A LTA Norte teve a estreia de um pick bem exótico: Yorick, que recebeu um mini-rework e voltou a aparecer no competitivo do NA após 2.199 dias de espera!
A escolha foi feita por Bwipo, top-laner da FlyQuest. Confira os números dele na partida:
Entendendo o que mudou no Yorick e aparição no competitivo
A grande mudança do Yorick é que ele ficou mais forte sem necessariamente ganhar mais “dano”. O diferencial está no aumento do número de “fantasminhas”, os Andarilhos da Névoa. Veja o resumo feito por Phreak, um dos Game Designers de LoL, sobre o mini-rework:
Ele terá capacidade de utilizar seu exército com mais frequência, e agora eles terão uma barra de vida real em mais interações, tornando-os mais resistentes em algumas situações e mais frágeis em outras. No entanto, seu dano será reduzido.
Seu impacto não será mais focado apenas no dano à distância ou no poder dos minions. Em vez disso, ele contará com um número maior de Andarilhos da Névoa, fortalecendo-se individualmente, enquanto suas criaturas ganham mais resistência, mas causam menos dano.

Dessa forma, Yorick mantém sua identidade de split-pusher, mas agora com mais Dano por Segundo e uma capacidade melhor de lidar com campeões de poke, já que suas criaturas podem absorver essas habilidades por ele. Foi exatamente essa a justificativa que o Bwipo deu para o pick. Confira:
O Yorick é muito forte se você for inteligente no split-push. Ultimamente, esse campeão tem sido muito opressivo nas side lanes — ele consegue puxar demais com a Donzela (R).
Então, se você estiver enfrentando personagens que querem pressionar para aplicar poke, como o Jayce, não só as suas criaturas podem bloquear o poke, mas também é muito difícil para um campeão como esse sair do W. Com isso, eu conseguia criar muitos setups de gank e pressão na lane — e o Jayce odeia isso.
E isso se comprovou na partida. O Yorick é um campeão com um início mais lento, mas a FlyQuest soube tirar proveito disso: gankaram o Bwipo bem cedo, acelerando a pressão na rota e permitindo que o split-push começasse mais cedo do que o normal.
Com apenas 11 minutos e o primeiro item fechado, o Yorick já havia se tornado um pesadelo na side contra o Jayce. No clipe abaixo, dá pra entender bem como o campeão agora gira muito mais em torno de suas criaturas do que dele próprio. Confira:
Nas lutas, o Yorick começou a fazer mais sentido, zoneando o Azir com a ajuda de seus “bichinhos”. No entanto, a partida foi realmente decidida quando o Bwipo simplesmente foi pra side lane e afundou completamente a rota do topo, resultando no GG:
O Bwipo terminou a partida causando 18.859 de dano em estruturas — mais que o dobro do Jayce, que causou apenas 7.039. Curiosamente, a FlyQuest ganhou sem derrubar a Tier 2 do mid, mas levou ambas as sides e quando o Yorick pisou na base, foi GG.
Acompanhe a LTA Norte 2025
Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato norte-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Norte 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports! Não se esqueça de votar nos times que você acha que vão vencer no Bolão Mais Esports!
