Os shows de abertura do Mundial de LoL, também conhecido como Worlds, são um espetáculo à parte feito pela Riot Games. Com artistas famosos, tecnologias únicas e grandes performances, essas apresentações ficam marcadas na memória dos fãs de League of Legends.
Ao longo dos anos, a Riot tem buscado se superar em cada show de abertura da final do mundial de LoL. Já tivemos Imagine Dragons ao vivo, realidade aumentada, K-Pop, entre várias outras ideias sendo colocadas em prática.
Relembre abaixo todos os shows de abertura que a Riot já realizou na história do Worlds, o mundial de LoL.
2013 – Banda e orquestra ao vivo
O primeiro dos shows de abertura do Mundial de LoL aconteceu em 2013. A banda The Crystal Method se apresentou nos Estados Unidos com um show de música eletrônica.
Junto a eles, uma orquestra também tocou ao vivo e animou os milhares de fãs no estádio.
A Riot começava a engatinhar para grandes eventos do Worlds, e consequentemente grandes shows de abertura do mundial. Assista ao show da final:
2014 – Imagine Dragons no show de abertura
Em 2014, a banda Imagine Dragons criou a música ‘Warriors’, que foi o tema do mundial de LoL daquele ano.
A canção é um sucesso até hoje, considerada pelos fãs uma das melhores entre os temas do torneio. Na final do Worlds 2014, a banda se apresentou ao vivo na Coreia do Sul, relembre o momento:
2015 – Faker dando uma de Vayne
Em 2015 não tivemos nenhuma apresentação ao vivo, e a abertura da final acabou sendo um vídeo feito pela Riot, que foi inclusive muito bem produzido.
No entanto, a ocasião ficou marcada pela cambalhota do Faker durante a apresentação dos jogadores, no melhor estilo Vayne. Confira:
2016 – DJ Zedd no Staple Center junto a uma experiência holográfica
Em 2016 tivemos do DJ Zedd, responsável pela música Ignite (tema daquele ano) tocando ao vivo no Staple Center, em Los Angeles.
Neste mundial de LoL a Riot já começou a implementar um sistema de “hologramas” que interagiam com o palco e criavam um ambiente ainda mais imersivo. Veja o momento:
2017 – Um Dragão invadindo a final do mundial de LoL
Em 2017 tivemos uma das aberturas que mais surpreendeu os fãs. A Riot criou um dragão em realidade aumentada que invadiu o estádio e roubou a cena na abertura da final.
Além disso, também tivemos a banda Against The Current performando a música Legends Never Die, tema do Worlds naquele ano. Veja:
2018 – K/DA em realidade aumentada
Em 2018 a Riot levou as bandas The Glitch Mob, The Word Alive e o artista Mako para a final do mundial de LoL, ocasião em que tocaram a música Rise, tema do torneio naquele ano.
No entanto, quem roubou a cena foi o grupo K/DA, que teve os personagens do jogo em realidade aumentada interagindo com os artistas originais (Madison Beer, Miyeon, Soyeon do (G)I-DLE e Jaira Burns) da música POP STARS.
Para muitos, esse foi um dos melhores shows de abertura do Mundial de LoL. Veja a apresentação:
2019 – Um show de abertura com hologramas na final do mundial de LoL
Em 2019 foi quando a Riot alcançou o mais alto nível em termos de produção de show de abertura de uma final de mundial.
A empresa levou os artistas Cailin Russo, Chrissy Costanza, Valerie Broussard, Becky G, Keke Palmer, Soyeon do (G)I-dle, Duckwrth, e Thutmose para apresentarem a música recém-lançada GIANTS, do grupo True Damage.
A apresentação foi simplesmente insana, com os artistas interagindo com os hologramas dos seus personagens. Confira:
2020 – Um medley de várias músicas do mundial de LoL
Em 2020 a Riot teve um difícil desafio: pensar em uma boa cerimônia de abertura mesmo com todos os empecilhos causados pela pandemia do COVID-19.
A empresa optou por uma apresentação que mistura várias músicas já lançadas, incluindo uma nova do grupo K/DA, canções antigas que foram temas do mundial de LoL e claro, a apresentação da música tema daquele ano, Take Over.
Novamente tivemos o uso de realidade aumentada, combinada com uma apresentação de dança e coreografia. Veja como foi o show de abertura da final:
2021 – Imagine Dragons, Bea Miller e J.I.D
Em 2021 a Riot optou por uma abertura pré-gravada, já que a final não teve a presença da torcida.
Se por um lado o show perdeu um pouco da sua emoção do ao vivo, por outro tivemos uma qualidade de efeitos gráficos e ideias jamais vista nas aberturas de final do mundial de LoL.
A empresa criou uma espécie de “live-action” para comemorar a série Arcane e colocou a banda Imagine Dragons e o rapper J.I.D no universo de Runeterra. A empresa também apresentou a música tema do Worlds 2021, Burn it all Down. Confira:
2022 – Lil Nas X, Jackson Wang & Edda Hayes
Em 2022 a apresentação principal foi da estrela do pop Lil Nas X, que performou ao vivo a música Star Walkin, tema do Worlds daquele ano.
Ele teve uma apresentação grandiosa, com vários elementos do clipe. Além dele, também se apresentaram os artistas ackson Wang e Edda Hayes.
Assista ao show de abertura do Worlds 2022:
2023 – NewJeans e HEARTSTEEL
Em 2023 a Riot trouxe o grupo de K’Pop NewJeans para se apresentar ao vivo. As meninas foram responsáveis pela música “GODS“, tema do mundial deste ano.
Além disso, também tivemos apresentação da primeira Boy Band do LoL, a HEARTSTEEL, com a música PARANOIA.
2024 – Ashnikko, Mars Atlas + Tiffany Aris e Linkin Park
A cerimônia de abertura começou com a música “Paint the Town Blue”, de Ashnikko, que integra a trilha sonora da segunda temporada de Arcane. Em seguida, “Still Here”, música tema da Temporada 2024 de League of Legends, foi apresentada ao vivo por Mars Atlas, do grupo Forts, e Tiffany Aris. Veja mais:
O grande destaque do dia ficou reservado para o final. A banda Linkin Park subiu ao palco para performar “Heavy is The Crown”, faixa de seu novo álbum From Zero e tema oficial do Worlds 2024. A música reflete sobre o título da T1 em 2023, destacando o peso de conquistar quatro títulos mundiais, tanto para a organização quanto para Faker.
Quer saber mais sobre o mundial de LoL? Veja a nossa coletânea de todos os times que venceram o Worlds até então, bem como a lista das skins temáticas que cada um deles pediu após o título.