Mundial de LoL: Todos os times que já foram campeões do torneio

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
November 3, 2021

Ano após ano os espectadores ficam ansiosos para o Mundial de LoL, também conhecido como Worlds. O campeonato reúne as melhores equipes do mundo, que lutam pelo título de campeão mundial e também uma linha exclusiva de skins dentro do League of Legends.

A primeira edição do mundial aconteceu ainda em 2011, e na ocasião a Fnatic foi a grande campeã. De lá para cá o evento cresceu muito e já foi sediado em várias cidades e países (veja todas as cidades).

Veja a seguir em vídeo todos os times que já foram campeões do mundial de LoL; eles estão organizados por ordem cronológica. Se preferir, logo após o vídeo teremos a lista de times em texto.

Continue após a publicidade

Times campeões do mundial de LoL

Fnatic – Worlds 2011

Fnatic campeã do Worlds 2011
Foto: Riot Games

A Fnatic foi o primeiro time campeão mundial na história do competitivo de LoL. O time venceu o torneio ainda em 2011, quando só tínhamos oito equipes participando, e basicamente todas elas dos Estados Unidos e Europa.

Ela não teve a melhor das Fases de Grupos e terminou 1-2, na terceira colocação. Nos playoffs a FNC começou vencendo a CLG por 2-1, e em seguida venceu a EPIK e a Against All Authority por 2-0.

A AAA ainda conseguiu se recuperar e venceu a TSM na chave inferior, mas na final novamente perdeu para a Fnatic, dessa vez por 2-1.

Taipei Assassins – Worlds 2012

Mundial League of Legends LoL 2012 Taipei Assassins
Foto: Riot Games

O mundial de LoL de 2012 teve a Taipei Assassins como campeã, e foi uma das maiores surpresas que já tivemos no competitivo.  Ela fez uma caminhada digna de filme, derrotando a NaJin Sword, da Coreia do Sul, por 2-0 nas quartas-de-final, e a Moscow 5, da Rússia, por 2-1 nas semifinais.

Mas o momento mais emblemático ficou na Grande Final: a Azubu Frost, que vinha de uma temporada fortíssima no LoL, abriu um jogo de vantagem na decisão. Foi então que o time de Taiwan engatou a segunda marcha e passou o trator sem dó depois disso, ganhando as três partidas seguintes de forma convincente e levando o título do Worlds 2012.

Samsung White – Worlds 2014

Mundial League of Legends LoL 2014 Samsung White
Foto: Riot Games

No próximo tópico você entenderá o motivo de termos pulado o Worlds 2013. Bem, indo para o mundial de LoL de 2014 tivemos a Samsung White conquistando mais um título para a Coreia do Sul. A equipe destruiu na Fase de Grupos e terminou 6-0, mostrando ser uma das favoritas do torneio.

Nos playoffs, venceu a TSM por 3-1, e nas semifinais venceu a sua irmã, a Samsung Blue, por 3-0. A final foi contra a Star Horn Royal Club, e os sul-coreanos garantiram a vitória, dessa vez por 3-1. Esse mundial também marcou o segundo vice-campeonato de Uzi, que já havia perdido no ano anterior para a SKT T1.

SKT T1 (atual T1) – Worlds 2013, Worlds 2015 e Worlds 2016

SKT T1 levantando a taça de campeã do Worlds 2016
Foto: Riot Games

2013
Faker, o maior jogador de LoL da história, fez sua estreia no competitivo. Na época a equipe ainda se chamava SK Telecom T1, mais conhecida como SKT T1.

Naquela edição a equipe mostrou um desempenho impressionante já na Fase de Grupos e terminou 7-1. Nos playoffs ela venceu a Gamania Bears (3-0), Najin Black Sword (3-2) e Royal Club (3-0) para faturar o título.

2015

Em 2014 eles falharam na classificação, mas em 2015 voltaram com tudo e tiveram uma das campanhas mais dominantes já vistas na história de um mundial. A SKT T1 terminou a Fase de Grupos 6-0 e venceu nos playoffs a Flash Wolves e Origen por 3-0. Até a semifinal contra a Origen, Faker e companhia não tinham perdido nem sequer uma torre T2.

A equipe sul-coreana só perdeu um jogo no torneio todo, e foi na grande final, ocasião em que derrotou a KOO Tigers por 3-1. O destaque daquele mundial de LoL ficou nas mãos de Marin, um top laner que estava em ascensão naquela época, muito à frente dos adversários.

