É impossível negar que SeeEl é a cara da VKS no CBLOL 2024, e da forma que a Vivo Keyd Stars perdeu para a paiN Gaming na primeira série deles de playoffs, passa muito pelo técnico. Claro, todos têm sua responsabilidade, não é o coach que joga, mas as adaptações foram questionáveis e vou te dizer neste texto o porquê.
Não se inova em playoffs
Eu não quero vender a imagem de que não houve treino com estes campeões, mas é uma premissa básica: jogar no stage é diferente. Outra premissa básica é a de, nos playoffs, você busca o conforto. Nos drafts da VKS vimos muitas inovações, certos momentos bem questionáveis, vamos citar essas escolhas.
O Heimerdinger do VKS Prodelta
Pra início de conversa, vamos checar cada campeão que o Prodelta jogou no split e suas porcentagens de vitória:
- Nautilus: 3 jogos, 66.7% de vitória
- Braum: 3 jogos, 100% de vitória
- Rakan: 2 jogos, 100% de vitória
- Milio: 2 jogos, 50% de vitória
- Ashe: 2 jogos, 50% de vitória
- Tahm Kench: 2 jogos, 100% de vitória
- Bardo: 1 jogo, 100% de vitória
- Rell: 1 jogo, 100% de vitória
- Renata Glasc: 1 jogo, 0% de vitória
- Blitzcrank: 1 jogo, 0% de vitória
Conseguiu entender o ponto? O conforto do Prodelta claramente está em campeões tank ou que dão ao menos follow-up em teamfight. Porque inventar de pegar um campeão papel, que tenta stompar early e joga praticamente solo no mid/late game? Uma mecânica completamente nova em stage, e insistir nisso em dois jogos? É duro de defender.
SeeEl deixa o Maokai passar no segundo jogo
Pra além da insistência em Heimerdinger, a VKS deixa o Maokai passar para o Cariok. O jungler da paiN tem 6 vitórias em 6 jogos com a escolha. Essa até o SeeEl teve que admitir nas redes sociais que foi um problema.
Erro meu na série, eu esqueci do Maokai no jogo 2 – meu deus. Desculpa, gente – esta é a minha mensagem pros jogadores que conseguiram chegar até o quinto jogo. Não culpem o Prodelta por minhas ideias.
My bad on this series, I forgot maokai game 2 – meu deus
Sorry guys – shoutout to the players who grinded them to 5 games. Don’t blame prods for my ideas
— Christopher Lee (@coachseeel) March 30, 2024
No entanto, foge de ter sido apenas as escolhas para o Prodelta.
Jogo 5 com duas escolhas questionáveis da VKS
Como já citado pelo TitaN na coletiva de imprensa, o Kog’Maw não é um pick “novo”. Ele já apareceu até na LEC 2024, em drafts da G2, mas a gente volta pro principal: em um jogo 5 você vai arriscar em stage? Pra quê? E ainda mais com um Kog’Maw blind?
Faço das palavras do TitaN as minhas:
Não fiquei surpreso com a escolha (de Kog’Maw), mas de verdade, eu não acho que Kog’Maw pode ser pickado blind assim.
Além disso, teve a LeBlanc AD do Leleko que, cá entre nós, pareceu que não tinha mais pool caso banissem Orianna, Tristana e escolhessem Karma. Fazendo uma média, a Tristana foi uma boa, mas esses riscos são um em um milhão e a série provou isso. Sinceramente, a Leblanc só apareceu em uma fight, onde o TitaN já não tinha nenhum Feitiço.
E o que disse o VKS SeeEl?
Perguntei ao SeeEl do porquê tantos picks debutando justamente nos playoffs, confira a resposta do treinador:
Assim, essas escolhas foram preparadas ao longo de muitas e muitas semanas. Jogamos diversos treinos com elas e a gente sempre teve estes campeões para jogar e a comunidade não pode ver todas as nossas escolhas porque jogamos apenas melhores de um
E aqui entra o meu questionamento: o quão válido é você decidir jogar toda a pressão de uma escolha nova no momento em que mais importa? A VKS não sai eliminada, mas mostra que tem muito a provar. E que talvez essas escolhas treinadas, precisem de muito mais tempo… que a Keyd não vai ter na Chave Inferior.
Próximo confronto da Vivo Keyd Stars de SeeEl
A VKS do Coach SeeEl enfrenta a LOS daqui a 6 dias, e a pergunta que fica é: vão continuar tentando inovar, ou vão assumir sua identidade? Vamos continuar vendo uma Keyd que tenta jogar pro bot, mesmo tendo se tornado Top 1 jogando pro Guigo? Ou vamos ver escolhas 100% novas? Qual é a identidade da VKS?