×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

O Mundial virou uma LCK mais fácil

Geral

O domínio coreano no League of Legends é simplesmente algo que não podemos negar. Após a SKT vencer mais um campeonato, fiquei com a enorme necessidade de comentar sobre isto.

Fnatic campeã, Europa no topo!

Acompanho o Lea­gue of Legends desde a primeira temporada. Na época, tivemos uma competição de porte bem menos que temos hoje onde a fnatic saiu vitoriosa. O polonês Shushei simplesmente jogava com uma agressividade implacável.

shushei
Shushei concedendo entrevista após vencer o Mundial da Season 1

Leia: Quem é Shushei

A chegada dos asiáticos

Na segunda temporada os asiáticos entraram no mundo do League of Legends. Times como World Elite da China e Azubu Frost da Coréia faziam sucesso e ganhavam o respeito de todo o mundo. Naquele ano, os russos da lendária Moscow 5 eram ao lado da CLG.eu a grande esperança de todo ocidente para conseguir enfrentar os asiáticos.

Ambos os times foram desclassificados e a final da competição foi decidida entre dois asiáticos: TPA e Azubu Frost. O favoritismo coreano era inegável, ninguém imaginaria que o time de Taiwan chegaria tão longe, e eles conseguiram voar ainda mais alto e foram campeões Mundiais.

Na season 2 ficou claro o início do domínio asiático, ficou claro também que os coreanos realmente eram muito bons neste jogo. Mas tivemos o brilho de um underdog como a TPA evoluir mais que todos no campeonato e ser a equipe campeã.

Faker jogando de Tahm Kench AP Mid
Divulgação: OGN

O início de uma era

Mesmo com o cenário não sendo campeão na Season 2, a Coréia já era novamente vista como favorita para o Mundial. A Samsung de Dade havia vencido o primeiro split da LCK (na época, OGN) e vinha com um grande hype para a competição. Tinhamos tambm a famosa Najin White Shield como uma das equipes mais fortes da competição e a campeã coreana, a SKT1.

Os coreanos já conheciam Faker, já sabiam o que ele era capaz de fazer. No Mundial da Season 3, o mundo conheceu Faker. Ele simplesmente estava anos na frente dos outros jogadores, exatamente, ele estava anos. Faker entendia o jogo de uma maneira que nenhum outro jogador conseguia naquela época, fora isso, mecanicamente ele era simplesmente um monstro.

Veja: Porque Faker é considerado o melhor do Mundo

A SKT T1 foi campeã naquele ano. A final contra a Royal? Foi bem tranquila! Domínio coreano total! A SKT teve realmente dificuldades contra UM oponente: A Najin. Basicamente, a equipe coreana só passou aperto contra outra equipe coreana. Isso foi simplesmente assustador.

Nas próximas temporadas tivemos a Samsung White vencendo o Mundial, novamente contra a Royal na grande final.

Em 2015, tivemos algo inédito, que aparentemente vai se tornar cada vez mais comum: Duas equipes coreanas se enfrentaram na final. SKT vs KOO TIgers jogaram a grande final e era mais um título para a Coréia.

2016, a supremacia coreana CRESCE

Foto: Riot Games
Foto: Riot Games

O Mundial deste ano começou antes dos jogos. Scrims vazadas entre TSM e SKT e o time americano estava se dando bem. Power Rankings colocando Edward Gaming e TSM na frente de equipes coreanas.

Na primeira semana do Mundial, todas as equipes coreanas perderam pelo menos uma partida. Crescia a esperança no público de ver uma campeã de outro cenário.

Porém, o Mundial nunca é vencido por quem chega como o melhor e sim por quem se torna o melhor. As equipes coreanas tiveram uma evolução gigantesca durante a competição.
Eles traziam novos picks para responder as grande escolhas do meta. Não preciso nem comentar sobre a MF suporte de Gorilla né?

Resultado? Na semifinal nós tinhamos 3 equipes coreanas.

Mais uma final com apenas coreanos, mais uma equpe coreana campeã. Aliás, mais um título da SKT, mais um título para Bengi, Faker e Kkoma.

Quem é a quarta melhor equipe do mundo?

Score, jungler da KT
Score, jungler da KT

SKT, Samsung e ROX foram as três melhores equipes deste Mundial. Mas quem seria a quarta? H2k? Royal Never Give Up? EDG?

Bem, a quarta melhor equipe do Mundo nem jogou o Mundial. A KT da Coréia não conquistou a vaga para a competição que acabou ficando para a Samsung.

A LCK mais fácil

Isso me fez pensar, será que a LCK é uma competição mais difícil que o Mundial? Em qual posição a campeã chinesa/europeia/americana ficaria em um torneio apenas com equipes coreanas como é a LCK?

Agora imagine um grupo no Mundial com 2 equipes coreanas, será que outras equipes conseguiriam a classificação?

O domínio coreano chegou em um ponto tão alto que esta é a grande verdade: O mundial é uma LCK mais fácil.

Eric Teixeira

por Eric Teixeira

Publicado em 12 de novembro de 2016 • Editado há mais de 7 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom
Geral

Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom

Você já se imaginou ficando milionário em menos de quatro minutos? Pois bem, na última semana um brasileiro conseguiu esse feito na Betboom!

Há 9 dias
Geral
CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita
Geral

CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita

CEO da FURIA, André Akkari falou sobre a organização estar entre 30 equipes que receberão dinheiro de um investimento da Arábia Saudita.

Há 12 dias
Geral
FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita
Geral

FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita

A fundação da Copa do Mundo anunciou um fundo de investimento em 30 organizações de esports, e a FURIA e LOUD são as representantes brasileiras nessa lista. 

Há 13 dias
Geral
Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games
Geral

Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (3) o Marco Legal dos Games à indústria de jogos eletrônicos no Brasil.

Há 15 dias
Geral
Streamers lançam campanha de arrecadação para o Rio Grande do Sul
Geral

Streamers lançam campanha de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Streamers, times e a comunidade de esports se juntaram para arrecadar fundos ajudar as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Há 15 dias
Geral
5 carreiras para seguir no mundo do poker
Geral

5 carreiras para seguir no mundo do poker

Seja diante das câmeras ou nos bastidores do esporte, há pelo menos cinco carreiras com grande potencial relacionadas ao poker.

Há 23 dias

















































Campeonatos Atuais