2016

Em 2016 eles voltaram ao mundial de League of Legends e conquistaram mais um título. Faker e companhia fecharam a Fase de Grupos com um placar de 6-1, e nos playoffs já começaram vencendo a RNG por 3-1.

A semifinal foi contra a ROXTigers em uma das séries mais históricas que já tivemos e que durou os cinco jogos, com direito a Miss Fortune suporte fazendo a sua estreia no competitivo e surpreendendo até a própria SKT T1. Eles conseguiram vencer por 3-2 e avançaram para a final, vencendo também por 3-2 a Samsung Galaxy.

Samsung Galaxy – Worlds 2017

Samsung com a taça do mundial de LoL
Foto: Riot Games

A Samsung Galaxy venceu o Worlds 2017 após ter ficado no quase em 2016. A equipe novamente chegava no mundial de LoL como a “desacreditada” da Coreia por ser o Seed 3, mas teve um ótimo desempenho no torneio.

Eles terminaram a Fase de Grupos 4-1 e nos playoffs derrotaram a Cloud9, Longzhu Gaming, Team WE. Na final, a organização teve a sua vingança contra a própria SKT T1, que havia vencido eles no torneio anterior, e venceu por 3-0.

Invictus Gaming – Worlds 2018

Invictus Gaming levantando a taça do mundial de LoL
Foto: Riot Games

A China vinha sendo considerada a segunda potência do LoL mundial há alguns anos, mas ainda não havia vencido nenhuma edição do mundial. A Invictus Gaming foi o time que quebrou esse tabu no Worlds 2018.

Eles passaram da Fase de Grupos na segunda colocação, tendo perdido apenas duas partidas, ambas contra a Fnatic. Nos playoffs eles já tiveram uma série difícil nas quartas de final, mas conseguiram vencer a KT Rolster por 3-2.

Nas semifinais não tiveram dificuldades para eliminar a G2 e na decisão tiveram a vingança contra a Fnatic, vencendo por 3-0.

Funplus Phoenix – Worlds 2019

Funplux Phoenix levantando a taça do mundial de LoL
Foto: Divulgação/Riot Games

A Funplus Phoenix foi o segundo time da China a conseguir vencer um mundial de League of Legends, e na época impressionou a todos pelo desempenho do mid laner Doinb. Ele ficou conhecido por jogar saindo bastante da lane para ajudar seus companheiros, além de ter uma champion pool vasta e exótica.

A FPX chegava hypada naquele ano já que havia acabado de vencer a LPL, e fez valer todas as expectativas. Na Fase de Grupos terminou 4-2 na primeira colocação. Nos playoffs venceu por 3-1 a FnaticInvictus Gaming, respectivamente. Na grande final derrotou a G2 por 3-0 e garantiu o título.

DAMWON KIA – Worlds 2020

DAMWON levantando a taça do mundial de LoL
Foto: Divulgação/Riot Games

A DAMWON representa a nova geração de jogadores da LCK e chegou para colocar a Coreia de volta no topo do mundo. Showmaker e companhia venceram o segundo split da liga sul-coreana em 2020, mas o favoritismo no Worlds 2020 ainda era da China com as equipes da LPL.

Durante a Fase de Grupos do mundial de LoL, a DAMWON não encontrou dificuldades e terminou 5-1, na primeira colocação do seu grupo. Logo na primeira série dos playoffs a equipe já eliminou sua conterrânea, a DRX (3-0). Em seguida eles venceram a G2 (3-1) e na grande final tiraram o título da China ao vencer a Suning por 3-1.

EDG – Worlds 2021

Foto da EDG levantando a taça do Worlds 2021
Foto: Divulgação/Riot Games

A DAMWON Kia teve a chance de conquistar o bicampeonato em 2021, mas foi surpreendida na grande final pela EDG, que venceu os até então atuais campeões por 3-2. A EDG chegou como seed 1 da LPL, mas não mostrava jogos tão consistentes quanto a equipe sul-coreana.

A EDG terminou em segundo lugar no grupo B com um placar de 4-2 na Fase de Grupos do torneio. Nos playoffs eles tiveram uma caminhada difícil, vencendo tanto a RNG (quartas de final) quando a Gen.G (semifinal) por 3-2. A final também foi suada e todas as apostas estavam em cima da DAMWON, que claramente vinha com uma campanha melhor.

No entanto, como se diz o ditado, o jogo é jogado e a EDG garantiu o seu primeiro título do mundial de LoL.

 

 

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!