LTA Sul 2025: “Precisamos ser mais tryhard”, diz FURIA Guigo
League of Legends
Neste último sábado (16), a FURIA caiu para a Chave Inferior após a derrota para a Vivo Keyd Stars. Com exclusividade, o Mais Esports entrevistou Guigo, ex-VKS e atual campeão da LTA Sul 2025, que explicou o que faltou para as Panteras.
O que tornou a série tão difícil hoje, Guigo?
Cara, primeiramente, assim, eu acho que a Keyd mandou bem. Eu acho que eles vieram bem diferentes, assim, na atitude, na postura, nos fundamentos. Eles realmente me surpreenderam bastante, assim, não sei o que os meus teammates pensam, mas, pra mim, eles melhoraram bastante do que a gente tinha visto deles.
Acho que, como time, a gente deu uma desleixada, assim. Acredito que hoje a gente se encontra num nível pior do que o que a gente tava, por exemplo, quando ganhou a final e quando a gente tava jogando lá fora. Acho que, no geral, a gente deu uma desleixada, assim, como time. Não tá acertando muitas coisas, a gente não tá muito jogando junto.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.
Na minha opinião, a gente voltou um pouco àquela coisa da gente jogar cada um fazendo o que quer e meio que tentando se adaptar nisso. Acho que eles vieram com planos melhores, com planos de drafts melhores também. Acho que pegou a gente desprevenido hoje.
Mas vai ficar assim não, vamos voltar mais fortes na próxima semana, arregaçar todo mundo. Porque, independente de tudo, ainda tenho muita confiança nesse time. Acho que, se for falar de performance individual, acredito que eu e o Tutsz mandamos bem mal hoje.
(Imagem: Divulgação/riot)
A gente tomou muito pick-off, ficou muito atrás no early game. E isso aí deixou o jogo muito mais fácil pra eles. A Keyd é um time que é forte no early game, então, a partir do momento que a gente deu essa vantagem fácil pra eles, o jogo já ficou, cara, impossível.
No jogo 2, até que tava um pouquinho mais disputado, foi por causa de uma play milagrosa que a gente conseguiu lá, perto da T2 no bot. Era um jogo que era pra eles terem passado o carreto na gente também. Então, no geral, acho que a gente veio desleixado e eles vieram com muito sangue no olho.
Você falou sobre você e o Tutsz, vocês acham que foram abaixo no trabalho de side — que a VKS foi bem nesta rodada — ou foi um problema desde a lane phase?
Acho que desde a lane mesmo. Acho que teve muito erro bobo também. Por exemplo: no jogo 1, acho que as lanes, tanto do mid quanto do top, estavam de boa, mas aí a gente fez aquela play no mid lá, que eu errei a ult, o Tutsz não acertou o stun da Taliyah, aí eu flashei pra frente achando que ele tinha flash e a gente ia matar ele. Anyway, cara, foi um show de horrores. Talvez a gente tenha entrado um pouco emocional demais também. Acho que a gente não estava tão calmo jogando. Acho que a gente estava fazendo coisa bastante afobada, principalmente no primeiro jogo. E é isso.
Em relação à semana de preparação, você sentiu que a preparação foi boa? Porque eu imagino que exista alguma dificuldade, porque vocês tinham acabado de vencer eles.
Cara, acho que desde que entrei na FURIA, assim, e no trabalho com o Thinkcard, a gente não foca muito no outro time, na verdade. A gente foca nas nossas forças, nos bonecos que estão dando certo pra gente, em que matchups a gente quer priorizar, principalmente. E acho que esse talvez seja um ponto em que a gente foi puxado pelo pé, porque acredito que, às vezes, no nosso draft, a gente prioriza muita coisa de matchup, por exemplo, de rota individual, e acho que nesse quesito alguns drafts, algumas composições, não fizeram tanto sentido. Por exemplo: acho que esse do jogo 3.
E é isso. Acho que tem muitos pontos para se tirar dessa série. Acredito que eles não necessariamente pegaram a gente de surpresa, tipo: “nossa, eles melhoraram muito”. Acho que eles foram, simplesmente, o time mais sólido nos fundamentos hoje, com planos legais, com execução sólida. E é isso, a gente foi um time pior.
Cara, em 2025, no terceiro split, a gente não está vendo tantos stomps. Acho que fora aquele jogo 2 contra o Fluxo, que a FURIA vinha fazendo tanto no segundo split, a gente ouviu sobre uma mudança de estilo. Você acha que essa mudança de estilo está impactando um pouco nisso tudo que você me falou?
O que eu sinto é que agora mudou o patch para esse playoff, então muita coisa ainda está meio que se desvendando sobre o meta. Acho que as prioridades ainda estão meio nebulosas, por assim dizer. As prioridades que a gente vê na LCK, na LPL, não são as mesmas que a gente está vendo aqui em treino, por exemplo. Então, acho que faltou adaptação, faltou ter esses insights mais rápidos de draft do meta. E é por isso que a Keyd veio com uma leitura melhor, no geral, da série, de como o draft tá também.
Você falou sobre a resiliência mental do time, o Jojo também falou sobre isso na coletiva, mas você acha que essa foi a pior derrota do ano da FURIA em 2025?
Com certeza, com certeza sim. Porque foi uma série em que, pô, a gente saiu atrás de todos os early games. Foi uma série em que, quando a gente conseguiu retomar o rumo do jogo 2 lá, que era o jogo que estava perdido e a gente tava na frente, a gente, de novo, deixou meio que… uma bunda, né? Parecido um pouco com o jogo contra a paiN, aquela série que a gente perdeu contra eles. Então, é, muitos erros aí que a gente tá mostrando e que a gente precisa vir hoje e tentar mudar.
Essa é a pergunta de milhão, né? Pra quem é competidor, acredito que é um processo, sempre é um processo. Essa questão de você montar um time, de você se desenvolver individualmente… Pro nosso time, acredito que seja uma questão mesmo de tryhardar mais. Acho que isso pode soar um pouco vago, mas acredito que, quando a gente é um time que tá com sangue no olho, é um time que encaixa tudo certinho, que a gente faz esse tipo de jogo que você comentou.
Pô, a gente vinha arregaçando, não dava espaço pros caras reagirem no jogo, dominava a gold na frente. Então, acho que é um pouco disso, que a gente vinha mais adulto mesmo, mas tryhard pra semana.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.
Algum recado final?
Cara… eu vi a desgraça do vídeo do SeeEl, lá, falando que era o melhor time da LTA, que ia sair 3-0, 3-1.
Pior que essa foi sua primeira derrota pra Keyd do SeeEl, sabia?
Sim, sim. Agora os caras estão grandão, né? Vão vir folgando, é isso aí. Tem que aceitar quieto, mas vai ficar assim não. Espero pegar eles de novo aí nessa lower bracket, espero que algum time ganhe deles pra gente broncar eles e mandar eles pra casa. É isso aí que eu queria dizer.
Acompanhe a LTA Sul 2025 3º Split
Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 3° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!
Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir a costream do Mais Esports no YouTube e na Twitch.