O VANGUARD chegou no LoL no dia 1 do mês de maio. Desde então, já é perceptível ver uma onda de banimentos no jogo por meio do anti-cheat que nasceu no VALORANT, junto de diversas reclamações sobre o programa.
VANGUARD terá onda de banimentos por hardware
Visando refinar e aumentar os banimentos, os desenvolvedores da Riot citaram que pretendem fazer os bans por hardware. Não foi citado a partir de quando virá esta mudança, mas isto significa que os computadores serão banidos.
Segundo a publicação do time de Dev do LoL no X (antigo Twitter), a medida do Vanguard banir por hardware será fundamental para diminuir o número de cheaters. Confira um gráfico que mostra a onda de banimentos dos últimos meses, e perceba a quantidade de jogadores banidos por Vanguard.
Reação da comunidade ao Vanguard
Na própria publicação, alguns membros da comunidade comentaram suas opiniões sobre o VANGUARD. Confira:
Muitas pessoas me falaram para não instalar a atualização devido ao Vanguard estar destruindo os PC’s. O computador do meu colega de quarto parou de funcionar e ele teve que redefinir os padrões de fábrica para resetar. Ele agora está passando o dia reinstalando suas coisas.
Alguma atualização sobre por que esses problemas estão acontecendo? Ou quando vai consertar?
Uma fã fez um pedido também para os usuários de skins custom
Só não faça o Vanguard banir usuários de custom skins ou algo assim, por favor
E um jogador cita o problema da falta de privacidade do Vanguard:
Não há como negar que o Vanguard é uma solução, mas eu diria que é uma solução inaceitável devido ao quão invasivo é para os usuários.
Existe uma solução melhor, mas primeiro nós temos que parar de aceitar o sacrifício da privacidade dos usuários.
O VANGUARD tira prints do seu PC?
Um dia antes, uma polêmica envolvendo o anti-cheat ganhou as redes sociais. Algumas pessoas fizeram engenharia reversa no código do VANGUARD e descobriram que ele pode tirar prints de todas as telas do seu computador, sejam elas do LoL ou não.
As preocupações com privacidade também foram abordadas e, de acordo com a Riot, o Vanguard não captura imagens de múltiplos monitores ou do computador inteiro, mas apenas da janela do cliente do jogo, para detectar atividades suspeitas como hacks de ESP.
A Riot garante que as funcionalidades do Vanguard estão em conformidade com as leis de privacidade regionais.
A empresa também prometeu um relatório externo completo nas próximas semanas ou meses, à medida que o Vanguard estiver ativo por mais tempo, para oferecer mais transparência e esclarecimentos sobre o programa.