Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

O Mundial virou uma LCK mais fácil

Geral

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome

O domínio coreano no League of Legends é simplesmente algo que não podemos negar. Após a SKT vencer mais um campeonato, fiquei com a enorme necessidade de comentar sobre isto.

Fnatic campeã, Europa no topo!

Acompanho o Lea­gue of Legends desde a primeira temporada. Na época, tivemos uma competição de porte bem menos que temos hoje onde a fnatic saiu vitoriosa. O polonês Shushei simplesmente jogava com uma agressividade implacável.

shushei
Shushei concedendo entrevista após vencer o Mundial da Season 1

Leia: Quem é Shushei

A chegada dos asiáticos

Na segunda temporada os asiáticos entraram no mundo do League of Legends. Times como World Elite da China e Azubu Frost da Coréia faziam sucesso e ganhavam o respeito de todo o mundo. Naquele ano, os russos da lendária Moscow 5 eram ao lado da CLG.eu a grande esperança de todo ocidente para conseguir enfrentar os asiáticos.

Ambos os times foram desclassificados e a final da competição foi decidida entre dois asiáticos: TPA e Azubu Frost. O favoritismo coreano era inegável, ninguém imaginaria que o time de Taiwan chegaria tão longe, e eles conseguiram voar ainda mais alto e foram campeões Mundiais.

Na season 2 ficou claro o início do domínio asiático, ficou claro também que os coreanos realmente eram muito bons neste jogo. Mas tivemos o brilho de um underdog como a TPA evoluir mais que todos no campeonato e ser a equipe campeã.

Faker jogando de Tahm Kench AP Mid
Divulgação: OGN

O início de uma era

Mesmo com o cenário não sendo campeão na Season 2, a Coréia já era novamente vista como favorita para o Mundial. A Samsung de Dade havia vencido o primeiro split da LCK (na época, OGN) e vinha com um grande hype para a competição. Tinhamos tambm a famosa Najin White Shield como uma das equipes mais fortes da competição e a campeã coreana, a SKT1.

Os coreanos já conheciam Faker, já sabiam o que ele era capaz de fazer. No Mundial da Season 3, o mundo conheceu Faker. Ele simplesmente estava anos na frente dos outros jogadores, exatamente, ele estava anos. Faker entendia o jogo de uma maneira que nenhum outro jogador conseguia naquela época, fora isso, mecanicamente ele era simplesmente um monstro.

Veja: Porque Faker é considerado o melhor do Mundo

A SKT T1 foi campeã naquele ano. A final contra a Royal? Foi bem tranquila! Domínio coreano total! A SKT teve realmente dificuldades contra UM oponente: A Najin. Basicamente, a equipe coreana só passou aperto contra outra equipe coreana. Isso foi simplesmente assustador.

Nas próximas temporadas tivemos a Samsung White vencendo o Mundial, novamente contra a Royal na grande final.

Em 2015, tivemos algo inédito, que aparentemente vai se tornar cada vez mais comum: Duas equipes coreanas se enfrentaram na final. SKT vs KOO TIgers jogaram a grande final e era mais um título para a Coréia.

2016, a supremacia coreana CRESCE

Foto: Riot Games
Foto: Riot Games

O Mundial deste ano começou antes dos jogos. Scrims vazadas entre TSM e SKT e o time americano estava se dando bem. Power Rankings colocando Edward Gaming e TSM na frente de equipes coreanas.

Na primeira semana do Mundial, todas as equipes coreanas perderam pelo menos uma partida. Crescia a esperança no público de ver uma campeã de outro cenário.

Porém, o Mundial nunca é vencido por quem chega como o melhor e sim por quem se torna o melhor. As equipes coreanas tiveram uma evolução gigantesca durante a competição.
Eles traziam novos picks para responder as grande escolhas do meta. Não preciso nem comentar sobre a MF suporte de Gorilla né?

Resultado? Na semifinal nós tinhamos 3 equipes coreanas.

Mais uma final com apenas coreanos, mais uma equpe coreana campeã. Aliás, mais um título da SKT, mais um título para Bengi, Faker e Kkoma.

Quem é a quarta melhor equipe do mundo?

Score, jungler da KT
Score, jungler da KT

SKT, Samsung e ROX foram as três melhores equipes deste Mundial. Mas quem seria a quarta? H2k? Royal Never Give Up? EDG?

Bem, a quarta melhor equipe do Mundo nem jogou o Mundial. A KT da Coréia não conquistou a vaga para a competição que acabou ficando para a Samsung.

A LCK mais fácil

Isso me fez pensar, será que a LCK é uma competição mais difícil que o Mundial? Em qual posição a campeã chinesa/europeia/americana ficaria em um torneio apenas com equipes coreanas como é a LCK?

Agora imagine um grupo no Mundial com 2 equipes coreanas, será que outras equipes conseguiriam a classificação?

O domínio coreano chegou em um ponto tão alto que esta é a grande verdade: O mundial é uma LCK mais fácil.

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome
Eric Teixeira

por Eric Teixeira

Publicado em 12 de novembro de 2016 • Editado há mais de 8 anos

Matérias Relacionadas
Geral
MIBR lança campanha para incentivar gamers a doarem sangue
Geral

MIBR lança campanha para incentivar gamers a doarem sangue

MIBR lança “Operação GG: De Gota em Gota” para mobilizar comunidade gamer em campanha nacional de doação de sangue.

Há 2 dias
Geral
Cristiano Ronaldo é nomeado Embaixador Global da Esports World Cup
Geral

Cristiano Ronaldo é nomeado Embaixador Global da Esports World Cup

Um dos maiores atletas de todos os tempos, Cristiano Ronaldo assume papel de Embaixador Global da Esports World Cup.

Há 7 dias
Geral
Plataforma de lives Loco encerra contratos com streamers
Geral

Plataforma de lives Loco encerra contratos com streamers

A Loco, plataforma de transmissões ao vivo, encerra seus contratos com streamers no Brasil após cerca de cinco meses de operação.

Há 8 dias
Geral
VALORANT: Riot fará ajustes para conter a sobrecarga de habilidades
Geral

VALORANT: Riot fará ajustes para conter a sobrecarga de habilidades

Riot detalha mudanças no VALORANT para equilibrar habilidades com foco em clareza e contra-ataques viáveis.

Há 21 dias
Geral
Redes sociais dos produtos da Riot Brasil são hackeadas
Geral

Redes sociais dos produtos da Riot Brasil são hackeadas

As redes sociais dos produtos da Riot Brasil foram hackeadas nesta quarta-feira. Porém este tipo de ataque não é novidade para Rioters.

Há 23 dias
Geral
Primeiro ambulatório de Esports do Brasil é inaugurado com atendimento gratuito pelo SUS
Geral

Primeiro ambulatório de Esports do Brasil é inaugurado com atendimento gratuito pelo SUS

Iniciativa pioneira, dentro do Centro de Traumato-ortopedia do Esporte, ambulatório busca atender streamers, profissionais e fãs de Esports.

Há 29 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais