×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LTA 2025: “Recebi 1,5 milhão em três anos na FNATIC”, revela Bwipo

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Após superar a LEVIÁTAN e avançar nos playoffs da LTA 2025 1º Split, o Bwipo, top laner da FlyQuest, bateu um papo com o Mais Esports sobre o estilo de jogo dos times da conferência Sul, o salário nos esportes eletrônicos e suas metas para o desempenho internacional.

O desempenho das equipes da LTA Sul e a série contra a LEVIATÁN

Quando perguntado sobre qual time estaria dando mais trabalho nos treinos, e suas impressões da série contra a LEVIATÁN, Bwipo explicou o que enxergava de semelhança nos times do Sul, e se mostrou contente com o desempenho da FlyQuest:

Geralmente quando você enfrenta times como os da LTA Sul, geralmente eles têm um jogador muito bom e tudo gira ao redor dele, mas esse time parece que todo mundo é muito bom individualmente e eles tentam criar em todas as lanes. Então não tem a necessidade de focar só no “jogador-estrela”, todos eles estão prontos pra jogar e eu achei isso muito legal.

Honestamente, hoje foi um dia pra provar para nós mesmos que a gente consegue jogar devagar, com mais estabilidade, ter um bom jogo e alcançar essa performance estável no stage. O que eu acredito que a gente foi capaz de fazer.

O jogador ainda deu mais detalhes do segundo jogo, onde a equipe latina conseguiu ter uma partida mais parelha, e comentou que poderia ter tido um melhor desempenho caso tivesse executado melhor sua função:

Na minha opinião, no jogo 2, a partida ficou um pouco mais difícil de ser jogada porque eu fiquei mais animado do que devia e eu tentei jogar rápido demais em algumas lutas e a nossa composição precisava que eu criasse mais espaço e continuasse sobrevivendo. E aí ficou difícil o jogo porque eu errei um pouco, morri mais rápido do que devia, isso fez o nosso time ter que recuar, porque não tinha muita gente para criar espaço.

Então eu tinha essa responsabilidade e se eu morresse, a teamfight ficava muito difícil de ser jogada. Foi um teste ótimo ter essa função no time, eu penso que não mandei tão bem, mas enquanto o jogo seguia eu consegui conduzir melhor a minha parte e isso fez o jogo ficar melhor.

Foto do Bwipo jogando no palco da LTA 2025.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr

Os benefícios da transmissão de treinos

O jogador refletiu sobre a decisão da FlyQuest de transmitir treinos, falando sobre os pontos positivos que vê na prática:

Para mim, os treinos em stream giram em torno de três coisas: o primeiro é conteúdo, isto é o mais importante. É para as pessoas se entreterem, ver seus jogadores favoritos fazendo conteúdo, no fim do dia você tem um mínimo de duas a três horas de conteúdo. Isso é o que a Riot promove, certo? Eles nos fazem jogar um final de semana, jogamos uma melhor de três, isso é o que, três horas de conteúdo? Isso não é nada.

Eu posso fazer três horas de nada e minha semana não muda.

O jogador ainda reforça que apenas jogar no final de semana não conecta os torcedores com os jogadores, e fala que os treinos ajudam toda a comunidade (outros pro players, técnicos, fãs) a entender a diferença de LoL bem jogado para um LoL mediano.

Essa é a primeira coisa, toda semana, se o fã quiser ver como nós treinamos, ele pode. Ele não precisa, mas pode e essa é a primeira premissa, fazer algum conteúdo para as pessoas terem acesso de como nós somos, aprender sobre nossas personalidades, só por um momento da semana/dia onde esses fãs podem se entreter assistindo à gente.

O segundo ponto é, sendo um pouco franco, ajudar as pessoas entenderem a diferença entre o ótimo League of Legends e o bom League of Legends.

Eu quero que as pessoas entendam, tipo, essa pessoa está fazendo algo bom, mas não está funcionando por outras razões. Aquele cara está fazendo algo errado, e nós não deveríamos ficar felizes com isso, porque eu acho que muitos jogadores profissionais têm hábitos ruins ao longo dos anos que os fãs não veem.

A busca constante por sucesso internacional

Ainda no mesmo tópico, o top laner disse que, ao não terem discernimento do que é um LoL realmente bem jogado, os jogadores não atingem algo que, na visão de Bwipo, é o principal: o sucesso internacional.

Então essas pessoas continuam no cenário e nunca atingem o sucesso no cenário. O que eu acho que todos os fãs gostariam de assistir é isso, acho que o sucesso regional é importante, celebrar o League da sua região é legal, mas na minha opinião a forma de tornar o cenário sustentável é com o sucesso internacional. 

Então, para mim, não estamos tendo vantagem alguma ultimamente. Porque eu acho que me tornei um dos jogadores que entendeu o que é preciso para encontrar o sucesso internacional, mas eu quero que a minha região inteira tenha sucesso internacional.

Porque eu vim de uma era onde G2 e FNATIC encontraram o sucesso internacional, o LoL explodiu, todo mundo queria ver a gente, a LEC virou algo que todo mundo via, jogadores da LCK estavam vendo, jogadores da LPL estavam de olho, todos estavam de olho em nós.

“O que me assusta é não ter ninguém que faça a gente melhorar”, diz Bwipo

Ao ser perguntado se ele teria medo de dominar sua região, mas não conseguir dar um passo a mais internacionalmente, o jogador disse que não se preocupa com a FlyQuest somente, e sim, com os outros times do NA:

Exatamente, mas eu realmente não ligo sobre o meu sucesso internacional porque eu sei que vou encontrar isso. O que eu quero é que minha região encontre esse sucesso internacional.

Porque se eu for como segundo seed, e essa é minha perspectiva e outras pessoas vão discordar de mim, eu não ligo, mas eu nunca fui como o primeiro seed (na LEC), eu sempre perdi para G2. Mas quando íamos para torneios internacionais… ambos os times valiam a pena ser vistos, as pessoas ficavam animadas para ver a G2 e a FNATIC.

E o que eu estou tentando dizer é na situação que eu estou da LTA, eu quero que as pessoas sintam isso pela Team Liquid, sintam isso pela 100 Thieves, para qualquer um que for pro internacional por quê? Porque é isso que faz o ecossistema florescer.

É daí que vem o dinheiro, patrocínios, muito mais gente vendo significa mais apoiadores e a gente pode tornar sustentável. O grande problema, pelo menos para mim, é que os salários são ridículos, não é sustentável.

Os salários nos Esports

A partir dessa pergunta, o jogador entrou em um tema sensível no esporte eletrônico, o dinheiro gasto para manter imports com contratos imensos. O belga ainda citou a contratação de Swordart para a TSM como exemplo negativo:

Eu vou ser honesto com você, pelo menos na minha perspectiva, se a gente tornar tudo mais sustentável pra todos, todos também vão poder ter uma carreira mais longa e bem sucedida e todos vão ser felizes, o jogador mais abaixo de todas as folhas salariais também vai aproveitar.

Porque da forma que é trabalhado, os salários de baixo caem muito e os melhores são tipo: o triplo, quádruplo, quintuplo, 20 vezes mais. É só você lembrar de quando o Swordart recebeu 6 milhões (de dólares). Sabia que com 6 milhões você consegue financiar a operação inteira da Flyquest hoje, né? E o que eu quero dizer é que esse dinheiro foi queimado em um contrato de um ano, talvez dois times poderiam ser operados com essa quantia, isso só mostra que quem quer que seja que estava a frente dessa decisão era um idiota

O jogador concluiu falando sobre quanto já ganhou em contratos passados, revelando números do seu contrato na FNATIC, e ressaltou que espera que não se repita, para manter a saúde financeira dentro dos Esports.

Tipo, quem vem com uma ideia maluca dessa de 2 milhões por ano, um milhão por ano. Eu já tive um contrato de 900 mil Euros e fiquei… sem acreditar nesse número, tipo: da onde os caras tiraram essa grana? De onde vem esse dinheiro? Não faz nenhum sentido.

E não me entenda mal, eu tive um contrato muito grande na FNATIC, foi um contrato de três anos de 1,5 milhões, o que ainda acho muito, mas não quero que o Esports, em geral, repita isso.

Acompanhe a FlyQuest na LTA

A equipe de Bwipo segue viva na disputa de uma vaga para o First Stand, e tem boas chances de ser a nova queridinha do público no estúdio, visto que as equipes do Sul decepcionaram.

Para não perder nada do que acontece dentro e fora no campeonato de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA 2025 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 • Editado há 1 mês

Matérias Relacionadas
League of Legends
EMEA Masters 2025: A Europa é Los Ratones! Time do Caedrel é campeão da liga
League of Legends

EMEA Masters 2025: A Europa é Los Ratones! Time do Caedrel é campeão da liga

A Los Ratones cumpre o feito de ser campeã da EMEA Masters logo no seu primeiro split de formação, unindo conteúdo e LoL de altíssimo nível!

Há 13 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: “Não consegui trabalhar como gostaria”, diz Aoshi sobre passagem na LOUD
League of Legends

LTA Sul 2025: “Não consegui trabalhar como gostaria”, diz Aoshi sobre passagem na LOUD

Aoshi entrou no mérito dos bastidores de sua passagem na LOUD e confessou ter vivido dificuldades pra implementar o seu estilo de trabalho.

Há 14 horas
League of Legends
LPL 2025: IG vence a JDG, LNG e lidera o Grupo D de forma invicta
League of Legends

LPL 2025: IG vence a JDG, LNG e lidera o Grupo D de forma invicta

Invictus Gaming vence as três partidas do Dia 2 da LPL 2025 e assume a liderança do Grupo D com 100% de aproveitamento.

Há 17 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 23 de março: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 23 de março: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle de hoje com todas as soluções do dia. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 23 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: “Não esperava por isso”, diz Aoshi sobre saída da LOUD
League of Legends

LTA Sul 2025: “Não esperava por isso”, diz Aoshi sobre saída da LOUD

O treinador Aoshi falou com o Mais Esports em entrevista exclusiva, e comentou sobre sua saída da LOUD e próximos passos na carreira.

Há 1 dia
League of Legends
Circuito Desafiante 2025: Ayel fará live de Dopamina E-Sport vs LOS
League of Legends

Circuito Desafiante 2025: Ayel fará live de Dopamina E-Sport vs LOS

O jogador Ayel, top laner da Dopamina E-Sport, transmitirá a série contra a LOS, mostrando comunicação da equipe ao vivo.

Há 1 dia









































































Campeonatos Atuais