Mais Esports

LTA Sul 2025: “Acho que não viram os últimos jogos”, diz VKS Morttheus sobre favoritismo da LOUD

League of Legends

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome

Com uma estreia convincente, a VKS venceu a LOUD, e está provando que vive um novo e promissor momento na LTA Sul 2025. Quem falou com exclusividade ao Mais Esports sobre esse excelente início de campeonato foi o Morttheus, ADC da Vivo Keyd Stars!

Como foi esta vitória contra a LOUD e qual é o sentimento sobre o split, em geral?

Acho que a partida de hoje foi bem tranquila, no sentido de que conseguimos montar um draft sólido. Dos três jogos, esse foi o mais fácil de executar, então dentro de jogo foi bem simples controlar o ritmo e não dar espaço pra eles snowbalarem com os campeões de early game. O jogo acabou se desenhando para teamfights, e a gente tinha uma composição melhor, então soubemos administrar bem até o fim.

Falando sobre o split como um todo, Acho que estamos mostrando um pouco da nossa evolução. É um time que começou muito novo, mas tivemos tempo pra nos organizar, ajustar a comunicação e as funções de cada um. Agora, começamos a colher os frutos desse desenvolvimento — e isso está começando a aparecer nos resultados.

Na foto, o ADC da VKS no CBLOL Academy 2024, Morttheus
(Imagem: Divulgação/Riot)

Quanto ao draft, que hoje foi bem nas suas palavras, também foi ótimo contra a RED. Esse é um dos diferenciais que vocês melhoraram nesta off-season?

Acho que sim. Todo time precisa draftar de acordo com as forças dos seus jogadores, tá ligado? Ficar testando muita coisa aleatória nem sempre ajuda. Nesse tempo, a gente conseguiu se especializar em alguns campeões e montar composições mais consistentes.

A gente conversou bastante sobre isso também, porque o draft era um ponto complicado pra gente. E, sinceramente, é uma parte bem difícil do jogo. Mas agora estamos colhendo os resultados, com drafts que giram em torno do que nossos jogadores fazem de melhor — principalmente nosso topside, que tem um estilo bem definido.

A gente do bot é um pouco mais versátil, então conseguimos adaptar dependendo da situação. No geral, acho que nossa leitura de draft tá bem boa nesse momento.

Morttheus, eu costumo falar nas lives do Mais Esports (todos os dias às 11h), que essa Keyd é top-2. Onde você está vendo a VKS hoje? Top 2, 3, 4… qual é sua projeção?

Na minha visão, o campeonato ainda tá só começando. A gente ainda tá se acostumando, pegando ritmo. E por isso, acredito que nosso time ainda tem muito espaço pra evoluir.

Pra ser sincero, acho que nossos treinos no começo até caíram de rendimento em relação ao primeiro split, porque a gente jogava mais focado no resultado do que no aprendizado. Agora não. Agora estamos jogando como um time de verdade, priorizando a prática e o desenvolvimento, e isso tem feito a diferença.

Foto: Reprodução/Riot.

Pensando nesse split, eu vejo a gente, no mínimo, entre os quatro melhores. E, até o fim do campeonato, nossa expectativa é competir de igual pra igual com times como a paiN e a FURIA — que pra mim são os mais fortes junto com a gente.

Enfim, o campeonato ainda é longo, então não tem muito o que cravar agora. Mas acredito de verdade que estamos no caminho certo pra brigar lá em cima, pra chegar na final

Falando de comunidade, eu vejo pessoas perguntaram “Quem vai resolver na VKS quando precisar”. Como você se sente com esse tipo de pensamento da comunidade?

Acho que, no geral, a comunidade brasileira tem uma visão um pouco engessada de como as coisas funcionam. Existe muito essa ideia de que, em algum momento, alguém vai ter que ‘resolver’. E, tudo bem, os jogadores podem ser clutch em certos momentos, sim. Mas pra vencer de verdade, os aspectos mais importantes vão além disso.

