×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

O que é Battle Royale? Entenda o gênero e jogos de maior sucesso

Geral

Os jogos cada vez mais se dividem em gêneros, mas um dos que mais conquistou o público e garantiu o sucesso dos títulos é o Battle Royale.

Popularizado depois do lançamento do PUBG, e hoje com bilhões de jogadores por todo o mundo, o gênero de sobrevivência e confrontos armados possui diversos títulos que fazem sucesso com seus Passes de Batalha.

O que significa Battle Royale?

Battle Royale é um gênero de jogos em que uma grande quantidade de jogadores estão no mesmo mapa lutando para serem os últimos sobreviventes.

O nome vem de um livro e filme japonês de mesmo nome, lançado aqui no Brasil em 2000. Assim como nos jogos, na história do livro que inspirou o nome Battle Royale, os personagens têm a missão de caçar uns aos outros, enquanto somente um sairá vencedor.

Quais as principais características de um jogo Battle Royale?

Os games que envolvem essas batalhas sempre têm um mapa que vai fechando conforme a partida acontece, forçando os jogadores a se encontrarem e se enfrentarem.

Atualmente, todos os jogos do gênero envolvem combates armados, como Fortnite, Free Fire e PUBG. Os títulos também costumam dar a opção de vários tipos de partida: solo, em duplas, trios ou esquadrões.

Mapa Free Fire
Jogos costumam ter variedade de mapas (Divulgação/Garena)

Quais são os jogos Battle Royale de maior sucesso?

O jogo que iniciou a febre do gênero foi o PlayerUnknown’s Battlegrounds, popularmente conhecido como PUBG. Sua versão para PC chegou a bater mais de 3,2 milhões de jogadores simultâneos na Steam no começo de 2018, um recorde que até hoje não foi batido por nenhum outro jogo.

Estima-se que a versão para PCs e consoles já vendeu mais de 70 milhões de unidades, mas o maior sucesso é do PUBG Mobile: em março deste ano, o jogo ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads.

Outros sucessos do gênero incluem o Fortnite, que atingiu 400 milhões de jogadores em 2021 (desde então a Epic Games não atualizou mais este número), o Free Fire – com cerca de 350 milhões de players ativos mensalmente – e Apex Legends, que ultrapassou a marca de 130 milhões de jogadores em abril do ano passado.

Battle Royale Fortnite
Fortnite e outros títulos do gênero são gratuitos (Divulgação/Epic Games)

Bons jogos Battle Rolale para celular

Sem dúvidas o PUBG Mobile é a principal escolha para quem quer jogar um bom Battle Royale em dispositivos móveis. O jogo é responsável por bilhões de download e é um grande sucesso em países como Brasil, Índia e China. No país asiático, inclusive, ele ganhou uma versão repaginada, chamada Game for Peace.

battle royale_pubg mobile
PUBG Mobile é um dos games de maior sucesso entre os jogos para dispositivos móveis (Divulgação/Tencent)

O jogo é um pouco pesado, então vale a pena conferir as configurações mínimas necessárias antes de fazer o download.

Para celulares com softwares mais simples, o Free Fire é a melhor alternativa. Ainda que com o passar dos anos ele tem ganhado cada vez mais melhorias, que afetam também seu tamanho, em geral ele roda bem em praticamente todos os celulares.

Free Fire
Free Fire é o jogo Mobile mais jogado no brasil (Imagem: Garena)

Ambos os jogos são gratuitos e estão disponíveis tanto na App Store quanto na Play Store.

Jogos Battle Royale nos esports

No Brasil os Battle Royale que possuem um competitivo mais forte são o Fortnite e o Free Fire. O PUBG também possui campeonatos no país, mas não atua tanto nos holofotes como os dois jogos citados.

Fortnite

Aqui no Brasil, o principal torneio de Fortnite é a FNCS, que acontece todas as temporadas conforme o calendário do jogo. Depois da Copa do Mundo de 2019, o jogo não havia mais recebido nenhum campeonato mundial, mas em novembro de 2022 foi anunciado o Invitational, nos Estados Unidos. No momento da publicação deste texto, a premiação ainda não foi divulgada, mas espera-se que os valores sejam altos.

Imagemd a FNCS, um dos campeonatos de Fortnite no Brasil
FNCS C3S3 (Divulgação/Epic Games)

Free Fire

Já no Frifas, a LBFF está indo para a 8ª temporada, mas Mundiais são promovidos anualmente pela Garena. Em 2022 o FFWS (Free Fire World Series) que aconteceu em Sentosa, que também é um mapa do jogo. O torneio contou com a participação dos times brasileiros LOUD e Vivo Keyd.

Por falar em participação brasileira, a nossa região é forte no competitivo do Battle Royale do Garena, inclusive tendo um título mundial nas mãos do Corinthians.

Imagem do time do Corinthians comemorando o mundial do Battle Royale Free Fire
Corinthians foi campeão Mundial e da Free Fire Pro League em 2019 (Foto: Divulgação/Garena)
Thaime Lopes

por Thaime Lopes

Publicado em 11 de agosto de 2022 • Editado há quase 2 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?
Geral

Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?

Qual é o esport com a maior premiação possível no ano de 2024? Confira na matéria o top-10 modalidades que mais pagam!

Há 4 dias
Geral
Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports
Geral

Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports

A Copa do Mundo de Esports além de ter data e modalidades confirmadas, agora foi divulgada como vai funcionar a participação das equipes. Acessa!

Há 6 dias
Geral
Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom
Geral

Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom

Você já se imaginou ficando milionário em menos de quatro minutos? Pois bem, na última semana um brasileiro conseguiu esse feito na Betboom!

Há 15 dias
Geral
CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita
Geral

CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita

CEO da FURIA, André Akkari falou sobre a organização estar entre 30 equipes que receberão dinheiro de um investimento da Arábia Saudita.

Há 18 dias
Geral
FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita
Geral

FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita

A fundação da Copa do Mundo anunciou um fundo de investimento em 30 organizações de esports, e a FURIA e LOUD são as representantes brasileiras nessa lista. 

Há 19 dias
Geral
Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games
Geral

Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (3) o Marco Legal dos Games à indústria de jogos eletrônicos no Brasil.

Há 21 dias

















































Campeonatos Atuais