×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Pré-Temporada: Controle

Geral

Vocês sabem que a maioria das pessoas odeia jogar de suporte, certo?
Aquele papo de que não dá pra carregar uma partida, que não tem como fazer muita diferença?

Essa pessoa, provavelmente, não tem lá muita afinidade ou não atentou para um fator que tem muito impacto no jogo, e que inclusive vai sofrer uma mudança considerável em breve.

Quero chamar a sua atenção, suporte ou não, para algo que não está sendo tão abordado e que vai influenciar muito num ponto que passa despercebido: o warding/controle de visão.

As pinks não existem mais! Elas foram substituídas pelas Sentinelas de Controle e você pode carregar três delas, não apenas duas como costumava ser. Outra alteração é que, a partir de agora, ela tem o mesmo efeito da lente detectora: bloqueia instantaneamente a visão de qualquer outra sentinela comum inimiga que por ali estiver (não tem o mesmo efeito em outra Sentinela de Controle), além de proporcionar a visão na área onde foi colocada.

Por falar em área de detecção: as pinks tinham um área de efeito de 1100 para visão (ou sight: revela a área) e 1000 para visão verdadeira (ou true sight: revela armadilhas e campeões invisíveis). As sentinelas de controle possuem apenas 900 para ambos os tipos de visão.

Okay! Essa é a teoria, mas o que muda na prática?

O fato dela anular a visão das sentinelas comuns por si só já é muito impactante: você não precisa mais limpar todas sentinelas presentes no barão ou no dragão por exemplo, basta colocar a de controle que a visão inimiga naquela região já estará negada.

Muda também a forma como os jogadores se comportam com relação à essas sentinelas já na fase de rotas: antes, existiam pontos estratégicos onde elas eram colocadas que, mesmo existindo uma pink inimiga próxima, ainda era possível ter visão de um possível gank. Isso não será mais possível se existir uma sentinela de controle ali.
Note também que o efeito da lente detectora – que ela já proporciona – somada ao fato de você poder carregar 3, muda até mesmo a prioridade de escolha dos trinkets: o trinket azul pode mostrar onde está uma sentinela de controle, apesar de ter o resto da visão negada.

Frisando que negar visão sempre foi tão ou mais importante do que colocar visão, essa mudança vai exigir um investimento de recurso em ouro e em espaço de item – principalmente para os suportes e até mesmo para os junglers.
A nova sentinela de controle também torna muito mais segura determinada ação no jogo, como uma invasão (destacando que existe um novo item para o jungler que recompensa invasão) ou capacidade de impactar a pressão que um mid laner vai sofrer ou impor – wardando as duas moitais laterais (e isso pode ser adaptado para as rotas inferior e superior também).

Um dos fatores que levou a SKT a ser a campeã mundial neste ano e que decidiu muitos dos jogos à seu favor foi justamente um controle de visão invejável. Podem parecer pequenas mudanças, mas essa nova sentinela vai impactar muito essa mecânica do jogo e isso já será perceptível nos primeiros confrontos que acontecerem nesse patch.

E você, já fez alguma estratégia com essa nova sentinela? Como você sentiu essa diferença durante seus jogos?

Deixa sua reposta, juntamente com sugestões e opinião sobre o tema abordado. Até a semana que vem!

Você pode também me enviar qualquer dúvida em meu twitter: @etsblade

Abraços do Dudu.

etsblade

por etsblade

Publicado em 17 de novembro de 2016 • Editado há mais de 7 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?
Geral

Quais são as 10 maiores premiações nas competições de esports?

Qual é o esport com a maior premiação possível no ano de 2024? Confira na matéria o top-10 modalidades que mais pagam!

Há 6 dias
Geral
Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports
Geral

Entenda como será o requisito de participação da Copa do Mundo de Esports

A Copa do Mundo de Esports além de ter data e modalidades confirmadas, agora foi divulgada como vai funcionar a participação das equipes. Acessa!

Há 7 dias
Geral
Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom
Geral

Brasileiro ganha R$ 1,5 milhão na Betboom

Você já se imaginou ficando milionário em menos de quatro minutos? Pois bem, na última semana um brasileiro conseguiu esse feito na Betboom!

Há 16 dias
Geral
CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita
Geral

CEO da FURIA cita “estereótipo do ocidente” sobre Arábia Saudita

CEO da FURIA, André Akkari falou sobre a organização estar entre 30 equipes que receberão dinheiro de um investimento da Arábia Saudita.

Há 19 dias
Geral
FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita
Geral

FURIA e LOUD receberão investimento de até “seis dígitos” de fundo Saudita

A fundação da Copa do Mundo anunciou um fundo de investimento em 30 organizações de esports, e a FURIA e LOUD são as representantes brasileiras nessa lista. 

Há 20 dias
Geral
Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games
Geral

Presidente Lula sanciona Marco Legal dos Games

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (3) o Marco Legal dos Games à indústria de jogos eletrônicos no Brasil.

Há 22 dias

















































Campeonatos Atuais