Na minha visão, esse é um bom time. Vai ter momentos de teamfights decisivas, especialmente em jogos contra times sólidos como a paiN. E, sinceramente, acho que temos jogadores que são, sim, capazes de decidir partidas. O Kisee, por exemplo, é um player bem decisivo, embora no primeiro split ele não tenha conseguido mostrar todo seu potencial por motivos que conhecemos internamente.

Foto: Reprodução/Riot.

O Disamis é extremamente constante, e o Trymbi… cara, muita gente não tem noção do quanto ele agrega. A presença dele garante que a gente esteja sempre no jogo.

Então, quando o assunto é definição de jogadas, acredito muito no nosso trio de carries. Eles têm esse potencial. Mas, pra mim, o mais importante pra vencer uma final é estar bem preparado e jogar como um time. As teamfights são só uma parte do jogo. Se o jogo estiver parelho, claro que faz diferença, mas não vejo isso como um ponto negativo pra gente, não.

Voltando no tema, eu quero que você me ajude a definir quando me perguntarem: quem é o “clutch player” desta VKS?

Cara, eu acho que… nosso time não tem exatamente aquele ‘jogador clutch’ único, sabe? Acho que são jogos em que a gente distribui bem a responsabilidade. Nosso top e mid jogam bastante de carry — eles não são do tipo que ficam presos só em função de utility ou tanque.

O Boal, por exemplo, é um cara que quando está forte, consegue colocar o jogo nas costas. E o Kisee, com os campeões certos, é extremamente clutch também. Eu também vou aparecer quando for a hora, né? Se tiver feedado, pode deixar que eu carrego — brincadeiras à parte (risos).

Foto: Reprodução/Riot.

Mas, falando sério, acho que nosso time tem, sim, tudo o que precisa pra decidir na hora que importa. Se a gente estiver bem preparado, vai dar bom.

Você citou do Trymbi e acho que essa é a grande dúvida da comunidade: como está a comunicação de vocês? A evolução de vocês jogarem juntos…

Eu acho que o Trymbi é um cara que… a personalidade dele é mais reservada, sabe? Ele é mais na dele fora de jogo, prefere ficar focado no próprio espaço.
Mas dentro de jogo, ele é super vocal, bem ativo mesmo. Ele fala sobre todas as jogadas, participa de tudo.

Acho que a gente nunca teve problema de comunicação na bot lane, mas agora a gente tá falando ainda mais — principalmente sobre fase de rota, detalhes de lane mesmo.

Então, não é alguém com quem a gente tenha dificuldade de trabalhar, muito pelo contrário. Ele ajuda todo mundo, tem um conhecimento que, sinceramente, eu acho que tá acima da média da região. Ele é, com certeza, uma base muito sólida pro nosso time.

Na foto, o Trymbi, técnico da VKS
(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Eu queria ouvir de você também uma avaliação da sua jornada no Tier 1. Do Academy até esse bom momento, pode contar mais sobre sua evolução?

Então, essa subida foi mais tranquila do que eu mesmo esperava. Minha adaptação foi rápida e, sinceramente, jogar no palco aqui tem sido até mais fácil pra mim do que os próprios treinos. Quando chega o jogo oficial, eu fico mais centrado, consigo focar melhor no que tenho que fazer.

Sinto que tô evoluindo rápido. Os coaches ajudaram bastante, principalmente o SeeEl — ele teve algumas semanas antes desse segundo split onde focou totalmente em mim.
A gente conseguiu se alinhar bem e isso me ajudou demais a crescer. Claro, ainda tenho muita coisa pra melhorar. Não me considero nem perto dos melhores, só tô jogando o meu jogo. Mas sei que, se eu seguir nessa pegada, dá pra refinar muito meu nível como ADC.

Foto: Reprodução/Riot.

Sobre o que ainda falta… Eu diria que são os detalhes. O ‘carinho’, sabe? Aquelas decisões mais refinadas que você só pega com o tempo e com experiência.

