o assunto é micro game, Caps deixou de ser Baby Faker para ser finalmente Caps. Ele também é indiscutivelmente o melhor jogador da posição aqui no ocidente. O mid chega nesse mundial com a tarefa de conquistar com a G2 o que não conseguiu com a Fnatic ano passado, derrotar Rookie e ser campeão mundial.
11 – Nuguri: Se existe uma coisa que todo mundo sabe é que a Coreia produz excelente top laners, Nuguri não seria diferente. Principal jogador da jovem equipe da Damwon, ele chega ao mundial como o principal concorrente de TheShy pelo título de melhor coreano em sua posição.
10 – TheShy: Sendo um dos poucos jogadores da IG que conseguiu manter o bom nível de jogo durante toda a última temporada, TheShy continua fazendo magia, destruindo seus oponentes de lane e virando lutas que pareciam perdidas. Se a IG não parece mais tão assustadora quanto antes, TheShy faz questão de nós lembrar do porquê a Invictus foi tão assustadora.
09 – Tian: Eleito como melhor jungler da LPL nessa última temporada, Tian me faz questionar se ele é mesmo um jogador novato. Mecanicamente incrível e perfeito quando o assunto é lutas em equipes, ele junto de Doinb fazem o duo mid/jungle mais imprevisível e explosivo de toda China. Se alguém pretende derrotar a FPX nesse mundial, conseguir ler Tian é um belo de um começo.
08 – Clid: O jogador por trás da transformação da SKT e motor dessa equipe, Clid mostrou para o mundo que times da LCK podem sim ser explosíveis e rápidos. Sempre de mãos dadas com Faker andando pelo mapa, Clid chega nesse mundial como um dos pilares da toda poderosa SKT.
07 – Ming: Por trás de todo grande atirador tem um suporte maior ainda. Para mim, Ming é o melhor suporte do mundo. Um monstro quando o assunto é laning phase e jogar contra ele é saber que na menor das janelas você será punido e muito provavelmente morto. Ming é decisivo e impecável em tudo que faz no jogo e se não fosse por ele, Uzi não seria o que é hoje.
06 – Jackeylove: Assim como TheShy, Jackeylove não deixou de jogar um absurdo em nenhum momento do ano. Principal carregador da equipe durante a complicada final regional, Jackeylove vem como o principal jogador da atual campeã mundial.
05 – Wunder: A G2 joga de muitas maneiras, mas a mais assustadora delas é quando Wunder é o foco da equipe. Top laner mais versátil de todos presentes na competição, Wunder vive um momento sem igual. Acredito que para muitos, ele chega na competição como melhor top laner do mundo.
04 – Uzi: Melhor jogador do mundo por grande parte do ano passado, Uzi continua sendo o melhor atirador do mundo e o principal carregador da RNG. Ele se tornou a referência de todo o mundo quando o assunto é farmar, lutar e ser decisivo como atirador. Não existe muito mais o que falar sobre Uzi, apenas que ele continua a busca pela o único troféu que falta na sua estante de conquistas, a Summoner’s Cup.
03 – Jankos: MVP da LEC, Jankos vive o auge da carreira, principal jogador da equipe mais badalada do momento, campeão do MSI e incrível mecanicamente. O jungler é o motor que faz tudo funcionar nesta superagressiva e versátil G2, que sem ele, desmoronaria.
02 – Doinb: O melhor jogador que nunca esteve presente em um mundial finalmente conseguiu chegar no mais importante dos palcos. Doinb chega como um dos grandes favoritos ao título. Dono das escolhas mais diferentes em sua rota, Doinb é um verdadeiro showman. É por meio dele que todo jogo da FPX roda e se desenvolve e tentar adivinhar qual será o próximo passo de Doinb, é o grande problema de enfrentar a FunPlus Phoenix.
01 – Faker: The Unkillable Demon King. Ele está de volta e o pior de tudo, jogando muito. Faker pode não ser o jogador mais genial quando o assunto é micro game, mas sua história, seu legado e principalmente sua fase atual garante o primeiro lugar nessa minha lista. Diferente de anos passados em que Faker brigava por mais uma estrela em seu peito, dessa vez ele luta pela restauração do orgulho coreano.
Menções honrosas: Vocês não têm ideia em como foi difícil fazer esse top 20, muitos jogadores incríveis estão nesse mundial e por conta disso colocarei o nome de outros jogadores que quase entraram na lista final, mas acabaram ficando de fora. São eles: Teddy, Gimgoon, Rekkles, Levi, Broxah, Showmaker, Chovy, Licorice, Svenskeren, Mikyx, Khan, Canyon, Lehends, FoFo e Jensen.
Faltou alguém ou descorda de alguma das posições? Comente!