LoL: Você já viu o que vai mudar no Garen? Entenda nesta matéria

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O Garen recebeu algumas atualizações no PBE e algumas delas deixaram a comunidade do League of Legends confusa. Antes de discutirmos os possíveis impactos dessas mudanças, vamos dar uma olhada no que mudou:

W – Coragem

  • Não vai existir mais o bônus de 10% de resistências quando você conseguir 150 acúmulos de Coragem;
  • Redução de Dano ajustada de 30% para 25-41%;
  • Tempo de Recarga reduzido de 23-15 para 22-13.

E – Julgamento

  • Não causa mais um dano adicional por giro baseado no nível;
  • Modificador de AD por giro aumentou de 36-40% para 36-44%;
  • Tempo de Recarga reduzido de 9 para 9-6 segundos;
  • Modificador de Crítico reduzido de 50% para 40%.

R – Justiça Demaciana

  • Dano Base reduzido de 150-450 para 150-350

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Foto: Reprodução/Riot

Dá pra considerar um nerf ou um buff?

A proposta dos ajustes é clara: transformar o Garen em um campeão mais bruiser — mais resistente, com itemizações focadas em vida e dano, e menos dependente de builds cheias de crítico, como tem sido comum atualmente.

Um dos pontos que mais chamaram atenção foi a mudança no E. A comunidade internacional encarou isso como um nerf, mas a história não é tão simples. Embora o dano por nível tenha sido reduzido, esse impacto pode ser compensado com um pouco de AD bônus. Nos primeiros níveis, sim, a habilidade fica mais fraca por conta da baixa quantidade de AD base. Mas no nível 18, bastam 59,5 de AD bônus para igualar o dano da versão anterior.

Ainda falando do E, a redução no tempo de recarga abre espaço para um estilo de luta mais prolongado. Com mais vida e dano sendo construídos ao longo da partida, o famoso giro do Garen continua sendo sua principal fonte de dano. O resultado? Um early game mais fraco, mas um late game estável e consistente.


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(Imagem: Divulgação/Riot)

No fim das contas, fica claro que a Riot quer fazer do Garen um campeão que escala melhor e que desempenha melhor como bruiser. Se você optar por itens como Quebrapassos e Sterak, ainda consegue alcançar o dano tradicional do E — só que com muito mais resistência. E é aí que entra a mudança no W: no nível máximo, você terá incríveis 41% de redução de dano a cada 13 segundos. Isso é muita coisa.

Antes, o Garen resolvia uma luta em três segundos. Agora, a intenção parece ser que ele vença pela resistência e constância, não mais pela explosão. Em resumo? Não é nem buff, nem nerf — é uma mudança no design do campeão.


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(Imagem: Divulgação/Riot Games

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

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