Por exemplo, saber exatamente como jogar uma matchup específica, controlar uma wave no mid antes da teamfight, ou tomar decisões mais rápidas durante um move.
Essas pequenas coisas fazem muita diferença. É isso que separa os bons dos grandes. E eu tô focado nisso. Quero evoluir nesses detalhes, porque sei que é isso que vai me levar pro próximo nível.

Pra fechar: pode mandar um recado para os torcedores? E pra comunidade também, que colocou a LOUD como favorita contra vocês!

Cara, o recado pra quem torce por mim e pelo meu time é simples: continuem acreditando.
A gente é um time com um potencial muito grande, e a torcida de vocês faz toda a diferença na nossa motivação, ali no calor do jogo.

Acho que estamos vivendo um momento muito legal, e esse apoio é o que impulsiona a gente a ir cada vez mais longe.
Então, segue com a gente — porque a caminhada ainda tem muito pela frente.

E pra galera que colocou a LOUD nas apostas… talvez não tenham assistido com atenção os jogos da semana passada, né?

Foto: Reprodução/Bolão Mais Esports

Acho que o nosso desempenho falou por si. A gente tá num momento bem melhor, somos um time com mais tempo junto, mais entrosamento.
Então hoje, deu a lógica.

Mas é isso: máximo respeito pra eles. Acho que a LOUD tem potencial, sim, pra crescer nesse campeonato. Só que hoje, a gente é o time mais pronto.

Próximos jogos do LTA Sul Split 2 2025

  • LEV vs LLL – 13 de abril, 13:00
  • VKS vs IE – 13 de abril, 14:00
  • RED vs PNG – 13 de abril, 15:00
  • FX7m vs FUR – 13 de abril, 16:00

Acompanhe a cobertura completa do LTA Sul Split 2 2025 com calendário de jogos, resultados, tabelas, times e outras informações aqui no Mais Esports! Não se esqueça de votar nos times que você acha que vão vencer no Bolão Mais Esports!

Imagem do estúdio da LTA Sul 2025
(Imagem: Divulgação/Riot)

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome
Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 12 de abril de 2025 • Editado há 5 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Essa campeã segue dominando a jungle mesmo após diversos nerfs
League of Legends

LoL: Essa campeã segue dominando a jungle mesmo após diversos nerfs

Essa campeã sofreu uma tonelada de nerfs, mas segue dominando a jungle nas filas ranqueadas do League of Legends.

Há 11 horas
League of Legends
LoL: Qual campeão você gostaria de ver mais no competitivo? Comunidade debate
League of Legends

LoL: Qual campeão você gostaria de ver mais no competitivo? Comunidade debate

A comunidade foi ao Reddit comentar sobre quais campeões eles gostariam de ver mais no competitivo de League of Legends.

Há 13 horas
League of Legends
LCK 2025: “Smash voltou para a equipe sem tempo de treino”, diz T1 Keria
League of Legends

LCK 2025: “Smash voltou para a equipe sem tempo de treino”, diz T1 Keria

A T1 tem passado por trocas constantes entre os atiradores Gumayusi e Smash, e o suporte Keria falou sobre o desempenho da equipe.

Há 15 horas
League of Legends
LCK 2025: Peanut alcança marca histórica e se junta a Faker
League of Legends

LCK 2025: Peanut alcança marca histórica e se junta a Faker

Peanut, jungler da Hanwha Life Esports, alcançou seleto grupo que apenas Faker frequenta, e marcou história mais uma vez na LCK.

Há 17 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 17 de abril: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 17 de abril: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle de hoje com todas as soluções do dia. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 22 horas
League of Legends
LoL: “Chromaskin?”, diz comunidade em crítica sobre nova skin do Ivern
League of Legends

LoL: “Chromaskin?”, diz comunidade em crítica sobre nova skin do Ivern

A comunidade criticou muito o primeiro passe de batalha da Temporada Ranqueada temática, sobretudo uma skin do Alistar que era claramente um chroma. O drama vai voltar para a nova Temporada...

Há 1 dia
Estrelabet
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Campeonatos Atuais